Submeter Formulario ou Controle com Enter

Olá pessoal

Eu já vi algumas duvidas e postagens sobre como fazer com que um formulario/controle sejam submetidos via teclado.

A questão é : Porque cargas dágua a netmake nao disponibiliza isso de forma automática?

Porque o usuário tem que ficar usando o mouse o tempo todo para gravar?

Eu sei que dá pra colocar um codigo ajax aqui e ali. Mas é muito improdutivo.

Será que eles nao percebem que os usuarios iriam adorar usar apenas o teclado?

Muitas aplicacoes usam leitores de codigo de barras, que na maioria das vezes já fornecem o ENTER, que deveria ser usado para submeter alguma coisa.

Acho que já deviam ter feito isso há séculos.

Se muitos usuários gostariam eu nao sei. Eu não gostaria.
Estamos falando de Web.

Emílio,
Quando faço algo em Pascal (Freepascal em MS-DOS) eu uso o teclado.
Quando faço em Lazarus (Windows ou GUI no GNU/Linux), mesmo podendo configurar atalhos de teclado, eu uso o mouse.
E todos os sistemas web que já vi, nunca notei alguém usando o teclado.
Mesmo quando estou sendo atendido no banco e vejo o meu gerente mexendo na intranet via web. Ele usa o mouse direto.
Para uma geração que vem do MS-DOS ou Shell acho legal poder usar o teclado.
Mas esta geração nova somente conhece touch ou mouse.
Na web, por exemplo, eu uso o mouse para abrir os formulário o resto e tab para ir mudando de campos quando dá.
Mas vejo a nova geração clicando em cada campo. hehehehehe. Mesmo em ambiente desktop.
De qualquer jeito valeu sua sugestão.
É algo a mais.

Imaginem por exemplo, formularios grid editavel view, nos quais o usuario precisa mover o mouse até o outro lado da tela para confirmar a gravacao.
Fazer isso uma vez, como no caso do gerente do banco é uma coisa. Outra coisa é fazer isso centenas de vezes, na inclusao de varias linhas. É um tempo enorme que se perde.
Seria muito interessante ter gravacao automatica do registro apos o ultimo campo.
Ou pelo menos que o foco mudasse automaticamente para o botao de gravacao usando ENTER.

Não faça formulário grid editável caso a quantidades de colunas estoure a tela.
Faça uma grid consulta com ligação a formulário único registro.

Você está num ambiente web, então deve pensar como tal.

Grid editável com muitos campos?
Eu faria de outro jeito.
Mas se eu fosse começar a preencher uma grid editável o mouse somente fica do lado esquerdo para clicar no botão de insert/editar/aplicar.
O resto é TAB. funciona muito bem no navegador.
Até nos campos selects do grid editável eu uso as setas direcionais.
Não estou vendo sua dificuldade com o teclado no navegador?
Depois do último campo quando clico com o mouse em aplicar, já aperto tab que ele vai para o próximo campo para continuar o insert.
Sempre funcionou bem para mim.
PS: o Scritpcase também permite configurar teclas de atalho.

Obrigado amigos pelas considerações.