A minha postagem não ajudará a resolver o problemas, mas poderá dar uma luz.
Toda essa questão de controlar os relatórios, cabeçalhos, colunas, totais, subtotais, subgrupos, etc.
Quando programávamos em Cobol era tudo feito na unha.
O SC nos dá uma produtividade tremenda, mas se temos que resolver um problema, não há nada que lógica de programação e uns minutos no teclado não resolvam.
Para resolver um problema imediato, não podemos ficar procurando “alternativas mil” para resolver o problema.
Temos que resolver e pronto.
Muito falam que não conseguem entender o FPDF.
Sabendo pensar e conhecendo uns 2 comandos específicos, além os do próprio PHP, não há nenhum relatório que não possa ser feito com razoável velocidade.
os mais novos estão acostumados a usar de ferramentas drag and drop, oop e mais um monte de siglas e esquecem que antigamente não tinha nada disso e os sistemas funcionavam, e muito bem.
Não quero que me entendam como um cara retrógrado.
Eu só quero dizer o que mencionei no quarto parágrafo; se há um problema, vamos resolve-lo. não interessa como. o único objetivo é a solução.
Agora se temos tempo disponível para o estudo e experimentos, vamos fazer testes, pesquisas, etc.
Mas, se for pra resolver o problema, o SC oferece tudo que precisamos.
E esse “tudo”, combinado com um bom pensamento lógico e conhecimento do que deve ser feito é show de bola.
não se esqueçam que para que possamos calcular integrais, raízes, fatoriais,porcentagem, etc
foi preciso que decorássemos a tabuada, lá no primeiro grau.
muitos ainda a tem decorada outros, no entanto, a entenderam (com certeza alguns anos depois).
esses que entenderam estão em vantagem em relação aos outros. pois tiveram seus pensamentos/raciocínios aguçados.
reforcem seu conhecimento de base e para tudo se encontrará a solução.
para terminar essa novela, minha opinião final:
não esperem demais da ferramenta.
encontrem a solução com o que é disponível.
“Se temos um limão, vamos fazer uma limonada”
[]s
PS: Obrigado a quem teve saco para ler tudo. hehehe