Turbinar a compilação; maximizar performance ao gerar aplicação

Prezados, tenho alguns formulários (mestre) com 70 campos no mínimo por tabela, vinculado a pelo menos 5 a 10 subformulários (detalhes) tipo grid view, e várias funções e códigos tudo na mesma aplicação. Quando adiciono uma funcionalidade nova, seja uma pequena alteração na descrição de um campo, ao gerar a aplicação demora bastante.

Há como “turbinar” a compilação de aplicações grandes? Noto que o desempenho (uso de CPU, memória, etc) do meu Gerenciador de tarefas do Windows permanece estável em aproximadamente 5% (uso de CPU) durante a geração da aplicação. Ou seja, não sei exatamente como funciona, mas acho que a geração da aplicação poderia utilizar a capacidade máxima de processamento da máquina para maximizar a performance e diminuir o tempo de geração da aplicação.

Há como “turbinar” a geração da aplicação (compilação)? Sugestões?

Aumentando bastante a memoria do php e com um hd ultra rapido ajuda no processo de geração (acho errado falar compilação, pois não se compila nada)., ja observou quantos bytes são gerados como resultado dessa geração de código? Seu gargalo esta no I/O de disco por isso não afeta tanto o uso de CPU.

Mas lembre que você esta desenvolvendo para web e não para desktop. Eu tenho mestre detalhe com 10 detalhes e utilizo apenas uma aplicação de controle.

Valeu pela dica.