Uma Consulta para Várias Tabelas

Boa tarde,

Segundo o seguinte tópico:
http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,3198.msg52984/topicseen.html#msg52984

É possível que se várias tabelas compartilhem os mesmos campos, podemos criar uma variável de tabela e utilizar uma mesma aplicação para realizar ações nestas tabelas.

Estamos com um problema semelhante, porém, nossas tabelas (cerca de 72) não compartilham campos semelhantes. Uma solução tentada, foi um SELEC onde definimos através de variáveis os campos e a tabela, como por exemplo,

“SELEC [campos] FROM [TABELA]”

Dessa forma, iríamos selecionar os campos da tabela escolhida à variável [campos] e o nome da tabela em [TABELA], mas o ScritpCase não permite a geração de uma aplicação em que não tenha sido definido explicitamente os campos da tabela.

Alguém possui alguma sugestão para que pudéssemos trocar dinamicamente os campos do select?

Agradeço desde já!

Minha sugestão é que você construa seu próprio gerador dinâmico de relatórios.

Ok Haroldo, obrigado pela resposta.

Iremos pensar em outra solução de arquitetura para esta estrutura. Caso encontre alguma solução para o problema, postarei no fórum.

Por que não criar uma tabela temporária em memória, contendo os campos que são necessários?

Veja bem. Para o Framework, é inviável ( adivinhar ) descobrir em tempo de execução quais são os tipo de colunas e como formatá-las…

Quando a consulta é criada, nesse momento o framework monta todos atributos e configurações de cada campo, uma vez gerado o fonte ficam fixos em seu código toda a estrutura do select original.

Eu tento entender a real necessidade de uma situação dessa mas não consigo.

Boa tarde,

Essa é uma duvida que também tenho:

Supondo que tenho um cadastro de layout de arquivos textos, onde o usuário cadastre quais campos e em quais posições (inicio e fim) este campo esta no arquivo, para assim posteriormente ser possível identificar as informações no momento de leitura do arquivo.

No cadastro de layout, ao preencher todos os campos existentes naquele arquivo e confirmar a inclusão o sistema cria uma tabela para aquele layout, transformando os campos em colunas da tabela.

Em algum momento, o sistema ira realizar a leitura de arquivo disponibilizado pelo usuário (Arquivo esse o qual teve suas especificações cadastradas na tela de cadastro de layout) e salvar os dados nas tabelas criadas a partir do cadastro do layout.

Seguindo a linha de que o usuário possa cadastrar vários tipos de layout, de quantidades distintas, ira existir diversas tabelas no banco com quantidades de colunas diferentes, porem, seria necessário consultar e mostrar essas tabelas em grid sem criar uma aplicação diferente para cada uma das tabelas, mas como ?..

Como visto no tópico em que o Bruno P citou, só é possível fazer isso quando temos varias tabelas com mesma estrutura (mesma quantidade de colunas).

Existe alguma outra forma viável para se fazer isso ?.

Se for para gerar dinamicamente as telas, no Scriptcase não tem como.

http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,14518.msg76027.html#msg76027