Sobre relatório com o código pdf

Bom dia
Estou com uma dúvida utilizando o formato livre no report pdf na seguinte questão.Preciso de ter um cabeçalho fixo onde conterá algumas informações e consulta sobre o nome do cliente, endereço, etc. O formato é em paisagem.

No sub-relatório eu vou ter informações de itens do pedido por exemplo. Só que no exemplo eu tenho 50 itens, ou seja, vai gerar inúmeras folhas.

Tem como eu definir que saia 6 itens e na próxima página sai o cabeçalho e a continuação. Quando terminar no item de nro 50 eu chamaria um novo sub-relatorio para exibir algumas referências e metodologias utilizado nestes itens e o nome do responsável…

É possível, alguém já fez alguma coisa parecida. Gostaria de uma orientação quanto ao uso do código do pdf.

Att
Fabricio - BH

Alguém resolveu esse problema ?

Pelo que tenho notado em consultas formato livre na versão 7 que utiliza o wkhtmltopdf como gerador do pdf o próprio wkhtmltopdf tem conseguido contornar essa questão de estourar a página jogando o restante para baixo.
agora a questão do cabeçalho é um pouco mais complicada, dá pra fazer uma implementação via css e html pra forçar o cabeçalho, já vi isso em algum lugar, mas nunca testei pra ver se o wkhtmltopdf vai respeitar esse cabeçalho em todas páginas subsequentes.

A minha postagem não ajudará a resolver o problemas, mas poderá dar uma luz.

Toda essa questão de controlar os relatórios, cabeçalhos, colunas, totais, subtotais, subgrupos, etc.
Quando programávamos em Cobol era tudo feito na unha.

O SC nos dá uma produtividade tremenda, mas se temos que resolver um problema, não há nada que lógica de programação e uns minutos no teclado não resolvam.

Para resolver um problema imediato, não podemos ficar procurando “alternativas mil” para resolver o problema.
Temos que resolver e pronto.

Muito falam que não conseguem entender o FPDF.
Sabendo pensar e conhecendo uns 2 comandos específicos, além os do próprio PHP, não há nenhum relatório que não possa ser feito com razoável velocidade.

os mais novos estão acostumados a usar de ferramentas drag and drop, oop e mais um monte de siglas e esquecem que antigamente não tinha nada disso e os sistemas funcionavam, e muito bem.

Não quero que me entendam como um cara retrógrado.
Eu só quero dizer o que mencionei no quarto parágrafo; se há um problema, vamos resolve-lo. não interessa como. o único objetivo é a solução.

Agora se temos tempo disponível para o estudo e experimentos, vamos fazer testes, pesquisas, etc.

Mas, se for pra resolver o problema, o SC oferece tudo que precisamos.
E esse “tudo”, combinado com um bom pensamento lógico e conhecimento do que deve ser feito é show de bola.

não se esqueçam que para que possamos calcular integrais, raízes, fatoriais,porcentagem, etc
foi preciso que decorássemos a tabuada, lá no primeiro grau.
muitos ainda a tem decorada outros, no entanto, a entenderam (com certeza alguns anos depois).
esses que entenderam estão em vantagem em relação aos outros. pois tiveram seus pensamentos/raciocínios aguçados.

reforcem seu conhecimento de base e para tudo se encontrará a solução.

para terminar essa novela, minha opinião final:
não esperem demais da ferramenta.
encontrem a solução com o que é disponível.
“Se temos um limão, vamos fazer uma limonada”

[]s

PS: Obrigado a quem teve saco para ler tudo. hehehe

Jorge.

Excelente colocação.

Parabéns pela resposta.

Olá a Todos

Resposta realmente perfeita Jorge. Só acrescentando, devemos nos lembrar que ferramentas como o Scriptcase tem o objetivo de aumentar a produtividade em tarefas rotineiras (repetitivas) como Entradas de Dados, Consultas, etc (inclusive relatórios), de uma forma básica (ainda que provida de certa complexidade). Jamais encontraremos uma ferramenta que trate exceções. Somos programadores galera, vamos programar ao menos um pouquinho!!!

Abraço a Todos

Jorge,

Gostei da resposta. O SC já me facilita um bocado a vida em relação a desenvolvimento rápido de sistemas. Sou do tempo do Clipper, da época que quando era pra fazer um relatório, era tudo na unha mesmo (no COBOL era bem pior) e era um saco fazer essa tarefa tão repetitiva.

Hoje, o SC me acostumou a fazer as coisas mais rapidamente. Daí é que eu penso que quanto mais rápido pudermos fazer algo, melhor. Então se tivéssemos, por exemplo, uma IDE que usasse a FPDF, com recursos drag-and-drop, os relatórios seriam tão fáceis de fazer quanto usarmos o SC para desenvolver nossos sistemas, não achas? Meu comentário não é sobre o SC e sim sobre algo que pode melhorar a nossa produtividade. Afinal de contas, sou programador também, mas estou cansado de ficar perdendo horas escrevendo código, quando poderia ter algo que nos ajudasse a fazer isso, como o SC faz.

Só uma opinião.

Pelas respostas, vejo que consegui o meu intento: Vamos ser programadores e não apenas usuários de uma ferramenta. hehehehe

Também concordo que devemos nos “poupar” um pouco usando a tecnologia, mas não podemos, nem devemos deixar tudo a cargo do SC, senão seremos apenas “Another brick on the wall”.

[]s

Faço de suas palavras a minha meu caro !.

FPDF é uma solução bastante útil e utilizo muito, no caso que menciono é sobre ter o wkhtmltopdf e não poder fixar um header e footer nas páginas o que facilitária 100% o desenvolvimento na produção de sistemas que possui diversos tipos de relátorios , no FPDF única maneira que consegui fixar o footer e header foi com uma solução postada de um membro aqui do forúm instanciando a classe do FPDF.

“E com a utilização da ferramenta do ScriptCase não faz de ninguém menos programador ou melhor programador, e sim no desenvolvimento ágil, prático, rápido na busca de resolução do problema para o cliente.”

"E com a utilização da ferramenta do ScriptCase não faz de ninguém menos programador ou melhor programador, e sim no desenvolvimento ágil, prático, rápido na busca de resolução do problema para o cliente."

Leandro, é isso ai. :slight_smile:

Quanto ao cabeçalho e rodapé, eu uso o report pdf e defino o cabecalho e o rodapé nele mesmo e me preocupo apenas com as quebras e a linha detalhe. Ele mesmo faz o controle da mudança de páginas.

Vou gravar um vídeo de como faço e informo o link.

[]s

Leandro acho que você não entendeu, a maneira como o SC lida com cabeçalhos continua e rodapé é a mesma, o wkhtmltopdf trabalha na mesma linha do FPDF recebe parâmetros e gera o pdf, se você no PDF Report definir um cabeçalho e rodapé ele irá respeitar (ao menos deveria pois a opção existe).