Séria vulnerabilidade XSS no SQL Builder

A NetMake tem conhecimento que o SQL Builder, incluído no Scriptcase, tem um (sério) problema de XSS (testado nas versões 7 e 8 )?

À primeira vista, XSS pode não parecer tão perigoso… mas esta brecha pode levar à muitos problemas, inclusive roubo de sessão do Scriptcase, onde o usuário pode entrar no ambiente do Scriptcase e visualizar/alterar as aplicações.

Isso é sério… a NM então precisa tomar providências!!!

Primeiro, se há algum risco, ele só ocorrerá se o SC estiver instalado em um domínio disponível na internet.(Hospedado em um provedor por exemplo). Acredito que a grande maioria utiliza o Sc instalado localmente em seu computador, o que restringe o suposto problema.

Segundo, o “hacker” teria que ter acesso ao item do menu para acessar a página do SQL Builder. Se este hacker conseguir bular o menu e entrar direto na página do sqlbuilder não teria acesso aos bancos de dados pois não houve seleção de u projeto.

Terceiro, pode até ser que a NM não tenha se preocupado com SQL Injection, o que acho difícil, mas não seria simples promover um ataque desses.

E por ultimo, se Hacker é bom não há sistema de segurança realmente seguro.

Haroldo não me refiro a SQL Injection, me refiro à XSS (Cross-Site Scripting). O “hacker”, como você chama, não precisa ter acesso ao “item do menu”, e nem acessar o SQL Builder.

O que acontece é que quando se executa uma consulta (SELECT) no SQL Builder, ele não exibe o resultado (na tela) em texto puro… o resultado é interpretado como HTML. Se tiver qualquer conteúdo que possa ser interpretado como HTML, ele vai interpretar. Dessa forma é possível executar código javascript e com isso roubar/falsificar os cookies, ou seja, a sessão (login) do usuário. Além de também abrir espaço para outro problema: CSRF (Cross-Site Request Forgery).

Se quer fazer um teste, insira este valor em uma tabela qualquer e depois faça um SELECT nesse registro (SELECT usando o SQL Builder):

INSERT INTO tabela(campo) VALUES('Tes <script>alert(123)</script> te')

Quando o SQL Builder exibir o valor, o browser vai interpretar o conteúdo como HTML e mostrar a caixa do alert. Claro que esse é só um exemplo…

A mesma coisa acontece se você tem um formulário com input(text), textarea ou campo de upload de arquivos que aceite arquivos com conteúdo de texto (e o arquivo seja salvo em banco de dados). Se o usuário cadastrar algo que possa ser interpretado como HTML, quando fizer o SELECT no SQL Builder, o valor vai ser interpretado.

E sobre estar instalado em um domínio disponível na internet, mesmo que esteja em uma intranet ou computador local, ainda pode ser prejudicado pelo CSRF.

E quando descobri este problema, ainda vi outra coisa que a NetMake precisa tomar conhecimento: a “trava” de quantidade de usuários logados pode ser burlável clonando a sessão do usuário.

Os proprios nevagadores mais atualizados estão bloqueando XSS. Faça um teste no Chrome.

Eu fiz. Versão 51.0.2704.103 m. Na primeira vez que o script no meio do conteúdo é executado (através do SELECT) ele é bloqueado, nas próximas vezes ele é executado normalmente.

E no Firefox, Versão 47.0, é executado normalmente.

Estranho, não consegui fazer instrução via script, mesmo por via de segunda tentativa. Como estais fazendo?

Então, estou fazendo assim:
https://www.youtube.com/watch?v=dZr_EyRQ99M

Ahhh… entendi agora. Você esta jogando dentro do SQL Builder, blz… Mas onde isso pode influenciar na aplicação gerada pelo SC e a mesma em produção? Pois estava pensando que era nas aplicações já geradas pelo SC, não me atentei ao SQL Builder.

Eu uso o SC local, e mesmo usando ele no servidor web não tem como eu usar o XSS sem ao menos ter acesso ao SQL Builder pela autenticação de usuário. Como uma pessoa (um hacker por exemplo) vai usar o XSS no SQL Builder sem ser pela autenticação?

Na verdade o hacker não usaria o SQL Builder… ele só precisa cadastrar esse texto com o script em algum campo (ex: tela de cadastro), e quando o programador usar o SQL Builder para buscar esse registro, o script vai ser executado.

Suponhamos que você tenha uma página para o usuário se cadastrar, com campos como nome, endereço, etc. No campo endereço, ele digita algo como “Rua ”… quando o programador fizer um SELECT no SQL Builder que retorne este registro, o script vai ser executado. Se tiver tags HTML (como img, video, iframe, etc) no meio do texto, também vão ser interpretadas.

O alert é só um exemplo… a pessoa pode adicionar uma requisição ajax que envie os cookies do usuário (nesse caso seria do usuário logado no scriptcase) para algum servidor dele, e tendo os cookies a pessoa consegue “falsificar” a sessão (vai conseguir entrar no ambiente do scriptcase sem precisar logar). Ou então um script que simule a requisição que o scriptcase faz quando você exclui um projeto e deletar seu projeto. As possibilidades são inúmeras, porque o hacker teria acesso praticamente completo ao seu scriptcase.

Esse mesmo problema do conteúdo ser interpretado como HTML pode acontecer nas aplicações… mas nas aplicações cada campo possui a opção “Mostrar conteúdo HTML”, em que se estiver marcado, o valor não é interpretado como HTML, e sim como texto puro (e é o que deveria acontecer no SQL Builder).

O INSERT que eu fiz no vídeo foi apenas para simular uma tela de cadastro (ou seja, simular um usuário cadastrando aquele texto)…

Entendi, até ai tudo bem, mas o usuário não estará previamente autenticado ? E geralmente o usuário é um técnico habilitado a mexer no SQL Build do SC e de confiança da empresa, sinceramente não consigo identificar o “perigo” que isso pode causar.

[font=verdana, arial, helvetica, sans-serif]O usuário ao qual me refiro é o usuário final da aplicação (o que usa a aplicação em outra empresa ou em casa). Através dessa brecha, ele pode fazer com que o programador execute comandos javascript sem saber (já que o SQL Builder executa qualquer script que o usuário insira em um campo qualquer), como chamar funções do Scriptcase (gerar aplicações, deletar aplicações, etc) ou falsificar/clonar a sessão de login do Scriptcase (aí ele teria acesso completo ao ambiente do Scriptcase caso ele esteja disponível online).[/font]

[font=verdana, arial, helvetica, sans-serif]A premissa do XSS é que o “hacker” não executa nada, mas ele faz com que outra pessoa execute. O quão perigoso é essa execução depende dos privilégios que essa outra pessoa tem (como por exemplo um administrador do sistema, ou nesse caso o programador no ambiente do Scriptcase, que tem permissão de visualizar/alterar/excluir aplicações e projetos).[/font]

Vlw por compartilhar, toda melhora na segurança é bem vinda, já enviou para:
bugs@netmake.com.br

Obrigado pela recomendação Jailton!

Acreditei que por ser o fórum oficial houvesse algum funcionário tomando conta e que pudesse reportar o problema para os responsáveis.

Mas como não foi o caso… acabei de reportar o problema para o endereço que você me passou.

Valeu!

Prezados,

Na release v8.1.038, fizemos algumas mudanças na segurança das aplicações geradas.

• Adicionado suporte a token CSRF. Opção disponivel na interface de segurança.
  • Adicionado opção na interface de Segurança, para evitar a visualização de aplicações que são chamadas através de ligações.
  • Adicionado opção ‘Executar\Interpretar conteúdos em JavaScript’ em campos Texto e Texto com Múltiplas Linhas em aplicações Consulta. (Proteção - Cross-Site-Script)
  • Adicionado opção para permitir ou não códigos JavaScript nos campos Texto e Texto Múltiplas Linhas. Proteção nos códigos (Cross-Site-Script)
  • Adicionado opção ‘Remover as tags HTML’ nas aplicações Consultas.

http://www.scriptcase.com.br/changelog-scriptcase/

Em relação ao SQLBuilder, estaremos verificando e posteriormente corrigindo nas próximas versões. Porém, a citação de Haroldo está correto.
“O “hacker” teria que ter acesso ao item do menu para acessar a página do SQL Builder. Se este hacker conseguir bular o menu e entrar direto na página do sqlbuilder não teria acesso aos bancos de dados pois não houve seleção de u projeto.”

A citação do Haroldo não está correta, visto que quem usa o SQL Builder é o programador, e não o “hacker”.

A única coisa que o “hacker” precisa fazer é inserir o texto contendo o script em um campo de uma aplicação qualquer, e quando o programador fizer um SELECT nessa informação pelo SQL Builder, o script vai ser executado.

Em momento nenhum o “hacker” precisa acessar o ambiente do Scriptcase. Ele só precisa inserir a informação através de uma aplicação de formulário. Só isso. Quem vai executar o script não é o “hacker”, é o programador (mas sem saber!).

Isso é XSS. O hacker não executa nada, ele apenas insere informação (através de um simples cadastro). Ele faz com que outra pessoa execute.

• Adicionado opção ‘Executar\Interpretar conteúdos em JavaScript’ em campos Texto e Texto com Múltiplas Linhas em aplicações Consulta. (Proteção - Cross-Site-Script)

Esta aqui ja responde tudo, si tu deixar vai poder si não , não.
simples

Alias Anderson, si este é o problema porque então usar SC?

@Yuri Esteves
Estas alterações na v8.1.038 parecem ótimas. O token deve ajudar bastante! Mas acredito que elas sejam apenas para a aplicação gerada pelo Scriptcase, certo? E não dentro do ambiente do Scriptcase (SQL Builder)…?

Essa nova opção, ao que me parece, se refere apenas às aplicações. Essa opção existe no SQL Builder? Comentei anteriormente sobre a opção “Mostrar conteúdo HTML” que resolveria o problema, mas ela só existe para campos de aplicações (no SQL Builder ela não existe).

Minha intenção é apontar algo que pode ser melhorado, porque não adianta muito a aplicação desenvolvida estar segura, se houver brecha em outro lugar. Não sei qual o nível de seriedade das aplicações que você desenvolve, mas se você não se importa com a qualidade e a segurança de suas aplicações, é uma escolha sua. Mas eu me importo. Segurança é requisito mínimo para qualquer software.

Sua sugestão é que, ao invés de corrigir o provável problema, eu deixe de usar o Scriptcase? Se eu estiver equivocado quanto ao problema que estou relatando e ele não existir, ok. Então me mostre que o problema não existe ou apresente fatos. Porque até o momento, os testes que fiz comprovam que o problema existe sim.

Gravei este outro vídeo, talvez te ajude a entender melhor o problema.
https://youtu.be/NFZX3VNoHBg

ahh agora deu pra entender o que tu queria explicar.

antes de ficar fazendo pipoca mostra de uma vez a que se refere rsrs
dai não fica comprido o tema.

Me retrato em quanto a minha resposta no post anterior
1 video vale mais que 1000 palavras rsrsr