Acho que seria interessante, creio que não exista ainda, só não posso afirmar pq a cada dia descubro alguma coisa, então vai que já tem e eu não sei.
Sei que existe o recurso de esconder algumas colunas do grid através do botão “COLUNAS”, só que ele só mostra os campos determinados em desenvolvimento. Acho que seria legal uma opção nas configurações dos campos de “exibir inicialmente na grid”, pra que a gente determinasse inicialmente como seria a consulta, mas que nossos usuários pudessem exibir o restante dos campos que estariam “inicialmente ocultos”, através da opção COLUNAS.
Digamos que um cadastro de clientes tenha 30 ou mais campos. Fica inviável exibí-los todos na consulta e deixar que o usuário, toda vez que acessar a consulta, oculte os campos indesejados. Com certeza seria motivo de reclamação, tanto pela quantidade de campos quanto pelo maior tempo de carga da página.
Se pudéssemos incluir todos os campos na grid (desenvolvimento) e determinar quais seriam inicialmente exibidos, ai daria pra consulta inicial mostrar apenas os campos mais convenientes e, se o usuário quiser, ele mesmo poder exibir as colunas a mais que estão inicialmente ocultas.
Alguém concorda comigo? Será que me fiz entender?
Abraço a todos!
Rodrigo