Tratar erro no botão PHP

Olá,

tenho um formulário onde criei um botão PHP que executa um update no banco, na trigger do banco vou ter uma validação se vai poder ser feito o update ou não, se a trigger não retornar nenhum erro o update está ocorrendo e volta para o formulário normalmente, mas quando a trigger retorna algum erro o erro é mostrado na tela e depois a tela fica branca, é possível voltar para o formulário quando ocorrer um erro?

Queria fazer algo parecido com isso:

$sql = “UPDATE TABELA
SET COLUNA = VALOR
where ID = {ID}”;
sc_exec_sql($sql);

if (verifica se existe erro) {
echo “Sucesso!”;
} else {
sc_redir(‘app_form’);
}

Tu poderia ter um botão JS que manda um parametro pra uma pagina PHP usando AJAX, que vai executar esse update e retornar pra ti um erro ou sucesso. Ai tu le isso no botão e mostra uma mensagem de sucesso ou falha usando sweetalert2.

exemplo:

$.post('http://example.com/form.php', {category:'client', type:'premium'});

Ai na pagina PHP tu da echo de sucesso ou erro e pega o retorno no console log pra mostrar a mensagem correta

1 Curtida

Vou verificar, é porque é só um update aí estava tentando fazer da maneira mais simples possível, mas obrigado pela sugestão

Causar um erro em trigger acho um pouco perigoso.
Se há uma inconsistência, essa deve ser tratada antes, para que erro algum ocorra.
De qualquer forma eu colocaria a regra de negócio em php, no seu caso na onvalidate.

1 Curtida

Vou verificar essa questão da regra ficar no PHP, é porque trabalho num banco de dados legado que era acessado por diversas aplicações e toda a regra de negócio estava nele para evitar retrabalho, e agora estou começando a migrar para o scriptcase essas aplicações, aí vão surgindo essas situações.

Obrigado