TESTAR CONTEÚDO DE CAMPO CHECKBOX

Amigos do Forum, preciso da ajuda de vocês

Tenho a seguinte situação:

Defini um campo checkbox com estas opções
[ ] OPÇÃO 1
[ ] OPÇÃO 2
[ ] OPÇÃO 3
[ ] OPÇÃO 4
[ ] OPÇÃO 5

vamos supor que o usuario marcou as opções 1, 3 e 5 então, no banco o campo fica com o conteudo 1;3;5

Acontece que tenho um relatório para ser impresso em reportPDF que apresenta a mesma estrutura visual de um checkbox como
a seguir, então preciso imprimir um “X” nas opções que foram selecionadas, tipo

        [X] OPÇÃO 1
        [  ] OPÇÃO 2
        [X] OPÇÃO 3
        [  ] OPÇÃO 4
        [X] OPÇÃO 5

Como crio esta(s) celula(s) de impressão ?
Como fazer o teste condicional (pelo IF) da existência de conteúdo em cada posição do campo (5 ocorrências) definido como checkbox de tal forma a imprimir um “X” na posição do relatório.

Alguém pode me ajudar por favor ?

Primeiro criei um campo que deve estar parecido com o seu em um formulário:

Olhe como esta a definição dos valores no CheckBox:

Bom agora no REPORT PDF, você vai criar 5 campos VIRTUAIS, conforme a tela:

E vai colocar a ROTINA php no Evento: OnRecord

Agora é só POSICIONAR no formulários os campos {Opcao1}, {Opcao2}, {Opcao3}, etc; é onde vai ser
IMPRESSO o ‘X’.

Cópia da ROTINA PHP que vai ficar no REPORTPDF em OnRecord
// Separa as OPÇÕES
$opcao_x = explode(";", {opcoes});

// opcao 1
if (isset($opcao_x[0])) {
{Opcao1}=‘X’;
}
// opcao 2
if (isset($opcao_x[1])) {
{Opcao2}=‘X’;
}
// opcao 3
if (isset($opcao_x[2])) {
{Opcao3}=‘X’;
}
// opcao 4
if (isset($opcao_x[3])) {
{Opcao4}=‘X’;
}
// opcao 5
if (isset($opcao_x[4])) {
{Opcao5}=‘X’;
}

JAILTON, primeiro quero te agradecer por ter gasto um pouco do seu tempo pra ajudar a mim e a todos que vierem a ter o mesmo tipo de dúvida. Vazendo valer o avatar escolhido e os dogmas que Ele tentou um dia nos fazer aprender. Valeu!

Na maior das precisões eu tinha elaborado uma solução parecida com esta, só que eu criei no proprio banco campos suplementares para guardar os "x"´s referentes aos campos selecionados no checkbox, extraindo por SUBSTR() do valor do campo checkbox e testando cada opção escolhida em um techo de programação similar ao que vc elaborou no evento onafterinsert, então para cada registro incluido já ficavam no arquivo as opções “x” correspondentes as escolhas. Eu não tinha o conceito de criar campos virtuais no REPORT PDF aprendendo agora contigo, vou testar esta rotina que está melhor elaborada no meu reportpdf. Valeu pela dica. Obrigado!