Soma de campos

Bom dia para todos!

Em uma aplicação de FORMULARIO eu gostaria de somar valores de alguns campos numéricos e aplicar essa soma a um outro campo. Tentei utilizar os eventos AJAX e até funcionou, mas infelizmente não da forma que desejo. O que eu quero é que ao digitar um valor em determinado campo, esse valor vá para o campo desejado e ao digitar um outro valor em um outro campo esses valores se somem e sejam aplicados ao campo desejado. O que eu tentei foi o seguinte: em um evento AJAX onChange(ou qualquer outro) apliquei evento ao campo SOMA1, que é o campo que devera receber a soma dos outros campos e o código foi o seguinte:

{soma1} = ({camp01}+{camp02}+{camp03}+{camp04});

Da forma que eu fiz, para mostrar a soma dos campos é necessário passar com o cursor pelo campo {soma1} e a ideia é que ao terminar de digitar um valor no campo {camp01} e {camp02} os valores apareçam no campo {soma1}.

Alguém tem alguma ideia melhor que a minha? Acredito que sim!!!

Agradeço a atenção de todos e aguardo respostas!!!

Boa,

Pelo que entendi você teria que criar os eventos do tipo onChange nos campos

{camp01} e {camp02}.

Tente fazer desta forma.

Rodrigo Lins.

Olá Rodrigo,

Pensei nisso também, mas nesse exemplo eu citei somente dois campos e a realizada é que tenho muitos campos para somar, sdaí fazer um evento para cada seria dureza em!!! Se existir outro jeito eu agradeço a ajuda, mas se não, ja vi que terei muito trabalho! O que vocês me dizem?

Abraço!

Bom Dia,

É Emerson, com o Ajax da forma que você está querendo… de digitar o campo 1 e calcular, digitar o campo 2 e calcular e assim por diante… teria que criar um evento para cada campo/ação mesmo, infelizmente.

Mas, se for algo para ser calculado no fim de todo o processo, poderia estar utilizando outros eventos, ou não mostrar o cálculo com ajax, etc… O problema do Ajax, é que o evento dele é vinculado a campo, então realmente só da forma que lhe disse…

Rodrigo Lins.

Bom dia Rodrigo,

Teria algum exemplo para eu fazer esse cálculo no final do processo de preenchimento dos campos?

Agradeço a atenção.

Boa,

O cálculo no final que digo, seria no último fazer o cálculo que você precisa com o evento ajax mesmo. Mas, o problema é que não ficaria alterando a soma quando alterasse algum valor…

Uma outra solução seria fazer a soma somente no banco de dados mesmo, no evento onAfterInsert ou onAfterUpdate ou onValidate… dependendo da forma que irá funcionar o cálculo.

Não vejo tanta solução para isto… (sendo ajax) a não ser criar para cada campo que necessitar… deve haver outra forma, mas eu não estou conseguindo identificar.

Rodrigo Lins.

Boa tarde!

Bom, para não ficar tão ruim, fiz a soma ao carregar ou atualizar o formulário com evento normal onLoad.

Não foi exatamente o que eu pretendia inicialmente, mas ja ajudou!

Obrigado a atenção de todos e até a próxima dúvida! rsrs