Sobre as aplicações de segurança padrão

Pessoal,
Como as aplicações de segurança geradas vem por padrão com termos em inglês, mal formatados e tal, eu gostaria de saber se dá algum problema eu configurar todas elas em um projeto e, em outro projeto, gerar a segurança no mesmo modelo, apagar as apps padrão e importar as que configurei manualmente, sem levar em consideração a questão de dicionário/idiomas.

Adicionando uma informação:
Seria uma boa o SC vincular a descrição das aplicações no ambiente de desenvolvimento com o campo “Description” da tabela “seg_apps” quando a segurança fosse habilitada. Quem gosta de organizar tudo sofre com o trabalho duplicado de cadastrar as descrições das aplicações.

Abraço a todos.
Rodrigo

Acredito que problema não dá afinal mesmo sendo aplicações de segurança geradas pela ferramenta, ainda são editáveis.

Só daria problema em caso de vc mudar os nomes de vars globais gerados por ele.

Em todo caso voce pode gerar atravéz do assistente e depois importar as apps alteradas e sobrescrever as geradas.

Obrigado pela resposta Carlos,

Quero modificar apenas o visual e alguns labels, nada demais, só pra deixar o aspecto mais agradável ao usuário.
Pra não ficar tendo esse retrabalho em cada projeto, vou tentar duplicar. Gero segurança padrão no projeto novo e depois cubro com as apps modificadas.
Vou tentar pra ver no que dá.
Obrigado.
Rodrigo

depois comenta o resultado para sabermos…

Alguém conseguiu entender o REAL funcionamento das aplicações de segurança da V6? Eu confesso que não entendi, pois no banco as tabelas estão bem definidas, mas nas aplicações está muito confuso.

Kleyber, na minha visão, o que mudou da V5 pra V6 foi:

1. Incorporado o tipo de acesso do grupo de usuários (acesso, inclusão, alteração, exclusão, impressão, exportação). Esse era um item já pedido a muito tempo por todos.
  2. Integração com o log.

Pra mim, fora isso, o restante permanece igual e plenamente funcional.

O que não me deixa satisfeito é a parte visual das aplicações, como são provenientes de geração automática, acho que deveriam ser melhor acabadas, pra realmente o usuário do sc não ter mais nenhum trabalho ao usá-las.
Os vídeos do sc que a NM disponibiliza deixam enfatizado a rapidez e praticidade com que se gera um sistema, mas nós sabemos que essa “rapizez” tem um custo de tempo para customização no mínimo do aspecto visual, e no que se refere ao sistema de segurança, o visual é trash.
Nem com pressa eu gero apls tão mal acabadas.
Não falo nem em fugir do padrão sc, falo em seguir e mesmo padrão de todas as apls, mas com cabeçalhos mais trabalhados, colunas em consultas e campos com labels corretos, bem posicionados, algo desse tipo.
Essa é a mudança que pretendo fazer em 1 sistema e depois exportar pra outros projetos, vou fazer o que o sc não faz, um bom acabamento.
Quanto a funcionalidade, eu, não tenho o que questionar, pra mim funciona muito bem.

O que me parece é que a nm se preocupou em inchar a V5 pra lançar a V6, sem se preocupar tanto com os problemas que também vieram junto.
Alguém se atreve a usar o gráfico de Gantt? Aquilo parece uma brincadeira de mal gosto.

Ufa! Desabafei de novo! kkkkk

Abraço a todos! e Fé! Um dia melhora!
Rodrigo

Rodrigo, li sua opinião e opiniões não se discute porem algumas das afirmações acredito que possam ser melhor pensadas por exemplo:

...mas nós sabemos que essa "rapizez" tem um custo de tempo para customização no mínimo do aspecto visual...

Na empresa que trabalho pude recriar vários módulos que vinham sido desenvolvidos “na mão” ao longo de quase 3 anos em questões de meses. Claro que esse é o intuito da ferramenta RAD mas vá eu ou voce ou qualquer outro desenvolvedor fazer todas as tarefas propostas utilizando apenas o php javascript e html no dia a dia e na minha opinião os forms são bem trabalhados, até mesmo visualmente falando, para o que foram projetados: Atender sistemas.

Já se o intuito é desenvolver sites, acredito que a ferramenta a utilizar não é essa pois aí sim exige um visual mais atrativo.

Não falo nem em fugir do padrão sc, falo em seguir e mesmo padrão de todas as apls, mas com cabeçalhos mais trabalhados, colunas em consultas e campos com labels corretos, bem posicionados, algo desse tipo.

Já essa segunda afirmação é algo muito cultural pois cada empresa adota um visual dependendo da localização dessa empresa, dos indivíduos que irão utilizar mais tarde o sistema e, novamente, caso voce altere d+ a estrutura de cabeçalhos e rodapés a cada sistema que desenvolve, alem disso te trazer dor de cabeça , o seu trabalho não será levado a sério fora o tempo gasto que poderia estar sendo usado para aplicar novas funções e correções ao sistema.

Só pra concluir:

A geração dos graficos é um pouco complexa, realmente, e com exceção das opiniões acima, concordo com o que voce apresentou.

Carlos, eu não falei da geração de todas as apls que o sc gera, me referi as apls de segurança, essas sim são muito mal feitas visualmente.
E também não falei ‘sobre gráficos’, falei sobre a opção gráfico de Gantt, que vem nas consultas. Dá uma olhada na opção e gere um pra ver.

O restante que o sc gera eu gosto de ‘quase’ tudo. Mas nesse post eu não me referi a isso.

Ja tentei usar o gantt, realmente… ;S

Rodrigo,

É exatamente a isto que me refiro. Se você olhar para o esquema de segurança e simplesmente depois de gerado tentar usá-lo, fica meio confuso e achei também mais trabalhoso, pra quem vai administrar acessos.

Estou usando as aplicações de segurança do SC.
Depois de gerada as aplicações, mexo nelas normalmente… troco os labels, e toda a visualização… fica totalmente com outra cara. E tá rodando normalmente.

Estou me arriscando a mexer também nos códigos gerados nessas apliações para rodar da maneira como preciso.
A dificuldade que tive foi adaptar o esquema de segurança em grupo para uma sistema multi-empresa…
Até agora não tá 100% redondo. Mas vai indo.

Sistema multi empresa é um caso amigo…

O jeito é sair criando flag em td q é registro…

sim… e ainda acertar todos os relacionamentos de tabelas (usuários, grupos, permissões) alem dos processos (sincronizar aplicações, login, troca de senha)!