Sugestão para Versão do Sistema / Atualizações

Sugestão:

Gsotaria de postar mais uma sugestão que creio ser muito útil, seria um módulo de versão com as atualizações e descrição onde estaria disponível para o cliente.

Onde teria uma guia no menu que o cliente poderia clicar e visualizar as atualizações, data, descrição da atualização. Um módulo parecido com o de segurança, onde ao publicar a aplicação poderia ter um campo informando a versão da publicação e o descritivo dela, ficaria na base do SC e na publicação seria atualizado, assim tanto o cliente como a documentação interna ficaria mais completa. Como é um processo que pode ser automatizado pela NeMake facilitaria para nós desenvolvedores e seria mais uma forma de documentação interna e para o cliente que estaria visualizando (De acordo com a segurança) as atualizações e a versão que se encontra o sistema.

Adeilson de Oliveira

Adeilson,

Eu já faço isso nas appls, tenho uma tabela no banco só com os changelogs. Sinceramente, acho desnecessário esse tipo de implementação pela NM.

jovitomelo,

Não seria a tabela de atualização da NM, e sim das aplicações compiladas no SC, a cada atualização que eu publicar, que poderá ser devido a uma:

  1. correção,
  2. atualização
    3)desenvolvimento,

Na hora da publicação eu poderia informar uma observação referente à minha publicação, como é gerado um código de publicação este código seria interno sem alteração (Nome do arquivo gerado pela NM no momento da Publicação), e com a observação colocada, a NM gravaria na tabela do SC como configuração interna que hoje já tem.
Assim teria um Formulário onde seria publicado e visualizado de acordo com o grupo de segurança (Módulo de Segurança). O Cliente teria um local onde ele poderia conferir as atualizações do sistema (Não SC), que foram publicadas com as datas e descritivo.

Sei que pode ser feito via programação, como o SC foi feito para facilitar isto poderia ser um complemento do módulo de segurança, simplificando o código de desenvolvimento e melhorando ainda mais a automatização de codificações básicas e padronizadas.

Além do mais gerando para os desenvolvedores uma parte a mais de documentação por projeto e publicações.
Esta solução ajudaria e no meu ver seria útil para todos, para aqueles que já fazem via aplicação não precisaria usar este recurso do módulo, para os novos projetos já estaria pronto este desenvolvimento facilitaria e daria mais agilidade na programação.

Adeilson de Oliveira

Adeilson,

É isso exatamente que eu já faço nas minhas apps. Todo projeto meu tem um esquema de segurança padrão onde já incluí os changelogs deste projeto. Quando eu digo que acho desnecessário é porque eu personalizo minhas atualizações, se tivesse que usar alguma coisa produzida pela NM certamente teria que estar vinculada ao que ela produziu e não às minhas necessidades… com isso acabaria que eu teria que ficar alterando, alterando, alterando e ia dar numa nova aplicação… dessa forma eu já criei definitivamente o meu. Algo similar a isso é o esquema de segurança implementado pelo SC - é extremamente pobre para aplicações WEB - deixei de usar (criei o meu padrão e replico nos projetos)… mas tenho que reconhecer que se ele não é ideal, sem ele seria impraticável, pelo menos para desenvolvedores menos exprientes. Não é culpa da NM - ela abriu os olhos do desenvolvedor e mostrou um caminho para a solução (com relação à segurança) cada um que adeque às suas necessidades.

O problema é que boa parte dos desenvolvedores não costumam documentar sua aplicações… tudo que faço eu documento, criei isso como prática de muitos anos… e acho que muitos por aqui o fazem tb.

Mas não cabe abrirmos discussão neste sentido… sua opinião é de muita valia e se a NM implantar isso é um diferencial a mais… ponto pra vc e ponto pra ela.

Abraço a todos.

Jovitomelo,

Parabéns pela sua prática, porém complementando a sua resposta, o ponto são para todos, temos que pensar sempre no maior número de pessoas que possam ser beneficiados.
Agradeço o seu comentário,

Adeilson de Oliveira