O ERP que tenho em ambiente linux tem controle de grade, que pode ter dois níveis para combinações, incluindo grade para matéria-prima, com controle na produção (saber de quem e quando comprou e qual Ordem de Produção foi utilizado e fazendo controle de qualidade)
Nas vendas os produtos podem ou não ter a grade, incluindo o prazo de validade de cada grade.
Estoque por grade e geral do produto, com controle de produtos a faturar e a entregar
O sistema controla produtos de entrega futura ou não, e com controle de produtos a entregar, controle de embarque próprio ou não.
Saída de matéria-prima para ordem de produção, incluindo reserva da grade específica para produção pelo pessoal do estoque.
Estorno de quantidades não utilizada retornando na grade da reserva, voltando ao estoque.
Exportação para loja virtual dos produtos com e sem as grades, com opção de exportação para atualização do site (de terceiros).
O controle de grades que tenho está desde 1999.
O ERP atual está em harbour / linux, o mesmo que estou desenvolvendo para o scriptcase + postgresql.
Att,
Jocimar