SQL iguais hora funcionam hora dão erro

Para minha primeira frustração as stored proceadures criadas pelo administrador do banco não podem ser usadas, a não ser que seja uma blank, a não ser que crie tabelas temporárias…a não ser que seja ano bissexto e seja um mês impar…kkk

Depois copiando os selects das SP consegui fazer um gráfico.
Entretanto a bizarrice começa ai, se eu simplesmente REPETIR o mesmo select que está no COMANDO SQL da aplicaçao Chart, em uma segunda aplicaçao, a nova não funciona!!

Há também o problema com uso de CASE, o scrtipcase não entende. Trocando aspas, colocando AS consegui fazer funcionar.
O comando funciona no SQL Builder, mas não no comando select! WTF?

Não adianta me pedir para criar tabelas e criar views. E se eu não tiver acesso ao banco.
Enfim, é frustrante demais algo tão básico quanto SP e comandos CASE não funcionar.
Pior, é a aleatoriedade dos erros. Repetindo. É O MESMO COMANDO.

Edit:
Esse é o erro que abre no popup

Trying to get property of non-object | Script: /var/www/html/scriptcase/devel/lib/php/database.inc.php linha: 2080

Enfim.
Quase um desabafo.

Adicionando detalhes.
Reescrevi a mesma aplicaçao, criando manualmente a SP que nem é tão complexa.
O CASE virou um lookup no campo, e até ai tudo certo.
SQL builder funciona, coloquei uma função COUNT no SQL e funcionou.

Rodei a aplicação, tudo ok.
Comecei a configurar o gráfico, ao tentar salvar novamente. Mensagem de erro.

Mesmo erro ai de cima.
Ou seja, não havia NADA de CASE nem de SP no projeto e ainda assim tenho erro.

Depois percebi outra questão.
Ao tentar colocar uma variavel global no codigo SQL (WHERE iduser = [glo_idusuario]) e clicar em gravar a aplicaçao o scriptcase dá o mesmo erro, popup e a mensagem.
Eu confirmo, faço logout. Apesar do erro minha alteraçao no SQL é salvo.
Ao reabrir, faço novo login, a alteração esta lá e posso mandar gerar o código que tudo vai sem problemas.

Atualizando.
Não consegui resolver o problema, mas funcionou da seguinte forma.
Quando o SELECT funciona sem erros de SQL eu confirmo, a aplicaçao é gerada mas na hora da salvar ele dá erro na aplicação (não é erro de SQL syntax). Ai abre o popup de log, e mensagem para enviar a netmake.

1- Clico em logout.
2- Entro novamente
3- Apesar da mensagem de erro a alteração no SQL ou na aplicaçao vai estar salva.
4- Clico em gerar o código e tudo funciona.

A aplicaçao roda normalmente.
No meu caso a alteração no SQL era a troca de um valor pro uma variável global.

Tem toda cara de bug.
Mas fica a dica caso alguém enfrente esse problema.