Sugestão para tornar Atualizações mais seguras

Houve vários problemas com as ultimas atualizações. Isso tem causado medo aos usuários em atualizarr o SC.

Eu acho que falta mais testes antes de largar atualizações, e uma estrutura com maquinas com as possibilidades de instalações, como as mais diversas que existem. Entretanto acredito que uma imensa estrutura de testes, falando em equipe e maquinas, encareceria o produto, e eu acho que isso ninguém quer não é mesmo?

Quando um programa se torna tão versátil, ou seja, consegue rodar nas mais diversas plataformas, e diversas versões, traz junto problemas, fica pesado, e bem propenso a bugs.

Me parece que o SC esta arcando com a consequência de rodar nas mais variadas plataformas e versões, para suportar esta grande variedade, neessita um setup enorme e cheio de IFs e WHILEs. Dai as atualizações terem tantas falhas.

Por isso alguns usuarios tem reclamado de serem transformados em usuários “Bestas Teste”. Eu não me importaria de ser um Beta Teste em tempo real. Mas oque causa problema é não poder fazer downgrade de forma fácil e rápida.

Então minha #1 sugestão seria criar um mecanismo dentro do SC para voltar a versão anterior rapidamente e com segurança.
Eu mesmo criarei um script para retornar a versão segura, rapidamente no meu ambiente de trabalho. Mas eu me refiro aos outros usuários de SC, pois é muito ruim, tu atualizar e aparecer um monte de bugs, isso acaba inibindo que atualizem e os bugs que estão a espreita para aparecerem e chatearem os programadores, demoram a aparecer.

Uma sugestão #2 seria criar um cadastro de usuário, que se propusessem a fazer testes e que poderiam receber as atualizações em primeiro lugar, e usar a atualização por um certo tempo, e ao acharem bugs, reportar rapidamente à equipe. Então quando a NetMake achasse seguro, largaria para o restante de usuários.

Estas sugestões seriam, soluções baratas e que nao demandariam aumento no preço do SC.

Seria bom se levassem em consideração estas sugestões.

Obrigado!

Aplausos, Aplausos, Aplausos, Aplausos, Aplausos, Aplausos, Aplausos, Aplausos, Aplausos…

1 Curtida

Infelizmente… como sempre… a Netmake nunca escuta seus clientes nesses anos, não creio que hoje ela irá ouvir… basta rodar um pouco no fórum pra perceber a descrença que ela criou na própria comunidade, as atualizações lançadas de qualquer forma é algo incubado nesta empresa … uma coisa com toda certeza eles estão atentos… quanto trocar o “e” pelo “i”, aparece toda a cavalaria Netmake… os entendedores entenderão… até e-mail’s eles mandam… não posso falar aqui pois depois que digitei uma palavra sem intenção alguma disponibilizaram a política deles, como um dicionário permissivo, pois até nisso temos que nos preocupar no momento de digitar, pois aí sim existe equipe Netmake… para corrigir problemas que eles mesmos criam com seus diversos e variados bugs não tem equipe de testes para visionar tais… Netmake sendo Netmake!

1 Curtida

Ola
Minha sugestão é sempre disponibilizar uma versão beta com alguns dias para testes.
Dessa vez, pelo que entendi, disponibilizaram a possibilidade de testar a versão com importação dos projetos que desejamos, na versão de teste, o que não era possivel antes.
Dessa maneira, estou testando antes de atualizar para a versão de desenvolvimento e os erros que encontrei nos testes reportei a seção de bugs e quem não quiser testar não é obrigado a instalar a ultima versão.

Com essa posição da Netmake; acredito que esta no caminho certo e teste quem quiser; até a Netmake adotar como padrão uma data para oficializar a versão como estavel, tal qual estão fazendo os outros( firefox, microsoft edge e outros).

Estamos cansados de versões disponibilizadas como estavel e que ainda encontramos erros bizarros de desenvolvimento.
Agora; acho tambem muito importante a disponibilização urgente de correção de bugs; o que parece que a empresa esta demorando muito. Não precisa esperar novas implementações para correção dos bugs.

Moacir de Oliveira

2 Curtidas

Quando ocorre erro a mensagem é vaga: “ERRO. Ocorreu uma falha no sistema. É recomendado que você envie o arquivo com o erro para a NetMake.”. Para que conta? com que informações (além do log)??

Sugiro um item no menu tipo “Reportar erros” remetendo para um formulário que capte/solicite informações necessárias, e também, possibilite acompanhamento (tipo um ticket do suporte).

Netmake e desenvolvedores devem ser parceiros e criar relação de confiança, sem isto…

1 Curtida

Eles já tem. Somos nós que atualizamos rapidamente. Os mais experientes esperam as vezes semanas antes de ir para versão X.

1 Curtida

Não precisava ser assim, esperar que clientes de produção, tropeçassem para descobrir os bugs. Eu agora vou também esperar bastante para atualizar.

Eu permaneço na 9.4.015, era de se esperar uma mudança tão drástica em manter mais de uma versão de php ocorresse tantos problemas, sem falar que é de rotina atualizações serem disponibilizadas com problemas.
Mas enfim… não atualizar hoje tornou-se uma maneira de evitar dor de cabeça, salvo quando existe algo muito importante ou interessante, mas mesmo assim é imprescindível esperar, pois até para resolver um problema eles geram outros, ou resolvem em uma atualização e estragam em outras, prova disto é um exemplo simples, o gerador de pdf da grid, caso utilize cabeçalho em todas as páginas, e se tiver um relatório com mais de 4 páginas observe o que ocorre no pdf… é um exemplo que até hoje não resolveram!!!