Scriptcase e Firebird 3.0

Bom dia,
Alguém já testou o Scriptcase com Firebird 3.0?

Eu não, e você testou e ficou bom?

Jailton,
Houve relatos na lista do firebase que ele ficou mais lento.
Os usuários tiveram que adaptar rotinas e até mesmo fazer o procedimento correto de migração para ter o prometido ganho de velocidade
Eu irei testar hoje de noite.

Jailton,
Instalei o firebird 3.
Mas na hora de migrar os banco de dados devo ter feito algo errado.
Vou ler o release notes de novo.
Você chegou a testar a migração de um banco vindo do 2.5?
Acho que com o php terei que deixar a autenticação com legacy habilitado.

Eu esta semana, fiz um resumo de venda de ECF no BD, o DB esta com 800mb, e vários inner join para fazer esta listagem, usando o Firebird 2.5.x mesmo a versão 64,
criei uma VIEW, vi que o SC só de abrir a consulta ‘ele já fica montando’ a VIEW ‘lendo ela internamente’, antes mesmo de mostrar a seleção do FILTRO para o usuário,
ai só para carregar a tela para o usuário por o filtro pelos campos estava ‘demorando’, dei uma lida no FB 3.0 se seria mais rápido, vi que tem ‘até manual’ pra migrar pra
ele, porque não é tão simples: http://www.firebase.com.br/guiafb3.php

O que eu fiz removi os campos ‘associados da view do filtro do SC’ criei campos VIRTUAIS desvinculados da VIEW e uma variável GLOBAL de negação no WHERE, depois
que passo pelo filtro eu ‘converto essa global de negação’ no filtro que o usuário usar nos campos VIRTUAIS ai isso impediu o SC de ficar lento nesta consulta.

Por hora não vou mexer com FB 3.0.

Para você que oferece hospedagem de FB vai ser mais complicado, muitos usuários vão querer usar FB 2.5 e outros 3.0, ai vai ter que ter 2 VPS configuradas.

Bom dia,
Somente atualizando o post.
Fiz um novo servidor onde instalei de forma manual o Firebird 3.0.3.
Fiz o backup do banco no firebird 2.5.6 e restore no 3.0.3.
ODS mudado para 12.
Somente não aproveitei a database de segurança. Preferi criar os usuários de novo na versão 3.
Não mudei nada no firebird.conf e o scriptcase 9.0.43 com php 7.0.27 conectou perfeitamente no Firebird 3.0.3.
Notei que esta mais rápido.
Que venha o Firebird 4!

boa tarde, fiz o processo de backup/restoure para migrar para o FB3. O banco de dados ja está na versão ods 12. Consigo conectar nele normalmente, mas não consigo fazer nenhuma alteração. Alega que o meu usuário não tem permissão. Mas sempre trabalhei apenas com o usuario SYSDBA.
Conectando ao banco pelo ibexpert, não consigo criar nem alterar permissão de nenhum usuário.
O que pode ser ?
Como posso criar novos usuarios para mexer no banco ? ou isso de aproveitar a data base de segurança, como seria ?

Olha na parte de segurança mudou muita coisa.
Eu fiz backup e restore dos bancos comuns.
Da database de segurança comecei do zero com o que vem padrão.
Não migrei ele.
se fez backup e restore do security.fdb tem que fazer algumas coisas:
https://firebirdsql.org/file/documentation/release_notes/html/en/3_0/rnfb30-compat-upgrade-secdb.html

Estou precisando migrar um banco ja criado em FB2.5 para 3.0

fiz o processo de backup/restoure para migrar para o FB3. O banco de dados ja está na versão ods 12. Consigo conectar nele normalmente, mas não consigo fazer nenhuma alteração. Alega que o meu usuário não tem permissão. Mas sempre trabalhei apenas com o usuario SYSDBA.
Conectando ao banco pelo ibexpert, não consigo criar nem alterar permissão de nenhum usuário.
O que pode ser ?
Como posso criar novos usuarios para mexer no banco ? ou isso de aproveitar a data base de segurança, como seria ?

Esta usando a dll correta do Firebird no IBExpert?
Ou seja a dll do firebird 3?

Instalei o FB3 64 bits, ao conectar ao banco com o ibexpert uso a dll do FB3 32 bits.
(quando tento a dll do 64 bits avisa que o ibexpert não suporta ).

Mas este teu ibexpert então deve ser velho né?

E quando os campos vem para o scriptcase com os tamanhos incorretos?

Exemplo: no campo o campo está com tamanho 100 e no scriptcase, ao criar um form, ele vem com tamanho 400. O que pode ser?

Stafocher no meu com Firebird 3.0 veio normal.
Não sei dizer o que ocorre.

Olá STAFOCHER! Estou com o mesmo problema ao migrar para a versão 3. Os campos em formulários aparecem com tamanho multiplicado por 4 no load da aplicação.
Você conseguiu descobrir o que causa isso?