Sugestão para resolver os bugs e falhas do suporte e/ou documentação

Pessoal,

Eu sou um iniciante no uso do SC e tenho aprendido muito com os exemplos do site do SC e algumas vezes com a documentação.
Já fiz diversas solicitações ao suporte da Netmake e geralmente, foram solucionadas as questões.

Mas tenho aprendido, e muito, aqui no fórum.
Tanto em relação ao uso do SC, quando a demais informações sobre PHP e Banco de Dados.
Prefiro não declinar nomes pois poderia cometer a indelicadeza de esquecer alguém.

Não sou e nem me considero iniciante na arte da programação. Venho programando desde 1985, mas sempre para desktop, com uma breve passagem pelo ambiente Unix (Sidix e Xenix). Nos últimos 16 anos tenho usado o Foxpro.

Mas quando vejo alguns problemas crassos no ambiente do SC, principalmente após as atualizações de versão, e a dificuldade em obtermos uma resposta rápida da Netmake para a solução desses bugs, constato que muitas vezes a solução é encontrada aqui no fórum.
Soluções compartilhadas por companheiros com mais experiência no uso da ferramenta e também de outros companheiros, que mesmo com não tanta experiência, tem tempo disponível e conhecimento técnico para buscar a solução.

Nós meros usuários, não podemos ser penalizados, se muitas vezes o uso de ferramentas de terceiros, no SC, não funciona como o desejado. Nós compramos a ferramenta completa, com as especificações definidas; seja com módulos de terceiros ou com módulos da própria Netmake.

Coloco à discussão:
Seria válido que a Netmake recompensasse essas pessoas que, informalmente, trabalham para o aprimoramento da ferramenta. Quem sabe com um período de upgrade.

Com certeza, alguém dirá que essa recompensa deveria ser “paga” pelos beneficiários da solução: nós.
Não concordo com isso. Como disse dois parágrafos acima, nós compramos uma ferramenta que tem que funcionar.
E o maior beneficiado é a própria Netmake.

Aqueles que quiserem algo mais, podem pagar algum curso ou o suporte da própria Netmake.

Essa postagem está muito longa, pro meu gosto.
Gostaria de ouvi-los.

Olá pessoal,

Concordo plenamente com o Jorge e também acho que a Netmake deveria oferecer para os usuários mais ativos pelo menos as licenças e atualizações sem custos.

Também não vou sitar nomes, mas todos eles compartilham seu conhecimento com os menos experientes e iniciantes e desta forma fazem com que a ferramenta que compramos possa ser utilizada a contento.

Agradeço a todos estes usuários pelos ensinamentos passados e pela dedicação que agem com todos desta fórum, pois sem ele, com certeza, muitos de nós nem saberíamos sair do mais básico da documentação e exemplos. Isto somente demonstra o grande caráter que eles possuem.

Sou totalmente a favor desta ideia.

Abraços, e mais uma vez, obrigado a todos.

Jorge, entendo perfeitamente o seu ponto de vista e assimilo com o mesmo! Mas pensando e analisando bem, somos apenas “cobaias” de testes para NM. Acredito que cliente independente de seu porte financeiro é cliente. Ou sua nota de 100 reais vale mais do que minha nota de 100 reais? Dinheiro é dinheiro e cliente é cliente, a diferença ta na quantidade de notas e no porte de cada cliente. Analisando isso, procura no site da NM se tem seu nome, ou o meu ou de alguém ou empresa aqui que participa, se doa ao máximo para ajudar uns aos outros, conseguiu achar alguém? Tem a Rede Globo, Yamaha, Ambev, Unimed, etc… Será que alguém dessas empresas “Clientes da NM” participam desse fórum? Então! Eu acredito que o tratamento é totalmente diferenciado. Estamos em um país totalmente capitalista, é assim que a bola quica!

Boa noite,

Encaminhei a sugestão para nossa equipe.

att,
Bernhard Bernsmann

Essa colocação do FredKeyster, eu já li, parecido, em alguma postagem. Talvez dele mesmo. hehehe

É uma boa questão: Se todas aquelas grandes empresas usuárias do SC não participam do fórum. Algo de diferente elas tem.

• Talvez tenham os melhores programadores em PHP (muito melhores que nós, pois não precisam do humilde suporte suporte que a comunidade do fórum fornece), o que acho difícil;
  • Ou quem sabe o atendimento é diferenciado, em função do que representa o símbolo monetário;
  • Ou podem não usar a ferramenta.

Mas, também não podemos ficar nessa “neura” de imaginar uma “conspiração”. hehehe

O que não podemos deixar de exigir é o atendimento àquilo que é divulgado antes da compra do SC. Pois propaganda enganosa vai contra o CDC. Na minha opinião, isso ainda não aconteceu. O que foi prometido está sendo cumprido. Meio aos trancos e barrancos, mas tá lá.

Uma grande dificuldade é definir o que é bug e o que é sugestão de melhoria ou mal entendimento da função/rotina.
Se a documentação do SC fosse melhor isso seria solucionado.
Pois devemos ser justos: se a equipe do SC cumpre o prometido pela área comercial, não podemos exigir algo que não está previsto. Podemos sugerir a implementação e não exigi-la.

Pessoal,

Nas minhas buscas por uma solução ao problema da geração de PDF com gráficos através das consultas, encontrei um Fórum do Scriptcase no exterior.
E adivinhem: Eles tem os mesmos problemas que nós.

Mas também não encontrei usuários, das grandes empresas, participando.

Talvez lá, como aqui o pessoal não se identifique. heheheeh

Gente, não estamos sozinhos. iupi!!!

Terminou a ironia. hehhe

By the way, vi que alguns usuários do nosso fórum (viu que chique: nosso fórum) participam do fórum estrangeiro.
Gostaria que os mesmos comentassem o que encontraram de bom lá, para compartilhar com os colegas.
Eu me inscrevi, só que está sendo um problemão, pois pesquisando no nosso fórum e no do “esterior”, não sobra tempo pra desenvolver. hehehe

Qual o link Jorge.

Ops!!!

Falha minha: www.scriptcase.net/forum

Essa questão já foi discutida e foi afirmado aqui pelos representantes da NM que independente do porte da empresa ou a quantidade licenças que ela tenha o canal de suporte é o mesmo. Posso garantir que comparado a 4 anos atrás a questão do suporte melhorou muito. Quem usa o SC desde as versões mais antigas sabe do que estou falando e olha que eu uso o SC desde a versão 5 tem gente muito mais calejado por aqui.

A questão do suporte é muito relativa e acho que a NM peca muito mesmo em alguns aspectos como essa questão de soltar alguns updates que mais atrapalham do que ajudam.

Antes do lançamento da V7 eu fui convidado a testar a migração dos projetos para a versão 7 beta , passei muitas correções para a equipe e tive respostas a algumas das minas indagações.

Bom resumindo, eu acho que o fórum ainda é a melhor forma de conseguir informação nessa ferramenta, mas não acho que a participação da galera (digo os mais participativos) deva de alguma forma ser remunerada ou premiada, afinal estamos aqui por livre e espontânea vontade. Eu acho (minha opinião) que existem muitos “desenvolvedores” que compram a ferramenta achando que ela é um wizard com next …next…next e tudo funciona e é implementado facilmente, e acho que a NM vende essa idéia, mas ela esta na dela afinal é o produto dela e pra ser sincero pro arroz e feijão ele realmente faz isso… ja gerei um sistema inteiro só com o wizard!!! :slight_smile:

Bem o que recomendo é que pesquisem sobre as tecnologias envolvidas no desenvolvimento com SC, estudem e tentem resolver algumas coisas sozinhos, como o próprio Jorge tem feito …pesquisando…pesquisando …pesquisando!!!

A NM tem sua política interna de comercialização e suporte e sinceramente ao que tudo indica tem dado certo…porque o número de novos usuário no fórum só aumenta, se esta insatisfeito pense que poderia ser pior no mais faça sua voz ser ouvida, ligando para a pessoas que te vendeu a licença ou a empresa que te vendeu… reclame …reclame … reclame muito, mas antes tenha certeza de que não esta reclamando demais.

Abraço a todos!!

Saulo, vocês tá conseguindo sintetizar o assunto.

Constatei que o problema é com todos. E os mesmos.

Como já comentei em outros posts, pretendo continuar com o SC.
A Netmake devia trabalhar mais na documentação e na definição clara dos requisitos para que tudo aquilo que foi prometido seja conseguido.

Com exceção dos “grandes” usuários, que parece que existem em algum lugar, todos participam de uma forma ou outra.
Essas últimas pesquisas que tenho feito, tem me feito querer, ainda mais, a continuar com o SC. Em função da flexibilidade que a ferramenta nos apresenta.

Abraços.

Jorge, vejo da seguinte forma, imagino que os ditos grandes, pagam um plano de suporte e talvez não necessitem tanto de utilizar o fórum para tentar resolver alguma coisa, pois já pagam o suporte e talvez tenham uma equipe já experiente em PHP, e quando necessitam de esclarecimentos ou resolver algum problema pertinente ao ScriptCase, eles abrem um Ticket, pois vai direto na fonte.

Pois é, Endrigo.

Então o que nos resta é programar muito para crescermos. hehehe

[]s