Sugestão para exclusão de registros

Olá, tudo bem? Espero que sim.

Uma ideia para a exclusão de registros (acho até que isso é citado na LGPD) é que ao invés do ScriptCase excluir um registro, ele colocar uma flag nele de Sim/Não, por exemplo, assim esses registros inativos iriam apenas aparecer em relatórios e consultas, não sendo mais permitidos utilizá-los em formulário.

Por exemplo: ao excluir um registro, ele muda o campo de código dele para negativo (se é que isso é possível).

Que Deus vos abençoe.

Não lembro de ter visto essa citação em LGPD.
Além do mais mais, registros em tabelas relacionadas não devem ser excluídos mesmo, para não haverem registros orfãos, mas isso quem comanda é o programador, ele deve ter a liberdade de escolher se vai excluir fisicamente o registro ou se vai marca-lo como inerte e se preocupar em todos selects em condicionar o resultado nos registros excluídos logicamente.

O que se diz em LGPD é exatamente o contrário, se o usuário exigir ao detentor a exclusão dos dados, esses dados devem ser excluídos fisicamente do banco, sem deixar qualquer vestígio de informação registrada a respeito do usuário.
E isso varia muito conforme o tipo de sistema.

Então a meu ver, excluir logicamente um registro de sua tabela é uma decisão puramente sistêmica. Tem seus prós e contras.

Quanto a implementação no SC, é algo tão simples de se realizar que não vejo com uma sugestão de implementação na ferramenta necessária.

1 Curtida

Boa noite, irmão, tudo bem? Espero que sim.

Realmente, interpretei mal a LGPD e você tem razão.

Se os relacionamentos tiverem filhos, não poderá haver exclusão.

Mas aí levanta outra questão: se o usuário solicitar a exclusão de seus registros, a mesma não poderá ser feita já que há relacionamentos, inclusive se estes registros estiverem ligados a livros contábeis, por exemplo, aí no caso não seria melhor ter uma flag só para desabilitar o registro para que ele não possa mais ser usado e aparecer apenas em relatórios e consultas.

Embora, como você mesmo disse, isso pode ser feito via programação e não seria uma melhoria do ScriptCase.

O que você acha, irmão?

Que Deus te abençoe.

Boa tade @luisbuzatto.

Tudo depende do tipo de sistema.

Mas se o usuário exigir a exclusão de seus dados cadastrais do sistema, para que se mantenha um histórico, se associa os registros de tabelas relacionadas a um registro de cadastro sem informações, por exemplo.

Mas a regra de negócio se define antes do desenvolvimento do sistema, e o LGPT se aplica conforme o objetivo desse sistema, markeplace, por exemplo.

É verdade. Muito obrigado, irmão.
Que Deus te abençoe.