SCTOOLS EXTENSÃO PARA BROWSER - CUIDADO.

Aconselho a quem estiver usando essa extensão removê-la e trocar sua senha no scriptcase, senhas de banco de dados e tudo mais.

Meus logs começaram a apresentar registros estranhos em dias e horarios estranhos.

Tomem cuidado.

Boa Haroldo.
Vindo de você vamos ficar atentos.

É bom tomar cuidado com qualquer ferramenta que se propõe a agilizar seu ambiente que não deve ficar exposto.

Esses últimos 30 dias quem trabalha com o SC foi premiado, hehe com tanto ‘hack’.

Olha Jailton!
Não são os hacks que me causam desânimo.
Mas sim, a falta de hombridade de quem o fez.

A tendência de agora para o futuro é isso piorar, já que vão começar a entrar os dispositivos ‘Iot’ A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things) é uma revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte, etc) à Internet[1][2], cujo desenvolvimento depende da inovação técnica dinâmica em campos tão importantes como os sensores wireless, a inteligência artificial e a nanotecnologia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_das_coisas

Se tiver um tempinho assista a série da NETFLIX Black Mirror, fala justamente sobre isso, um abraço.

Seria interessante o Anderson se pronunciar. Haroldo, não pode ser outro problema? Achei tão interessante esse plugin do Anderson.

Converse com o Alexandre em PV.
O proprietário do Aplicativo deve ter visto essa postagem e teve a chance de se defender.

Bom dia.

Eu tinha visto sim o post, mas eu não quis me defender. E por quê? Porque o meu erro com o Alexandre não teve nada a ver com a extensão SCTools, que é sim 100% segura, inclusive todo o código dela está disponível de forma pública no github para quem quiser analisar / alterar / instalar. Eu conversei com ele e pedi desculpas, mas pelo visto nada vai adiantar e sempre vou ser visto de forma negativa; e vocês estão aqui no fórum a bem mais tempo que eu, suas palavras tem muito mais importância/respeito que a minha, então eu preferi abaixar a cabeça e deixar de participar do fórum. Afinal, a extensão eu havia criado para meu uso pessoal, mas achei que ela poderia ajudar outras pessoas também, por isso que a disponibilizei; mas eu não ganho UM centavo sequer com ela, sendo que na verdade eu tenho que investir MEU tempo para desenvolvê-la. E não vejo muito sentido em além de ter que investir meu tempo para desenvolvê-la, ainda ter que passar por esse stress; então eu estou preferindo tirá-la do ar e deixar só para meu uso pessoal novamente, mesmo que fazendo isso a extensão seja acusada de algo que ela absolutamente não faz. Eu até entendo seu lado e sua desconfiança, mas por favor, tente entender o meu também, e no momento eu só quero paz.

Bola pra frente Anderson.

Errar faz parte do ser humano, reconhecer seus erros o ajudam a evoluir.

Obrigado pelo incentivo e pela mensagem positiva, Haroldo.

Ola

Eu estou usando sua extensão e estou muito contente com isso.
Gostaria que repensasse a decisão de tira-la do ar.
Cada um pensa como achar certo e tambem usa se quiser.
Ninguem nunca vai contentar todo mundo.

Moacir de Oliveira

Anderson, sai daqui não.
Aconteceu e irá acontecer cada uma, que, com certeza, faz parte do crescimento desse grupo.
Assim como todo os membros desse fórum, com certeza você tem muito à contribuir.

Não sei quanto aos demais amigos do forum, mas acredito que este episódio pode contribuir muito para todos nós. Desconheço ao certo o ocorrido, mas sendo o que “rolou” no grupo WhatsApp a poucos dias, acerca da tentativa de invasão aos servidores do nosso grande Alexandre (Caso não seja isso desconsiderar daqui para frente), acho que podemos tirar disso algum proveito. Partindo do princípio que tal iniciativa do referido plugin e o inconteste vacilo do nosso camarada Anderson tenham se prestado a isso, abre-se uma vez mais a oportunidade de discussão de tão importante tema aqui no fórum: A segurança do SC e “adjacências”.

Não desconsiderando o sufoco que imagino o amigo Alexandre ter passado e o “deslize de conduta” do amigo Anderson, que em nenhuma circunstância pode ser considerada aprovável!

Mas, como acredito ser opinião de todos que não existe 100% de segurança, acho que quanto mais explorarmos esse assunto melhor, ainda mais em se tratando de SC, que ao meu ver, muito precisa avançar nesse quesito. Observo alguns pontos a serem investigados/estudados profundamente para que um dia a ferramenta possa alcançar um grau de segurança mais satisfatório. Falando como leigo em tal questão e na ingenuidade peculiar aos principiantes, já havia vislumbrado que um plugin poderia ser uma vulnerabilidade, (dando um giro rápido no “tio” Google podemos ver! https://www.tecmundo.com.br/seguranca/49417-cuidado-os-apps-do-seu-browser-talvez-estejam-espionando-voce.htm), mas não acreditava em um plugin chegar tão longe! Repito, mais uma vez, que não sei ao certo o ocorrido.

Portanto, particularmente para mim essa experiência serviu: explorar/estudar mais sobre segurança tanto do SC quanto nos demais elementos (bancos, browsers, rede, etc). Identifico um potencial muito grande no SC e quanto mais avançarmos em importantes assuntos como este, reportando à NM as falhas e expondo as implicações advindas disso, mais faremos com que nossos projetos atinjam um maior grau de excelência.

Existe muita gente boa nesse fórum como todos sabemos e, guardadas as devidas colocações mencionadas acima, acredito que poderíamos considerar o deslize do Anderson a nosso favor, para que ele contribua de alguma forma, num assunto que pelo que demostrou, possui um bom domínio.

Minha opinião!

É Anderson, continua de boa aqui, isso ajudou a melhorar a segurança do SC.

Estamos entrando na era agora que tudo vai estar conectado, tendo suas vantagens e desvantagens.

Alguém aqui assiste a Série Mr. Robot?, recomendo.