Uma sugestão para grids

Acho que seria interessante, creio que não exista ainda, só não posso afirmar pq a cada dia descubro alguma coisa, então vai que já tem e eu não sei.

Sei que existe o recurso de esconder algumas colunas do grid através do botão “COLUNAS”, só que ele só mostra os campos determinados em desenvolvimento. Acho que seria legal uma opção nas configurações dos campos de “exibir inicialmente na grid”, pra que a gente determinasse inicialmente como seria a consulta, mas que nossos usuários pudessem exibir o restante dos campos que estariam “inicialmente ocultos”, através da opção COLUNAS.

Digamos que um cadastro de clientes tenha 30 ou mais campos. Fica inviável exibí-los todos na consulta e deixar que o usuário, toda vez que acessar a consulta, oculte os campos indesejados. Com certeza seria motivo de reclamação, tanto pela quantidade de campos quanto pelo maior tempo de carga da página.

Se pudéssemos incluir todos os campos na grid (desenvolvimento) e determinar quais seriam inicialmente exibidos, ai daria pra consulta inicial mostrar apenas os campos mais convenientes e, se o usuário quiser, ele mesmo poder exibir as colunas a mais que estão inicialmente ocultas.

Alguém concorda comigo? Será que me fiz entender?

Abraço a todos!
Rodrigo

Perfeitamente,

Acho isso muito interessante também, mas nunca me interessei muito porque achei que apenas eu tivesse essa dificuldade…

Alguém mais concorda?

Com certeza SDHPU já resolveu isso…

Forte abraço.

Eu concordo também.

Além das consultas normais de um sistema eu permito que os usuarios criem consultas escolhendo os campos que serão exibidos, o nome da consulta e o nome para o menu. As consultas criadas ficam gravadas no perfil do usuário.

Se ele não desejar mas a consulta é só apagar o Título da consulta e o Título do menu, se a consulta for alterada o usuário é direcionado para efetuar um novo logim para que as alterações possão ter efeito.

Normalmente permito criar até 6 consultas.

E nas aplicações form também permito que campos sejam criados, até 4.

Para mim, se a NM incluísse esta opção as grids ficariam quase perfeita.

Um gerador de consultas em tempo real deve ser bem legal pro usuário e até mesmo pra gente ganhar tempo. Me lembrou o velho GAS.

Jovito, seria o caso da associação pleitear a ideia do tópico junto a NM? Se alguns dos mais experientes deste forum concordam com a sugestão, significa que só iria enriquecer a ferramenta. O que acha?
Gostaria de saber a opinião do Haroldo tb.

George,

Disponibilize um exemplo aí, pra gente ver…

[]´s

Jovito,

Vou preparar um exemplo simples criando 1 consulta e 1 campo e na segunda-feira envio para vc publicar na associação.

Para criar mais é só seguir a lógica.

Abraço.

PessoALL,

Fiz uma coisa que pode atender …

Vejam http://www.trapizonda.com.br

Digam alguma coisa.

Perfeito!!!

Você acha?

Então vou melhorar, vou colocar os labels…

[]´s

Se me permite um pitaco…

Como a consulta padrão mostra 3 campos (Usuarios Id, Usuarios Login e Usuarios Nome), ao clicar na opção de colunas já poderia vir na coluna da direita os 3 campos pré-adicionados, ao invés de vir a coluna vazia.

Fica fácil de implementar isso em muitas consultas?

Se tu colocar os label e implementar o pitaco do rrma eu vou lá na janela e dou um grito: Jovito é o cara!!!

+1!

Só tá faltando uma coisinha… daqui pra manhã tá pronto…

Isso é possível fazer com a criação de um plugin.
Na época da versão 3, quando não tinha master/detail e multi-linguas, ,me pediam muito uma forma de mostrar o sistema em mais de uma língua, e acabei criando um método que utilizo até hoje:
Com uma tabela que guarda os campos por aplicação, eu guardo o label por lingua, se não houver o registro ele utiliza o que esta no código da aplicação, com um método padrão, bata aplica-lo na onapplicationinit que ele troca o campo dinamicamente, acabou ajudando num problema que eu tinha, pois eu tenho clientes que não aceitam o label Apelido e outros não aceitam o Label Fantasia, agora cada um escolhe o label que desejar, e traduz o sistema dinamicamente sem precisar regerar código, daí estendi para os títulos, etc. Como eu já tinha os campos cadastrados de cada app, integrando com o sistema de segurança, acabei implmentando ocultar, desabilitar o campo dinamicamente também, a partir daí as consultas passaram a ter um comportamento personalizado por usuário.

SDHPU,

Da forma como vc imagina realmente pode ser feito sem muita dificuldade… o problema é que muita gente aqui não adota esse sistema, sequer adotam as langs… então eu estou pensando nisso… fazer a coisa mais dinamicamente possível… poderia gerar txt tb, é outra possibilidade… reconhecer os labels de cada campo e gerar txts e ler na execução das consultas… outra forma é criar tabelas temporárias… existem muitas opções.

Outro problema a ser analisado é que existem consultas com relacionamentos então preciso capturar todos os campos da query…

Bem, vou tentar fazer de forma que não precise criar nada de novo… apenas o legado.

Hj e amanhã é impossível… dias das mães, casa cheia… na segunda eu pego nisso.

Forte abraço.

Jovito, houve algum progresso?

Rodrigo,

Pra ser franco não muito, pq foi justamente quando eu adoeci e não pude pegar em nada que fosse trabalho (por orientação médica). Mas desde já vou adiantar uma coisa, os labels funfou legal o que eu não consegui de jeito nenhum (até a última vez que peguei) foi alterar as posições das colunas.

Jovito Melo