Olá pessoal.
Como fazer a soma de um campo decimal dentro do fomulário múltiplo registro antes de submete-lo.
Alguma sugestão?
Boa tarde!!
Você vai soma-lo com que campo?
Você tem o evento OnBeforeInsert que antes de incluir você pode somar, subtrair e etc, após você usa o commit();
Ex: {campo_para_somar} = ({campo_para_somar} + {campo_2});
sc_commit_trans();
Caro André.
O campo é {vr_parcela} que tem “n” linhas que o usuário antes de submeter o formulário pode modificar qualquer linha conforme seu desejo.
Visto isso tenho que somar a coluna desse campo {vr_parcela}.
Esse fomulário já vem preenchido do banco de dados mysql.
No caso tenho que utilizar no [font=verdana][size=13px]onBeforeUpdateAll[/size] [/font][font=verdana][size=13px]- Este evento ocorre antes atualização de um registro em um formulário do tipo múltiplo registro.[/size][/font]
Pode criar um array GLOBAL ‘público’ multidimensional com 2 chaves a ID da linha parcela ‘referência da parcela’ e o valor, resetar ele na hora que entrar no formulário para começar a digitar as parcelas
E a cada OnBlur de cada linha, procurar pela chave no array: find, altera-la, adicionar, remover, e fazer a soma global ‘foreach’ que ele esta no momento de todas as linhas, e guardar em uma variável global para usar
a gosto.
Boa tarde Jailton.
Vou ver como se faz isso.
Obrigado por enquanto.
Uma outra opção… por que não crias uma trigger disparada a cada digitação de registro? Assim na trigger você faz a soma e grava no campo totalizador.
Multiplos registros não gera os triggerrs até ser ‘submetido’, ele quer fazer isso na ‘memória’ antes.
Hummmm verdade Jailton.
Tenho que ter a soma do total dos campos da coluna “valor_parcela” quando o registro for alterado.
Que isso, Jailton… claro que gera. A cada registro digitado em uma grid editável, a tabela é atualizada. Daí pode-se criar uma trigger para somar os valores da tabela.
Mas vai da idéia de cada um… rsrsrs
Pelo que eu entendi não ‘é grid’ editável, ele quer aquela ‘que digita tudo direto’ e finaliza no final.
Estou utilizando o Fomulário Múltiplos Registros.
Ah bom, aí realmente uma trigger não irá ajudar…
Só ele postar o valor da linha e somar ao totalizador no onchange do campo, ele pode ou não manter isso em um campo ou tabela mas dá pra fazer.
Caro Saulo Bom dia.
Me perdoe não entendi o seu raciocínio, daria para você explicar melhor?