[Scriptcase DO JEITO CERTO ] Tags LGPD MVC

SCRIPTCASE DO JEITO CERTO

Scriptcase para Programadores:

.Formulário Multiusuário
.LGPD
.MVC

Vou iniciar uma série de vídeos onde vamos tratar de um sério problema dos formulários Scriptcase e demonstrar como criar um formulário verdadeiramente Multiusuário usando MVC. Pode ser estranho falar em MVC, pois o SC de longe se aproxima desse método de programação. Aproveitando vamos implementar LGPD.

Fiquem atentos ao meu canal no YouTube:

Os vídeos destinam-se a programadores com conhecimentos em PHP OOP. Para não programadores, uma oportunidade e estímulo para aprenderem mais sobre a linguagem PHP.

Vídeo 01: Introdução, criando a tabela de clientes e demostrando as falhas Multiusuário em Formulários Scriptcase.

Vídeo 02: Conhecendo a minha nova classe IWDBmaint.class, biblioteca externa em oop para manutenção em banco de dados e classe base para criação das.classes modelos para cada
tabela do sistema.

Vídeo 03:Criando uma Aplicação Grid para edição do registro de clientes e criar novo registro.

Video04: Criando a classe Modelo Clientes.

Vídeo 05: Criando Aplicação de controle com todos campos virtuais para inserção e edição dos dados do cadastro. Aqui a control assumirá o papel da View e Control do padrão MVC. Responsável para controlar os dados e apresentá-los na View (tela propriamente dita).

Vídeo 06: Integrando a controle com a Modelo, inserindo um novo registro.

Vídeo 07: Ajustando Controle para editar um registro existente.

Vídeo 08: incorporando uma janela para pesquisa do registro eliminando a grid do clientes.

Vídeo 09: incorporando deleção do registro.

Vídeo 10: integrando LGPD.
Parte 1: Discutindo a LEI e falando sobre Anonimização, pseudonimização e criptografia.
Parte 2: Aplicando LGPD por Criptografia
Parte:3: Aplicando LGPD por Anonimização

Vídeo 11: Integrando Log e grid de consulta do log.

Se os vídeos ficarem longos, serão segmentos em partes.

Primeiro vídeo será liberado na primeira semana de fevereiro. Demais vídeos, 1 por dia, se não houver impedimentos.

10 Curtidas

Parabéns pela iniciativa e compartilhar o seu conhecimento.
Isso demonstra que pedra está sendo bem polida.

3 Curtidas

Parabéns, Mestre. Já estou ansioso para assistir. Creio que será muito útil esses vídeos.

1 Curtida

valeu mestre ! vai ser super,super otimo…
muito obrigado por compartilhar.

1 Curtida

:clap: :clap: :clap: Parabéns pela iniciativa mestre dos mestres!

No Scriptcase tem como usar alguma abordagem MVC? Não sabia, mas se puder, vai ser muito bom.
Que show. Já acredito que vai ser um ótimo material.

1 Curtida

@maicon, como disse na descrição do Vídeo 5, o Scriptcase não oferece absolutamente nada de MVC, mas aplicarei um recurso com codificação que pode se aproximar desse método, mas o foco é criar uma model para cada tabela onde vc foca todas as regras de negócio nessa classe oop.

Como sabemos, não é possível usar macros em bibliotecas externas, o que complica o uso das macros que tratam a conexão com o banco, leitura e gravação no banco de dados, através das macros sc_lookup, sc_select e sc_exec_sql, alem das macros sc_begin_trans, sc_roolback_trans, e sc_commit_trans. Desenvolvi uma classe oop que realizam os trabalhos dessas macros.

@InfinitusWeb, bacana. Um dos maiores problemas de arquitetura do Scriptcase creio que seria isso mesmo, a centralização dos modelos de dados. Se funcionar bem, será um passo enorme para os usuários da ferramenta.
Minha maior dúvida é como ficaria a ligação das aplicações Scriptcase (Grid, Forms, etc) com as classes que representam esses modelos. Estou ansioso pra ver o resultado. :slight_smile:

1 Curtida

Eu uso aplicações de controle, elas funcionam como View e Controler do MVC, e a Model, uma biblioteca externa para tratar os inserts, updates, deletes, aplicando regras e atualizações em outras tabelas e nas colunas da tabela principal, e só realiza update nos campos alterados, cotrário do que faz a aplicação de formulário que realiza update em tdodos os campos da tabela, causando falhas graves com acesso concorrente multiusuário.

1 Curtida

Cara, muito bom mesmo.
Sobre o mapeamento dos valores dos campos para os fields dos Models, você faz manualmente campo a campo, ou tem alguma forma de fazer o mapeamento automático?

1 Curtida

Os campos na controle são criados manualmente, mas a controle guarda um array com os campos e seus valores inseridos, envio esse array para a classe e ela faz o resto.

Entendi, muito bom mesmo. Sobre a criação manual dos campos, eu imaginei que seria assim mesmo.

1 Curtida

É, não dá para fugir do trabalho braçal, mas temos as compensações por isso.
Melhora performance, aumenta a segurança dos dados em aplicações muito concorrentes, centraliza regras de negócio em uma camada PHP, facilita demais a manutenção e se aproxima de uma metodologia altamente utilizada atualmente.
E como a controle tem a opção de ter html customizado, trazer para mobile com responsividade fica mais fácil.

Parabéns Haroldo, tens o apoio e o respeito de todos assim como todo aquele que se propõe ao compartilhamento de conhecimento. Vai nessa força companheiro .’.

1 Curtida

Esperando ansiosamente pelo Video 10.
Praticamente um circumponto.
Saúde .·. Sabedoria .·. Segurança .·.

1 Curtida

os vídeos não estão mais disponíveis no canal?

Infelizmente não criei os vídeos por diversas questões que envolvem a ferramenta e o futuro dela.

Mas dei muitas consultorias a respeito.

Posso ainda tentar um vídeo falando sobre o tema assim que a versão 9.8 do SC sair.

2 Curtidas