Situação grave - Lookup

Bom dia,

Venho me deparado com uma situação um pouco grave no sistema de lookup de campos Auto-Completar e acredito que varios outros se vêem nessa situação também…

Tenho formularios que devem fazer entrada de registros que atendam a uma condição.Como exemplo, em uma delas um fornecedor só pode entrar num processo de compras caso tenha um certificado.
Porém, esse certificado possui uma determinada validade e a partir de certa data não poderá ser listado no auto-complete.

Supondo que fosse aberto um desses processos com meu “Fornecedor x” no dia 7 de maio e o certificado é valido até 9 de maio.

Ao ser aberto o registro com esse processo no dia 10, o campo fornecedor aparecerá sem o nome do fornecedor causando impressão ao usuario de perda de dados.

Gostaria que o lookup fosse um meio de listagem de entradas apenas e não um critério de exibição de campo.

Grato.

Carlos boa tarde,

Se eu entendi bem, o caso seria mudar o SELECT incluindo um WHERE em um campo que indique que o certificado não seja válido. Ou entendi errado?

é exatamente isso Kleyber.

Vou exemplificar usando uma das situações que ocorreram em meu projeto.

Um produto entra em um lançamento de nota fiscal quando a quantidade do pedido for maior que zero. A quantidade do pedido é decrementada a cada inserção em uma nota.

Naturalmente se um pedido chega a quantidade disponivel zero, a nota fiscal não poderá perder a descrição do produto.

Em meu lookup fiz a seguinte tentativa:

SELECT id, descricao
FROM nf_entrada_fila
WHERE (fornecedor_id=[fornecedor_id] AND quantidade_dispinivel>0) OR id=’{nf_entrada_fila_id}’
ORDER BY id DESC

Para evitar erros de sql tentei inicializar o campo {nf_entrada_fila_id} com zero quando vazio mas, neste caso, o lookup passa a não ter resultados piorando ainda mais a situação.

PS: O ideal é que esse filtro fosse feito na entrada mas o lookup de descrição fosse algo como:

SELECT id, descricao
FROM nf_entrada_fila
ORDER BY id DESC