Trabalhar com Horário GMT

Amigos fiz uma busca mas não encontrei muita coisa, de certa forma tbm sou um pouco leigo no assunto. Vai a situação:

Tenho um campo na tabela que grava data e hora e preciso transformar conforme horário de cada estado.

Alguém tem ideia de como poderia ser feito?

na sua tabela de estados, grave a diferença de fuso horário em horas, a data inicial e final de horário de verão.

ao salvar os dados no banco adicione a diferença de fuso + a diferença de horário de verão.

Certo, mas como será o calculo no sc?
Tenho uma data no formato 2013-12-19 01:28:00, por exemplo. Como seria o calculo e onde seria colocado.

Eu faço assim:
Rodo o diagnosis.php para ver se a minha tabela de timezone do php é igual a última no http://pecl.php.net/package/timezonedb .
Se não for atualizo ela.
Paro o apache e digito no shell do Debian: php /usr/share/php/peclcmd.php install timezonedb ou php /usr/share/php/peclcmd.php upgrade timezonedb .
Depois reinicio o apache.
O meu phpinfo (diagnosis.php) retorna:
date
date/time support enabled
“Olson” Timezone Database Version 2013.9
Timezone Database external
Default timezone America/Sao_Paulo

Com a timezonedb 2013.9 atualizado sei que o php estará apto a realizar qualquer cálculo para mim em qualquer timezone, bem como as conversões entre os timezones. Respeitando inclusive o horário de verão oficial.

Então na aplicação crio uma tabela “timezone” com todos os timezones existentes no mundo ou no Brasil => http://php.net/manual/pt_BR/timezones.php
Então tenho duas opções:
No cadastro de parâmetros da empresa do cliente ele seta o timezone onde ele está ou deixo um select no login para o cliente dizer em que lugar do mundo ele se encontra. Tudo baseado em um sc_lookup na tabela “timezone” que eu criei.
Transformo esta informação em variável global.
Obs: As datas no SGDB sempre guardo em UTC

Então no ínicio de cada script(aplicação) nos eventos eu seto o timezone que o php irá trabalhar com o uso da variável global: