Scriptcase V9 - MariaDB - PHP 7.0

Amigos,

O uso do MariaDB em hospedagens WEB deve aumentar, tenho
acompanhando as principais distribuições LINUX deste ano, e
servidores LAMP prontos tipo XAMPP e o próprio CPanel Oficial,
estão adotando o MariaDB e PHP 7.0.

E este ano? o Scriptcase V9, usará PHP 7.0 e na guia de Novas
Conexões teremos um ICONE além do MySQL do MariaDB separado? isso é
para que em futuras atualizações o SC já possa dar suporte
aos novos recursos que estão vindo no MariaDB que o MySQL
não tem.

Nós assinamos o CPanel oficial em nossa hospedagem DEDICADA ao Scriptcase e no próprio
fórum do CPanel, os usuários estão cobrando a compatibilidade do MySQL 5.7
para instalação/update automático a muito tempo e eles estão direcionando ‘empurrando’ o
assunto para o MariaDB 10.1.

É Claro que o SC vai continuar mantendo e dando suporte ao MySQL, mas
vai ter a parte do MariaDB também em paralelo separada com isso,
poderemos usar novas tecnologias e agregar mais valor a nossos projetos.

Fontes Consultadas:
https://access.redhat.com/documentation/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/7/html/7.0_Release_Notes/chap-Red_Hat_Enterprise_Linux-7.0_Release_Notes-Web_Servers_and_Services.html
https://features.cpanel.net/topic/add-support-for-mysql-57
https://www.apachefriends.org/pt_br/index.html
https://mariadb.org/about/

Acho muito interessante a idéia de se ter suporte ao MariaDB, pois é a mesma forma do suporte ao MySQL. Nos testes que fiz com o MariaDB, e que eu divulguei aqui no fórum já faz um bom tempo, os resultados foram muito bons. O Alexandre Buhler já usa no provedor dele e pode nos dar mais algum feedback sobre isto… Alexandre??

Bom sobre este Tópico, vou deixar a experiencia que tivemos com o MariaDB.

Temos um ERP (3ro Maior do Pais), onde temos o mesmo ERP trabalhando sobre 2 bancos de dados MSSQL e MySQL (a gosto do cliente).
Na plataforma MySQL resolvimos fazer um teste com um cliente trocando por MariaDB , este proceso foi feito em Linux primeiramente, onde tínhamos um servidor da HP (oficial não era Clone),a mesma maquina onde estava o MySQL anteriormente, foi reinstalado tudo.
foi feito todo o script para criar o Banco de 0, ou seja não ouve Backup nem Restore, logo apos criar o banco foi feito migração dos dados, via INSERT em todas as tabelas, o Banco de Dados MySQL tinha um tamanho de 8 GB, a principio o MariaDB foi 3% - 5% mais rápido, mas logo com o uso ficou no mesmo que o MySQL, o problema veio apos 1 semana de uso, o MariaDB simplesmente corrompeu 4 tabelas das 700 que tem o sistema, parece pouco mas era tabelas primordiais. (o MYSQL em 2 Anos de uso nunca tinha acontecido), foi reparada as tabelas (não foi fácil), e tudo voltou ao normal , logo de 4 dias de uso apos o incidente voltou a ocorrer novamente porem com 3 tabelas , diferentes as anteriores, bom ate aqui nos chegamos , vimos que não ia dar resultado ate porque era um cliente relativamente pequeno, (imagina isso acontecer com um cliente de grande porte .“Adeus Projeto”), então voltamos a usar o MySQL , isso faz 10 Meses, ate hoje MySQL segue funcionando sem problemas o banco agora ja esta em 12 GB.
Fica nossa experiencia.

Willian,

Valeu por compartilhar a experiência… e descobriram qual a causa do corrompimento das tabelas?

Willian, qual versão do MariaDB vocês usaram faz quantos anos? em 2013?

não descobrimos , e nem fomos atras , si começou assim , era melhor nem perder tempo.

10.0.16 foi ano passado

Aqui tivemos problemas de corrupção com o MariaDB 10.1.5 em um banco pequeno de 19GB. Era uma corrupção atrás da outra.
Mas regredimos para o MariaDB 10.0 e resolveu. Não voltamos a testar com o MariaDB 10.1. Somente voltarei a testar depois do MariaDB 10.1.20

Observação: Nós consideramos bancos pequenos até 500GB, médios de 500GB até 1Tera e grandes acima de 1Tera. Isto muda de acordo com o critério de cada empresa. Não é algo fixo.

Willian, MariaDB é que nem Scriptcase: sub-releases pequenas são uma #¨*(*&(¨&&%$##@@@ e vem cheias de novos bugs para te deixar feliz. Exemplo 8.1.1, 9.1.4, 10.0.15 e etc.

Sobre o MariaDB:

  1. O MariaDB consome menos recursos que o MySQL e é mais rápido também.

  2. Assim como o Mysql operações de insert, update são mais lentas que selects. Isto se torna ridiculamente desesperador quando o MySQL/MariaDB estão num ambiente de alta concorrência com muitos inserts/udpates usando a engine Innodb/XtraDB.

  3. Usamos Mysql desde a versão 4.0 em 2003 e MariaDB desde a versão 10.0 em 02/2015 e posso afirmar que tanto MariaDB quanto MySQL tem facilidade em corromper bancos/tabelas maiores que 500MB MyISAM e 1GB InnoDB/XtraDB. Lembro que isto é minha visão pessoal do produto. Não tem embasamento em artigos, testes e etc. Eu pessoalmente confio mais no Firebird e Postgresql que no MariaDB/MySQL.
    Tanto que meus clientes usam e eu aconselho o uso do Mysql/ MariaDB quando o SGDB tiver prioridade para consultas ao invés de updates e insert.
    Mas eu… graças a Deus não padeço deste mal. Bani o Mysql/MariaDB de vez da minha vida (projetos). E agora sou feliz.

  4. E lógico, óbvio, evidente… que assim como no caso do MySQL, o MariaDB também precisa ser tunado de vez em quanto.
    Não vai começar a configuração com um banco de 1GB e quando ele chegar a 10Gb querer usar a mesma configuração.
    Observação: Qualquer SGDB quando cresce você tem que otimizar as configurações de buffers, pool de conexões e etc. Seja Firebird, Postgresql, MariaDB, MySQL ou outros pagos.

  5. O restore do Mysql/MariaDB para bancos acima de 10GB é sofrível. Coloque para fazer o restore e vá tomar café, academia, brincar com as crianças quando chegar em casa, jantar com a esposa num bom restaurante, dormir tranquilo e volte no outro dia para pegar o final do restore.
    Hehehehe.

  6. Importante: No MariaDB/MySQL Quem usar as configurações normais para fazer o mysqldump em bases acima de 20GB pode ter uma supresa no restore.
    O backup dará error 5: Out of memory… e irá parar. E não me venha dizer que basta aumentar o --max_allowed_packet=1024M, --max_allowed_packet=2048M, --max_allowed_packet=4096M. Não vai dar certo se você tiver menos de 8GB de memória.
    Irá ter um backup incompleto e quando for fazer o ítem anterior “5” irá ter uma surpresa desagrádavel.
    Mas isto vou deixar o caboclo sofrer um pouco e ler o manual para saber o que fazer

  7. Com a chegada do MariaDB o Mysql estará… digamos junto do openoffice. Quando o libreoffice (fork do openoffice) chegou. Ele colocou o openoffice no cantinho. Todo mundo sabe que existe, sabe que é desenvolvido. Mas conhece alguém que usa o openoffice?

8 ) Temos alguns clientes que hospedam conosco usando o MariaDB como SGDB. Estes bancos crescem a razão de 10 a 15Gb por ano. E até agora está tudo bem no MariaDB. O desempenho está bom para uma hospedagem compartilhada. É claro tirando a má experiência do item 01.

  1. MariaDB é que nem MySQL qualquer um mexe. DDL e DML são fáceis de entender e aplicar. Mas quando chega a hora do ítem “4”, tunar as configurações, a maioria nem sabe o que fazer. Você pergunta como está o innodb_buffer_pool_size em relação ao maior banco de dados e o sujeito já pega um pedra achando que você está xingando o pai e mãe dele. Como a DDL e DML são fáceis ninguém se preocupa em ler o manual. Se você fala em usar o explain para ver como os selects estão usando os índices e poder otimizar a query. O sujeito pira: “Que isto! Eu não comprei Oracle/SQL SERVER não, eu to usando e MariaDB/Mysql. Explain não é coisa do MariaDB”.

  2. Carro, livro, futebol, religião, mulher, cerveja, software de desenvolvimento, banco de dados… É tudo igual: não se empresta e não se discute. Você gosta porque gosta e acabou.

  3. Fora isto recomendo o Mariadb. Mais rápido, consome menos recursos do hardware e com novidades, como o Jailton falou, que o MySQL ainda sonha em ter.

Grato, pelo feedback Alexandre, com o ‘tempo’ o MariaDB o produto deve amadurecer e ficar bem estável, vamos dar tempo ao tempo.

Somente dando um retorno da citação acima:
Não tivemos que esperar o MariaDB 10.1.20. Estamos com MariaDB 10.1.17 e nossas bases acima de 20Gb estão rodando normal.
Sem corrupção graças a Deus.

Grato, pelo feedback Alexandre.

Oi, tudo bem

como esta a experiência com o banco de dados MariaDB?

Respondi aqui: Qual a experiência de vocês com banco de dados MariaDB

1 Curtida