Scriptcase - emissão de notas fiscais Windows e Gnu/Linux

Bom dia,
Pretendo centrar neste tópico a discussão sobre implantação de notas fiscais com Scriptcase.

Hoje temos 4 projetos gratuitos que podem ser usados:

  1. ACBrNFe através do acbrmonitorplus.
    O componente ACBrNFe é um projeto que visa:
    Gerar
    Validar
    Transmitir
    Receber as respostas dos WebServices da Receita
    Imprimir DANFe
    É um componente gratuito e faz parte do Projeto ACBr.

Conta com 2 versões:

ACBr_NFe_CAPICOM

DLLs da Microsoft CAPICOM (conexão segura)
MSXML (Assinatura e validação do XML)
Só funciona em Delphi e Windows
Usa certificados A1 e A3

ACBr_NFe_OpenSSL

Projetos OpenSource: Synapse+OpenSSL (conexão segura)
LibXml2 + XmlSEC (Assinatura e validação do XML)
Só funciona com Delphi
Usa certificados A1

  1. Uninfe

Criado em 2008 pela Unimake Softwares para permitir que empresas desenvolvedoras de softwares possam implantar a emissão de Nfe.

Coloca à sua disposição 2 aplicativos:

Uninfe: faz assinatura e envio de arquivo XML para a Sefaz
Unidanfe: faz a impressão do DANFE e envia o XML para o destinatário
Como são componentes, não emitem a Nota Fiscal Eletrônica e necessitam operar integrados a um sistema de faturamento (ERP) que forneça o XML (ou TXT) no padrão da Sefaz.

  1. NFePHP

Segundo apuramos em seu link: “NFePHP é uma API para gerenciamento das comunicações entre o emitente de documentos fiscais eletrônicos do projeto SPED e os serviços dos SEFAZ estaduais e Receita Federal. Inteiramente construído em PHP para rodar sob qualquer sistema operacional”.

  1. RDI Open NFe

Trata-se de um Nfe Open Source criado pela RDI com o objetivo de gerenciar Notas Fiscais Eletrônicas nas empresas.

Uma de suas grandes vantagens é que pode ser integrado a sistemas ERP, como o SAP, por exemplo.

Fonte: https://pluga.co/blog/financeiro/nfe-open-source/

Temos usuários que usam NFePHP, outros Uninfe e alguns fazem testes com o ACBR monitor plus.

Tem dúvidas? Encontrou algo para compartilhar! Poste aqui.

Show, Alexandre. Eu particularmente estou usando o NfePHP, mas se houver outras (e melhores) opções, por que não?

Já vejo uma desvantagem na RDI Open Nfe, que é a de rodar somente em Windows.

Kleyber,
Conforme conversamos o ACBRMonitorPlus já tem compilação pronta para Gnu/Linux.
Acho que o que falta e fazer aquela rotina para salvar danfe e xml no banco de dados.

Outra coisa que notei é a possibilidade de usar TCP/IP (http://php.net/manual/pt_BR/intro.sockets.php) para emitir as notas fiscais.
Não ficamos confinados a ter que salvar txt em pastas para envio e recepção de notas.
O que possibilita instalar o Scritpcase em lugares diferentes de onde estará o emissor (ACBRMonitorPlus).
Também não ficamos limitados ao uso do certificado A1 como no projeto NfePHP. Podemos usar o A3.
Como o ACBrMonitorPLUS é um utilitário que une em um só executável os recursos do ACBrMonitor e ACBrNFeMonitor.
Pela comunicação tcp/ip também ficamos livres para usá-los juntos a balanças, ECF, gavetas de dinheiro e etc.
Fazendo apenas a comunicação do Scripcase com o ACBRMonitorPlus via TCP/IP.
Isto tira uma limitação do php de ser server-side.
Fica a pergunta:
Alguém já experimentou o ACBRMonitorPlus no Gnu/Linux ou confirma as informações acima? Bem como deseja compartilhar informações?

Em particular uso o UniNFe / UniDANFE desde 2008, não tenho projeto para substituir esta dupla, principalmente que é uma “ponte” entre ERP e WebService.

Jocimar,
Quando já se tem uma solução consolidada não compensa mudar.
Mas no nosso caso que estamos começando penso em ultrapassar alguma barreiras.
Mas eu vi o unife/unidanfe antes de me decidir nesta empreitada.
Parece um excelente projeto e transmitiu mais segurança que o Nfephp.

Alexandre, vá em frente que também estou nessa.