Sistemas de alta demanda

Tenho utilizado o scriptcase para desenvolvimento de pequenos sistemas. Alguém já utilizou o scriptcase em grandes projetos com possibilidade de mais de10.000 usuários ? Não seria todos esses acessos simultaneos, mas o sistema deveria ter capacidade de funcionar sem lentidão. As vezes achava os sistema do scriptcase 8.1 um pouco lento, não sei se melhorou nessa versão 9.5
Qual a experiência dos senhores?

O SC falha em sistemas multiusuário em formulários usuários diferentes editando o mesmo registro.
Tem um excessivo uso de memória, haja servidor.
Não aconselho usar o SC nesse caso.

2 Curtidas

@InfinitusWeb não precisa de endosso…rsrs…, mas realmente @tam.net, o que ele disse é a verdadeira história, terá que ter um servidor muito robusto se não quer lentidão, e faria a sugestão de manter a regra de negócio no banco. Mas o melhor panorama é não utilizá-lo para este fim.

1 Curtida

Não aconselho, muitos bugs e não tem suporte.

1 Curtida

Mais de 1 mês sem correções. Imagine seu sistema esperar 1 mês para ter correção de um bug.

A robustez de um sistema está na filosofia empregada pelo desenvolvedor: clareza no que deve ser feito, bom projeto, boas práticas de programação, testes e mais testes. Quanto à ferramenta, isso pouco importa. Tenho um projeto em execução de uma faculdade (quase universidade) que em alguns momentos do dia há mais de 3 mil usuários online, principalmente depois da pandemia. No servidor, além da parte acessada pelos usuários desenvolvida em PHP com o uso da ferramenta Scriptcase, concorre também o uso do Moodle. O consumo de tempo de servidor nesse caso é até bem abaixo do que esperava. O SGBD que uso (PostgreSQL) permite um balanceamento muito bom, lembrando que boa parte do “runtime” (tempo de execução do sistema) está relacionado com banco de dados e tráfego em rede. Mantenho ainda um sistema em legado COBOL (AS-400), outros dois em Dataflex, mas me surpreendi com o PHP e com a ferramenta Scriptcase.

1 Curtida

Uso ferramentas CASE/RAD desde a época em que desenvolvia em COBOL para alta plataforma e baixa plataforma. Na época já havia boas ferramentas (TELON, COBFLEX, DATAFLEX, 4GL, etc). Desenvolvo rotinas para SAP-R3 em ABP4. Usar Scriptcase não foi surpresa para mim, mas me surpreendeu a robustez da ferramenta. O cógido gerado é um verdadeiro “espagueth” quase ineditável, mas é eficiente, cumpre eficientemente o que é proposto. SC tem seus problemas, algumas vezes até bugs, mas que sistema não possui isso. Tenho um “problemão” com uma ferramenta RAD renomada, o Delphi. Já reclamei inúmeras vezes e eles não corrigem. Então, bugs não é exclusividade do SC. É uma excelente ferramenta, mas não chego a dar nota 10 não, assim como não dou nota 10 a sistemas desenvolvidos por mim e minha equipe.

1 Curtida

Quando falo em equipe, eu gerencio uma equipe múltipla de 11 desenvolvedores, todos na faixa etária entre 45-60 anos de idade. Os projetos em COBOL consomem três desenvolvedores, DATAFLEX e outras ferramentas com 4GL Informix outros três e por aí vai (programamos em Perl, Python, C K&R e ANSI, C++, COBOL, JAVA, 4GL). Já a escrita do sistema para faculdade em SC consome apenas um único programador, ou dois, se me incluir vez ou outra. Ferramenta simples. O CRUD do sistema da faculdade composto de 105 tabelas, foi desenvolvido em SC em apenas 10 horas, sem erros, sem excessões. Tudo tem a ver com bom projeto, boa modelagem de banco, e boas práticas.

Já a expressão “Alta Demanda” no título desse item do forum, precisa ser bem explicitada. Se “alta demanda” significa acessos a armazenagem (disco), alta disponibilidade, replicação de dados, então isso está mais relacionado a infraestrutura do que propriamente à ferramenta SC ou à linguagem que se usa para o desenvolvimento, que aqui se trata do PHP. Quanto ao acesso multiusuário em programas PHP, isso também está relacionado a boas práticas em trabalhar o e com o BD.

1 Curtida

Discordo.

Quando o desenvolvedor não é responsável pelo código fonte gerado a ferramenta gera alto impacto na boa ou não performance do sistema.

Modelagem sim contribui muito na performance, inclusive pode ser um grande impactador nos resultados.

Já adianto que iniciei minha carreira com Cobol em IBM-360 com 256 de RAM.
Já passei por todas as versões do DataFlex até o VDF12.

Scriptcase não sustenta alta demanda, basta colocar em modo debug e ver suas querys exageradas e ruins.

Um update em um formulário executa alteração em todas as colunas mesmo que não tenham sido alteradas ( o que compromete um sistema multi usuário com alta concorrência).

Cada sessão carregada é significativamente enorme, sendo que carrega a memória com dados redundantes e que nem vão ser usados pela aplicação.

Então, a meu ver, 10mil usuários online acessando aplicações scriptcase é um risco grande.

Prazer Haroldo, esteve com a boa e velha ferramenta dos “ANADIPROPÉGUAS”, o famoso OS-VS COBOL-360. Onde é que havia essa “alta plataforma” com a qual você trabalhou? Eu estive no SERPRO e TELEGOIAS no anos 80, no BRADESCO anos 90. Nos anos 80 prestei serviços a uma empresa em Goiânia que ainda perfurava cartões e colocava para processar (sortear) num IBM-82 Card Sorter. O computador era um pequeno “trambolho” de 8 bits 32mb de memória IBM S/7020 de 1970. É sempre bom rever assuntos antigos com antigos programadores COBOL. Meu ZAP: 62 99370-1973.

Já disse isso antes aqui.
Meu primeiro programa, com 17 anos de idade levei numa caixa de sapato (há 40 anos).
Um relatório de um sistema de folha de pagamento.
Com 18 anos já dava aulas de Basic numa antiga escola de informática em São Paulo.
Passei 10 anos trabalhando em chão de fábrica (Cobol, PCP).
Outros 10 anos na área de financeira de um banco, mais especificamente Factoring.

Bom dia Haroldo!
Pela tua experiência no SC, posso entender que os projetos gerados no SC, não são recomendado para uso com grande numero de usuários, seja, local ou na web. Se for assim, meu projeto, pode não rodar. :thinking:

Pode sim.
Coloque no Linux, um boa máquina, escolha uma banco de dados confiável (Tenho sugerido PostGreSql se for gratuito). Não terá problemas.

Boa tarde Haroldo! grato pelo retorno. amigo, algum consideração sobre o Mysql?
o projeto dando certo, terá um nro de 12 a 15 mil usuários dias concomitante.
Achas o Mysql não podes suprir?

Entre MySQL e MariaDb prefiro MariadDb.

Supre. Mas acho que mais cedo ou mais tarde terá que fazer um balanceamento de carga com tantos usuários. No servidor web e talvez no banco de dados.

1 Curtida

Vlw pela disposição!!!
um abs,

com tempo, sem duvida isso terá q ser avaliado.
abs