Surra - sérias carências na documentação do produto - Dica de Solução

O SC é um bom produto, mas a Curva de Aprendizado é de matar. Já trabalhei com Basic, Cobol, SuperMumps, Zim, Clipper, Linux Bash, Delphi Firebird, Python
e sempre desenvolvi Muito rápido nas ferramentas acima,
mas estou levando uma Grandiosa Surra do Scritpcase para fazer o que preciso. Estou levando com certeza 10 vezes mais tempo para aprender o SC do que qualquer outra ferramenta que já usei.
(e eu adotei o SC justamente para economizar tempo - sei que depois que aprender será mais facil, mas não esperava sofrer tanto para aprender a fazer o que preciso no SC)
Sim, já fiz uma App SC com Login, Controle de Persmissões, modulo Log, vários Forms, Ligacoes, Grids de consulta/ filtros, Dashboard e Blank apps , etc - mas quando quero fazer algo diferenciado/ Avançado, não estou achando na Documentação do Produto.
e mesmo coisas simples não funcionam como deveria, por exemplo alguns Dashboards que fiz.
Tem muito video youtube, forum , projetos Samples e alguns blogs em formato texto, mas para achar o que se quer fazer, tem que se olhar videos inteiros para tentar achar no video o que precisa, pausar o video, digitar o codigo que está no video, e ficar testando muito até conseguir.
E pior, em 90% ou mais dos casos, se quer fazer algo um pouco diferente, não tem solução nos locais acima descritos.
(poderia ter muito mais receitas de bolo em modo texto e o Manual do produto e das Macros ter MUITO mais Exemplos de Códigos)

************************* SUGESTÃO DE SOLUÇÃO: **************************************
NOS VIDEOS YOUTUBE, NA DESCRICAO DO VIDEO, COLOCAR TAGS - DESCRICAO DE VARIAS COISAS QUE SAO ABORDADAS EM CADA VIDEO, FACILITANDO DAÍ QUEM ENTRAR NO YOUTUBE E PESQUISAR SCRIPTCASE ASSUNTO
E NA DESCRICAO DO VIDEO, COLOCAR OS CODIGOS SCRIPTCASE QUE ESTAO NO VIDEO - PARA EVITAR TER QUE COPIAR/DIGITAR (Ok, Legal , alguns videos já tem o link para o projeto no google drive)
E OS MINUTOS QUE OCORREM CADA ITEM
Exemplo: no video https://www.youtube.com/watch?v=pEdd182jn2E
na descricao do video, poderia constar:
NO VIDEO ACIMA MOSTRA COMO:
-GERAR PDF PERSONALIZADO
-COMO MUDAR formato data, por exemplo pedir só mês e Ano,
-explode - datas
-exemplo de Duplo Select (delimitador é ; )
-uso de sc_link
Minuto 31:40 -sc_redir para uma aplicacao blank passando parametros de clausula where de banco de dados -
Minuto 32:03 - sc_exit
-Evento OnRecord
-como criar um botão de ação em cada registro - novo campo texto, com imagem
-como criar botão com validade para todo formulário - botao tipo PHP , target outra janela, codigo vai onde especificou o botao
-sc_select_where_add
-variaveis globais - sc_set_global
-GROUPBY - agrupando por cliente, por exemplo -…
-…
-…
-…
(ou seja , quanto mais descricao e palavras chave nos videos, melhor)
ISTO AGILIZARIA A ACHAR O QUE CADA PESSOA PRECISA. HOJE È DIFICIL ALGUEM TER TEMPO DE ASSISTIR 200 horas ou 500 horas de video para conseguir achar o que precisa.

Um dos vários itens que ainda não consegui fazer ainda:

No modulo de segurança , setei opção para que cada usuario logue 1 vez só

Porém , quero saber como desativar via codigo (sem ter que gerar de novo no modulo de segurança , pois ao gerar de novo vai mudar codigos que já escrevi)

ou entao, que eu possa fazer algo como fazer logoff de usuario xx antes de pedir o login

POR EXEMPLO, QUANDO EU ABRO O LOGIN COMO ADMIN PARA DESENVOLVER , SEMPRE DIZ QUE jÀ ESTÀ LOGADO - Me faz perder tempo.

Na tela Login, no OnapplicationInit, coloquei o codigo abaixo, mas não deu certo, pois ele pede login 2 vezes, (e apaga o nome de usuario):

$ip = getenv(“REMOTE_ADDR”);

// SE IP 127.0.0.1 (RODANDO NO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO), DESLOGANDO O ADMIN ANTES DO LOGIN :
if ($ip == ‘127.0.0.1’)
{
echo “deslogando”;
sc_user_logout(‘usr_login’, ‘admin’, ‘appsec_Login.php’, ‘_self’);
}

OBS: Sim, sei que tem opcao para Desativar seguranca no desenvolvimento (não precisar fazer login), mas daí eu teria que colocar como aplicacao inicial a tela de menu e durante o desenvolvimento não conseguiria testar as telas de login , com controles de permissao que uso no login (logar com diferentes usuarios e ver o comportamento da aplicacao com cada tipo de usuario)

Evandro, vamos lá…

Primeiro as linguagens que você citou todas são desktop e programar para web tem uma enorme diferença.

Conhecer Html5, Css3, PHP, javascript são essenciais.

Tem muito material não só nos canais da Netmake mas outros canais de pessoal super qualificado.

Agora se não o tempo dedicação deve haver, eu mesmo tenho videos de 4 horas de duração.

Quanto as tags, eu tenho hábito de deixar sempre palavras chaves para busca tanto nos vídeos como aqui, quando o assunto é interessante. Se pesquisar TAG HAROLDO encontrará aqui.

Quanto as suas dúvidas, crie um tópico para cada uma delas, iremos ajudando.