Sugestão : Campo na Consulta para uso com o botão RUN

Ola

Hoje me deparei com uma situação inusitada, mas que acredito deve acontecer diariamente.

Precisava de uma consulta para fazer alterações de registros em lote, e criei uma consulta com o botão RUN e até ai maravilha, até que o cliente solicitou que desejava assinalar alguns registros e colocar determinada data de pagamento.
E como não consigo colocar isso no codigo, tentei encontrar outras maneiras. Tentei colocar campo filtro, criar controle externo, colocar no cabeçalho, etc… . E não conseguindo optei por fazer a consulta em uma blank.

Então; minha sugestão é que a netmake implementasse uma maneira de se colocar campos na consulta para uso com o botão RUN, onde se pudesse selecionar os registros e preenche-los com o conteudo desses campos. Por exemplo data de baixa de duplicatas onde se lista as duplicatas pendentes e coloca a data escolhida somente nas selecionadas, alteração de preços em produtos tal como escolher a porcentagem somente para os produtos selecionados, baixa de entregas onde um mesmo manifesto terão diferentes ocorrencias, etc…

Encontrei no forum alguns post de problemas semelhantes, porem todos se resolvendo de forma artesanal e na gambiarra.

Não precisa fazer ganbiarra.

Usar uma consulta com botão run, selecionar os ids e passar para um formulario multiplos registros filtrando pelos ids passados pela consulta.

Não vejo gambiarra nisso.

Ola

Sim; consegui fazer isso com uma aplicação controle para selecionar os dados que desejava alterar, mas não achei legar o usuario sair da tela de consulta.

Porem, por ser uma ferramenta RAD acredito que isso deveria ser disponibilizado na propria consulta e não eu ter este trabalho para implementar, visto que a função do botão RUN é somente processamento em lote e que não deveria só processar parametros se vc colocar no codigo.

Por isso; minha opinião é eu ter que necessitar de outra aplicação, ou colocar campo no filtro ou cabeçalho, etc… não passa de uma gambiarra.

Criei uma aplicação blank onde usei o datatable e o usuario não precisa sair da tela para realizar qualquer processamento.

Eu tenho visto muitas postagens comentando que o SC é uma ferramenta RAD e dai “deveria fazer tal coisa”.

Seria importante conceituarmos o que é uma ferramenta RAID e quais os limites, senão a cada necessidade “diferente”, jogamos a responsabilidade pro SC e ficamos nos stressando cobrando essas implementações.

Eu entendo que o SC cumpre o que promete. Tem muito para melhorar em termos de visual e relatorios. Sem contar os bugs que eventualmente aparecem nas mudanças de versão.
Tem outras ferramentas que são mais eficientes nesses quesitos, mas a diferença de preço tb é muito grande.
Tem outras “gratuitas” , mas a curva de aprendizado é enorme.

Vamos continuar a cobrar melhorias/correção de bugs.

E para finalizar, o que eu sempre digo:
A melhor ferramenta é aquela que você domina!!!

Se temos um limão, vamos fazer uma limonada.

[]s

Concordo com você, Jorge.

então o conceito de consulta deixa de existir já que quer que a consulta se torne em um formulário.

Criar campos input na consulta para interagir com banco de dados não faz sentido algum. Consulta a meu ver é para ver os dados trazidos do banco e se caso eu deseje interagir redireciono para o formulário.

Valido opinião do Jorge, só discordo com que o SC é uma ferramenta barata, mas aí tudo bem.

MQEA Haroldo,

Barata em relação a Genexus, Maker, Lianja, Outsystems.

hehe

Ola

Resolvi de outra forma tambem, colocando uma aplicação controle num frame no cabeçalho; porem reforço a sugestão de criação nativo de campos para uso junto com o botão run, que tem a função de somente gerar alterações com os dados a serem alterados dentro do codigo.

Referente a : que o conceito de consulta deixa de existir; talvez sim pois a função do botão RUN é efetuar alterações em lote e não somente visualizar dados.

[size=1em][font=verdana]então o conceito de consulta deixa de existir já que quer que a consulta se torne em um formulário.[/font][font=verdana]Criar campos input na consulta para interagir com banco de dados não faz sentido algum. Consulta a meu ver é para ver os dados trazidos do banco e se caso eu deseje interagir redireciono para o formulário.[/font][/size]

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/tela-png-fa75adb9-084e-47f1-9074-cfdc2f5d2033