Sugestões/Dicas de melhorias para o SC

Dica 1)
Padrão de publicação)
Sugiro que seja visto uma forma de salvar os dados da última publicação feita ou outra forma seria deixar configurado para cada projeto uma forma padrão de publicação pra ele, pois é muito chato toda vez que voce muda uma virgula e vai publicar no cliente, ter que passar por todo aquele passo a passo de pelo menos umas 5 janelas…

fora que se for publicação em ftp remoto, toda vez tem que informar novamente, host, usuário, senha, diretório, etc uma perda de tempo enorme…

deixando claro na opção de publicar um checkbox para o usuário informar se deve usar a configuração padrão setada para publicação ou se deve perguntar novamente as opções, sempre que for publicar.

seria bem produtivo isso.

Dica 2) Algumas aplicações se tem a necessidade de um campo no banco de dados que será o índice para a ordem de exibição da lista de registros, por exemplo digamos um album de fotos onde deseja-se ordenar a ordem de exibição das fotos.

Seria fantástico se houvesse a possibilidade do scriptcase re-ordenar os registros automaticamente seja via drag-and-drop, ou via spin, onde quando mudar um reordena os demais. Isso ja da pra se fazer manualmente via eventos, porém é uma gambiarra que se pudesse ser feito automaticamente ou via drag and drop seria show!

Dica 3) Um campo de upload com barra de progresso também seria muito bom…

Dica 4) Editor de Imagem

Dica 5) Integração com redes sociais

dica 6) Integração com WebCam

Dica 7) Forma de criptografar fonte estilo ZEND Optimizer

Concordo com você em tudo, mais todas essas funcionalidades a gente vai ver no SC só quando estiver na versão 275 do software. A NM infelizmente não pensa como nós usuários e solta versão atrás versão com erros e melhorias insignificantes.

Eu discordo.

Dica 3, para mim ok, não gosto também do método atual de upload de imagens e arquivos.

Dica 4: Discordo, o SC é um gerador de conteúdo para sistemas via web, não vejo a necessidade de ser também um editor de imagens, existem diversos outros softwares para isso (se é isso que entendi).

Dica 5: Como eu disse antes, vejo o sc como um gerador de código para sistemas via web, se você quer integrar seu sistema, seu projeto, com redes sociais, inclua seu código no seu projeto em específico para que o mesmo faça isso.

Dica 6: Integração com webcam, existem diversos Plugins para tal, e criar um item desse, seria um pepinão para o SC, pois não ia funcionar com boa partes dos modelos de webcam, e com todos os browsers, acho uma perca de tempo e esforço para investir nisso.

Dica 7: Novamente, repito, que para mim a proposta do sc é gerar código php, criptografar php, o Sc não tem propriedades sobre o php, para tal, o próprio sc utiliza um recurso de terceiro, que é o Zend Guard, se você deseja o fuscar seu código adquira um software específico para isso.

Muitos aqui acham o SC um software barato, para mim não é, acho até caro, este ano estarei gastando mais de 10mil com ele, ficar criando recursos, para atender especificamente um ou dois, e criar mais código para crescerem mais ainda os bugs, só vai deixar o sc mais caro ainda, e cheio de recursos inviáveis ou pouco usados, quantos aqui usam o google maps, youtube? a maioria não é, pois vejo pouquíssima discussão aqui sobre esses dois itens.

Foi criada a associação, não? por que não reforçam, concentrem seus pedidos de implementações lá, viabilizem as necessidades entre os membros, para sim depois de forma organizada, unificada e formalizada façam as solicitações ao Fabricante? Foi essa a minha proposta inicial, quanto a essa associação.

SDH,

Minha opinião (e já comentei aqui sobre isso) é que de um universo de quase 1400 participantes deste forum, cerca de 20 são realmente muito atuantes e o restante ou não tem interesse, ou tem suas necessidades plenamente atendidas, ou não conhece bem as potencialidades do produto, ou deixaram de usar porque viu que não resolve suas necessidades, ou uma série de outros fatores que os fazem não aparecerem por aqui…

Isso enfraquece muito a tentativa de qualquer solicitação de melhoria e/ou solução de problemas… até que alguém com bom censo resolva discutir seus conflitos numa esfera competente…o que eu acho muito saudável numa democracia… afinal a justiça existe para isso. No momento em que isso acontecer e alguém definir que NM será obrigada a cumprir os prazos previstos em LEI específica para solucionar os nossos problemas, aí sim, a coisa vai ser resolvida…até lá vamos continuar tendo problemas.

Eu encaro os problemas de todos como sendo meus… hoje eu posso não usar tal funcionalidade, por menos interessante que me possa parecer, mas amanhã ou depois eu posso querer usá-las e aí? Logo que saiu a V6 apresentei diversos problemas, aparentemente simples e só foi resolvido UM… hoje não consigo utilizar os hints quando utilizo langs, não consigo mover itens do menu de forma descendente, não consigo fazer com que as bibliotecas setadas em valores padrões sejam assumidas na criação de novas apps, e outras coisas que aparentemente podem ser simples e até agora não foram resolvidas… sabem qual vai ser o final da história? O tempo vai passar, não vão corrigir, eu vou ficar sem isso funcionando ou vou ter que arranjar um contorno e pronto, continuaremos todos felizes e satisfeitos…

Estamos tentando sim criar a associação… o esforço é grande uma vez que poucas pessoas se interessaram até o momento… é um processo lento, precisa de envolvimento (coisa que muitos não tem, não podem ou não querem) mas é viável… e quem serão os principais beneficiados? TODOS, principalmente os mais jovens e menos experientes. A ideia da associação não é apenas criar um canal de comunicação entre a NM e nós… vai mais além… estamos postando algumas coisas de interesse do grupo… é pouco, mas é assim que começa.

Com relação ao Google Maps e Youtube eu reclamei e foi a única coisa que foi resolvida… e o problema não era sequer do Google MAPS mas da app consulta… que por acaso eu usei o exemplo do google maps… Reclamei que o Google MAPs na apresentação MODAL não centraliza o ponto de interesse (POIT)… reclamei que a Google descontinuou a V2 e só usa agora a V3 e com isso não disponibiliza mais a chave API - ou seja o SC, como utiliza a V2, esse recurso NÃO FUNCIONA MAIS. E aí? NADA.

Não quero desviar as atenções colocando a culpa nos outros… mas o que acontece por aqui é que muitos (talvez > 90%) só olham para seus próprios interesses - resolveu o meu, ótimo, xau e benção… com o passar do tempo, o amadurecimento vier, vão entender que sem coletividade não há esperança de melhoras… eu tenho certeza que minha parte estou fazendo, alguns poucos aqui do qual eu tenho um relacionamento mas estreito sabem o que estou falando.

Outra coisa também que não farei mais é comentar posts de terceiros solicitando implementação de melhorias… já fiz isso algumas vezes e, sinceramente, me arrependi muito… cada um sabe o quão interessante para o seu trabalho, para gerar novas oportunidades de negócios, é ter essa ou aquela funcionalidade no SC, portanto não serei eu quem vai ficar dizendo que isso ou aquilo não é função do SC. Quer? Peça, brigue, peça novamente, peça mais uma vez, mande email, lute… quem não chora não mama… Aqui ninguém está errado ou é sem noção por estar pedindo aquilo que lhe é interessante… sem noção é quem critica isso (como já fiz). Tenho idade pra ser pai de muitos que andam por aqui, lido com TI antes de muitos aqui terem nascido e como tal devo assumir uma condição de entendimento.

T+, forte abraço a todos…
Salamaleico.

Meu EQAJ (Estimado e Querido Amigo Jovito).

Nos últimos anos são raros meus posts discutindo esse tipo de assunto, a maioria dos meus posts são de códigos ou dicas para usar o sc da melhor forma possível. Só vejo uma grande poluição neste fórum, e quando um posta uma sugestão, meia duzia escreve eu concordo, mas ninguém tenta mostrar que há alternativas, e que o Sc não precisa fazer tudo, eu confesso que se o Sc começar a apresentar implementações que fogem da sua proposta, eu vou perder o interesse e continuar usando-o, não estou protegendo ninguém, apenas não gostaria de trabalhar com um software cheio de coisas que não vão servir para seu propósito inicial, coisas essas que com um pouco de pesquisa, conseguimos fazer tranquilamente, Google Maps, Youtube, é algo muito tranquilo de se fazer sem usar esse tipo de campo no sc. Outros pedem NF-e, Boleto bancário ( apesar de fazer boleto pois as macros para tal existem a muito tempo), mas querem mais, querem que o SC deixe de ser um gerador de código e sim um construtor de sistemas prontos em todas áreas possíveis. Já fiquei quase um ano sem postar aqui, por causa justamente desse desgaste, muitos só fazendo cobranças mas poucos dando sua participação de ajuda efetiva. Acho que estou ficando velho demais para isso aqui, ficando ranzinza, chego a perder 1, 2, 3 horas por dia desenvolvendo códigos exclusivamente de ajuda aos participantes, e o único retorno que espero, é fazer que estes acreditem na ferramenta, e acreditem nela, que apoiem ela, sem perder seu foco, seu forte. Mas enfrento minha realidade, já está na hora de eu me aposentar.

SDHPU,

Eh… gostei do EQAJ, esse é o espírito da coisa…

Concordo com tudo que vc mencionou… mas se vc se aposentar, como eu já estou, aí é que vai dar vontade de ajudar a garotada…

Forte abraço.

EQAJ,

me aposentar só aqui, no fórum, rs.

Omi, seu minino… num faça isso não!!!

MQMSCHJ (Meus Queridos Mestres do SC Haroldo e Jovito),

Eu trabalho com o SC desde 2010, quando a empresa adquiriu a ferramenta e me pus a estudá-la e fazer os projetos. Consegui fazer 2 projetos que acabaram se multiplicando em mais 2, mas confesso que não domino a ferramenta a fundo, por isso tanto Haroldo quanto Jovito tem me ajudado em coisas que são relevantes. Acredito que a ajuda mútua acabe sendo um help muito maior do que o suporte da NM, pois acaba passando por nossa própria experiência e isso conta muito. Já disse outras vezes que penso da mesma forma que o Haroldo sobre o SC, pois coisas como NF-e por exemplo, não devem ser objetivo da ferramenta e sim o SC sempre deve ser o meio pelo qual vamos criar o código para o NF-e. Ainda sou aprendiz, mas o pouco que sei estou disposto a ajudar a quem precisar, mesmo com o tempo escasso que tenho.

Abraços,

MAMK (Meu Amigo Mala Kleyber) (hehehehehehe),

Vc tá aderindo ao esquema tb?
Poisa saiba que se vc não se conectar à noite pra gente ficar trocando ideias eu vou ficar chateado, portanto esqueça esse troço de não ter tempo e vamos ajudar…

Forte abraço meu amigo.

Vc ta brincando né Haroldo?

Kleyber,

Você já tem bagagem suficiente para ajudar sim, participei intimamente de seus projetos, e sei do seu conhecimento, ajuda na respostas aos novatos (quando digo novatos aqueles que aqui identifica-se como novatos).

Mais sugestões / Dicas

1. Módulo de geração e gerenciamento de backups de forma automática.

2. Essa vai para a equipe na NetMake, eu dei essa sugestão no site ja que é um local melhor organizado e centralizador de dicas e sugestões dos usuários para que essas valiosas informações não sejam perdidas, e sim bem controladas para que possam pelo menos serem vistas pelos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta, priorizadas ou não, descartadas ou não mas pelo menos assim o usuário não veria como inútil sua tentativa de colaboração.

Só para não ficar sem me posicionar a respeito dos ilustres colegas que participaram desse tópico, coloco meu ponto de vista.

Acho que como falaram, cada um tem sua necessidade e vê como “valor” ou não tal funcionalidade.

Meu objetivo com esse tópico é fazer com que os que tem idéias e sugestões centralizem em um tópico e que a NM possa analisar esses pontos e ela é quem vai vir atrás de saber com mais detalhes e a fundo conosco se aquilo é positivo ou não para enriquecer a ferramenta e dar mais poder ao sistema.

Como foi citado, algumas coisas são bem simples, como a última dica que eu dei do módulo de geração de backups do sistema, tanto de base de dados como de arquivos (phps, css, js, etc), mas pense comigo, se é simples pra nós também é simples pra netmake e vai além de enriquecer bastante a ferramenta, enriquecer bastante a nossa agilidade na hora de ter que implementar isso manualmente ou automaticamente em nossos projetos do dia a dia.

Quanto a toda a outra política, associação e assuntos em torno mecionados, prefiro me abster pois confesso que não tenho tempo pra muído que ao meu ver só tem futuro se a NM encabeçar isso.

abraços
Sds