2011

É comum nas empresas ao chegar no final do ano, fazerem um levantamento de seus investimentos, retornos, e prever novos investimentos para o ano seguinte.

Bem, no que se trata de scriptcase uma coisa eu ja sei, não vou pagar suporte para 2011, pois o investimento que fiz esse ano em suporte do sc não obtive retorno algum, na verdade só usei para reportar BUG´s.

Mas e a renovação? para 3 licensas enterprise que tenho atualmente, e para os novos recuros liberados este ano, só usei o menu dinâmico, que por sinal ainda tem muitas falhas e pelo que sei muitas reclamações também.

Seria bom, que o fabricante da linguagem nos desse uma prévia de suas intenções para 2011, para que possamos redirecionar nossos recursos adequadamente.

Todos sabemos que além do suporte o fabricante tem pouquíssima transparência quanto a seus planos de melhorias no SC.

E vocês membros ativos deste forum, que tal nesse único tópico, explanarem vossas espectativas quanto ao SC 2011? Que tal unirem numa só vóz seus ansejos, vontades, a respeito do SC para próximo ano?

Seria importante que o pessoal da Netmake pudesse participar do forum, eu acredito que sem a participacao deles toda e qualquer discussao e’ invalida. Tendo em vista de se tratar de um produto privado e de uma empresa ja estabelicida no mercado particularmente acho dificil que esse tipo de iniciativa possa render algum fruto.

Posso parecer descrente mais para os que nao gostarem da politica da NetMake procurem outra ferramenta no mercado, comecem buscando outras alternativas, e pra isso que existe a concorrencia.

Eu fico triste de ver uma empresa brasileira que nao queira ouvir seus clientes, no mundo concorrido de hoje, isso me parece um pouco sem logica, mais fazer oq?

Um Abraco
Joildes Fernandes
iFacil Web Solutions
Marlborough MA- USA

Concordo em parte.
Quando se olha para trás, soma-se todo investimento financeiro, horas buscando alternativas para contornar os problemas, horas improdutivas e paradas por causa de bug,s, horas tentando ajudar a comunidade, e aquele ditado: ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE?
Apesar de termos que ser frios perante as diversidades profissionais, ter que ser rápidos nas tomadas de decisões, mas quanto não vai custar mudar de linguagem, refazer todos nossos projetos… e o termo PARCERIA? para que serve, onde se encontra hoje? o detentor do SC é nosso PARCEIRO? ou não? somos apenas consumidores insatisfeitos? e se quisermos que procuremos nossos direitos junto ao PROCON ou qualquer outro órgão? não vale apena tentar discutir com sabedoria, discernimento, maturidade entre todos os interessados na questão?

Haroldo, concordo com você desde o primeiro post.

Eu sempre defendi o SC, desde 2006 se não me engano. Vi alguns posts sobre SC em outros foruns e sempre tentei mostrar que, além dos bugs, eu cosegui produtividade, tendo em vista a facilidade de criar aplicações sem um designer presente.

Porém, com o passar do tempo, eu comecei a perceber que perdia muito tempo atrás de contornar probleminhas. Pra ser sincero eu fiquei expert nisso no SC… Sei dos comportamentos e sei como corrigir os bugs mais comuns.

Mas não podemos esquecer que a proposta da ferramenta não é essa. Nós não pagamos para ficar experts em corrigir/contornar/reportar bugs. Nós pagamos (e muito caro) por uma ferramenta que nos ajude realmente a produzir mais em menos tempo. Assim, nossa equipe de TI será sempre mais enxuta e rápida.

Vou colocar aqui quais meus maiores problemas com o Scriptcase até hoje (se eu lembrar mais alguma coisa, complemento):

  1. Visual das aplicações - Poderia ficar disponivel todos os temas no SC. Inclusive aqueles das aplicações de helpdesk, etc… Ou pelo menos video aulas no site gratuitamente para os que compraram uma licença de uso de como fazer para melhorar o visual, dando exemplos, etc…

As aplicações não são feias, mas comparando com o que já temos na web, sempre estamos alguns degraus abaixo.

  1. Bugs e Debug - Os bugs do SC deveriam ser minimizados antes da publicação de uma nova versão. Perdemos tempo demais tratando erros e tudo mais. Eu gostaria MUITO que tivesse um “debug” no Scriptcase que realmente fosse eficaz, não apenas o que mostra a instrução SQL… Algo que eu pudesse acompanhar ONDE realmente está o problema…

  2. Atualizacao do PROD - Poderia ter um script em PHP mesmo para que pudessemos executar e atualizar todos os PRODs publicados lá no servidor mesmo…

  3. Peformance - O scriptcase é rápido. Mas parece um Windows. Quando voce vai colocando mais projetos e aplicacoes, vai virando uma carroça… O meu, por exemplo, está SUPER LENTO MESMO… Quando mando gerar uma aplicação, chega a demorar 10 segundos… Minha máquina tem um processador QUAD, 8GB de memoria, 2 HD’s SATA em raid de performance… e ainda assim fica lento… Já fiz tudo o que imaginam… E ainda fica lento… Eu nao sei o que é… No começo (instalacao) fica super rapido… Depois vai ficando lento…

  4. Valores Altos - Eu acho que, para parceiros, podemos fazer algo especial. Eu acho um absurdo pagar os valores exigidos pelo SC para atualizar a ferramenta… Nem a Microsoft, Borland e outras cobram esses valores… Onde vamos chegar assim? A Netmake tem que entender que existem regioes do país que não há possibilidade de cobrar valores equivalentes à licença para viabilizar tal investimento… Exemplo: Eu compro a licença, pago 5 mil reais… e vendo na minha cidade um sistema a R$2500,00. Preciso vender 2 sistemas para viabilizar o investimento… Lembrando que, se eu quiser vender por exemplo 4 sistemas, preciso de mais uma pessoa para auxiliar no desenvolvimento, o que me custa mais 5 mil… e por aí vai… Fora que, no final do ano, se a versão muda, nos obrigam a pagar X mil reais para atualizar…
    Um usuário que passa o ano inteiro tendo problemas com bugs da versao, chega no final do ano e ainda é cobrado… Revolta mesmo!!

  5. Caminhos da ferramenta - O que será o SC daqui alguns anos? O que vamos fazer se algo acontecer com a Netmake? Quais são os planos da Netmake? Onde ela quer chegar com a ferramenta? Quais os planos de recursos que a Netmake tem para o Scriptcase? Nenhuma dessas perguntas foram respondidas.
    Uma vez, falei do SC para um amigo que tem uma software house. Ele está há 23 anos no mercado e não vai comprar o SC porque não gostou do visual das aplicações, achou lento e sentiu-se muito amarrado à Netmake. Por sentir-se amarrado, preferiu ficar amarrado a uma empresa como Microsoft, Borland, etc… Acredito que muitas empresas ficam com medo de entrar no SC por esses motivos… Talvez a Netmake esqueceu que nossos trabalhos estão na jogada… Nossas vidas… Nossos tempos dedicados… É só por esse motivo que pedimos que nos dêem maiores satisfações.

É isso aí…

Abraços.

Nem vou elencar os problemas que enfrento, pois tanto os problemas quantos as expectativas já foram descritas pelo Harold e pelo gui.php.

Eu já não pago o suporte desde que venceu. Prego no fórum o boicote ao suporte para quem está preso a ferramente, como modo de precionar o fabricante a melhorar o suporte.

A NM tem sim que ser mais transparente com a comunidade, precisa melhorar e melhorar rápido. Não sei pq, mas eu continuo com a impressão de que NM priorisa o mercado externo. Nós aqui ficamos com o tempo que sobra.

E também acho que quem se sentir prejudicado, deve sim procurar os órgãos responsãveis, processar mesmo. E mais, nossas avaliações devem sair do âmbito do fórum apenas, pois aqui só vem quem é da comunidade, na maioria das vezes.

Também concordo totalmente com o Harold. Eu também gostaria de saber quais os projetos futuros, se vão melhorar o suporte, tudo o que foi colocado aqui. eu no momento preciso de mais 4 licenças para a minha equipe de desenvolvimento aqui e mesmo com algum desconto, convenhamos que é uma “facada” que a gente sofre. Estou com um problema de implantanção em um novo servidor da UOL Host, e não consigo fazer o SC rodar normalmente lá, coisa que fizemos aqui com facilidade, mas não obtive uma resposta convincente que mostrasse o caminho das pedras, na hora de implantar o ambiente de produção. As coisas devem mesmo ficar bem às claras, não podemos ficar às vezes falando com pessoas do suporte que não tem um conhecimento específico da ferramenta e assim nos dão respostas insatisfatórias.

Eu concordo pelamente com tudo que aqui foi dito !!!
A pesar de a ferramenta ajudar-nos a fazer determinadas coisa muito rapido mas depois passamos hora a fazer correções, sem falar em que o aspecto visual ainda tem muito que evoluir e para alem disso nao se comprende como uma ferramenta desta não tem tenha comunicação como um webservice, nos dias de hoje nao se conprendem, certa atitude das software house.

Bom… para constar, minha licença também já expirou e não pretendo renovar o suporte. No último ano esse foi um dinheiro que eu joguei no lixo… o engraçado foi que a poucos dias me ligaram da Overalt que é representante do Scriptcase me questionando sobre a renovação, eu prontamente questionei a atendente sobre a qualidade do suporte… como eu iria pagar por algo que não recebia? Ela disse que não sabia o que responder, pois a maioria dos clientes com os quais ela conversava dizia a mesma coisa, todos estavam insatisfeitos com o suporte… Rapaz… se chegou a esse nível de eles mesmos dizerem que não tem o que responder, me pergunto quando a “Bomba” vai explodir…

Me respondam uma coisa por favor… vocês continuam pagando as atualizações independente do suporte ? Porque estou pensando em fazer isso, aproveitando essa “promoção” de 40% que estão dando… afinal de contas… estou amarrado mesmo…

P.S. -> Me questiono se um dia esse fórum não vai sair do ar… porque se eu tivesse passeado pelos posts desse fórum antes de comprar a ferramenta eu não teria comprado… se todos passassem por aqui antes da compra acho que a Netmake não venderia mais…

P.S. 2 -> Se essa mensagem saiu com tom aspero, peço desculpas… mas é que a paciência já se esgotou… o descaso para com quem os sustenta é demais, a maior prova disso é a falta de respostas nesses posts, duvido muito que este seja respondido, apesar de ter de ser, pois somos clientes insatisfeitos!

Só renovo o upgrade sem o suporte. Boicote ao suporte da NM!!!

Resposta: NUNCA.

Tenho uma licença professional (para uso particular) que, já adquiri a atualização da versão 5 sem o suporte.
Na universidade em que trabalho, temos 8 licenças e a atualização para versão 5 também já foi adquirida sem suporte, pois de nada vem adiantando.

No mês passado abri um ticket reportando um bug numa opção de filtro das consultas, 4 dias depois, responderam dizendo que tinham detectado o problema em testes locais. 20 dias depois (da resposta), cobrei a solução e responderam que a solução estava prevista para a próxima release. Tive que cobrar pelo menos uma previsão, pois nem isso se deram ao trabalho de mencionarem. A previsão era para no máximo 17/12 no mais tardar 20/12. Bem hoje já é 22 e …

Isso sem mencionar que atualizar o sc quando soltam essas releases é a maior fria. Já chegamos a ficar mais de semana parados por cometermos o erro de fazer a atualização direta.

Se olharem as últimas releases que soltaram, dá pra ver a situação:
ScriptCase v5.1.011 - 16/09/2010 as 15:23:14
ScriptCase v5.1.012 - 17/09/2010 as 16:00:00
ScriptCase v5.1.013 - 24/09/2010 as 10:51:00
ScriptCase v5.1.014 - 24/09/2010 as 15:42:42 mesmo dia…

ScriptCase v5.1.015 - 15/10/2010 as 12:07:05
ScriptCase v5.1.016 - 15/10/2010 as 15:10:04 mesmo dia…
ScriptCase v5.1.017 - 18/10/2010 as 18:00:00
ScriptCase v5.1.018 - 26/10/2010 as 12:18:36

ou seja, soltam uma atualização, aparentemente sem testar…

Ainda temos sistemas que nem foram migrados para o scriptcase 5, pois o responsável não está seguro de fazer tal migração. Atualmente estamos, inclusive, refazendo todo um projeto (mais de aplicações) devido a problemas gerados nessas atualizações.

Já tenho visto com a diretoria aqui sobre a possibilidade de nem adquirir mais atualizações de versão do scriptcase.

Se a Netmake não melhorar sua conduta com seus clientes… sei não…

Bom eu comprei a primeira vez uma licença professional ou seja aquela mais simplesinha apenas para conhecer o produto, realmente ele auxilia em algumas coisas, mas tem muita coisa que para me sentir seguro preciso chamar um arquivo.php ou seja um redir algo do tipo onde executo algum procedimento e depois retorno pro ambiente do SC.

inicio desse ano migrei para a versao enterprise mas depois da decepção com o suporte adquiri apenas o upgrade, agora uma coisa incrivel mas é incrivel é que quem nao paga pelo suporte não pode nem abrir um ticket para reportar bugs…

para o ano de 2011 estudo migrar para outro frame…

Penso que o pessoal da NetMAKE não deve ler este fórum, porque se lesse já tinha tomado uma atitude mais seria em relação a esta situação. Acho que o valor que pagamos em relação o que nos dão de novo não é nada .
Deixo aqui uma questão o pessoal da NETMAKE se por sorte alguém da empresa ler esta minha pergunta.
QUAL A POSSIBILIDADE DE SER IMPLEMENTADA ESTA FERRAMENTA NO SCRITCASE, PELO MENOS RESOLVIA O ASPECTO FINAL DAS APLICAÇÕES .
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Porque estou seriamente a pensar em abandonar o meu esforço que fiz durante 3 anos.
Aguardo pela reposta !!!