Não é preocupação exagerada.
Sempre que uma nova distro sai do Debian ou slackware eu já atualizao meus servidores.
E o Debian Wheezy que já esta em Frozen vem com o php 5.4.
O slackware 14 também já esta com o php 5.4.
Se coloco o wheezy tenho que saber se o SC IDE irá funcionar. Pois senão funcionar eu e todos que hospedam o Scriptcase IDE aqui ficamos sem um ambiente de desenvolvimento.
Agora porque eu sempre atualizo?
-
No meu servidor eu recebo no mínimo de 30 a 100 tentativas de ataques todo dia.
Eu recebo e-mail de cada tentativa de ataque ssh, ftp, apache e etc.
Logo, além das ferramentas de proteção é essencial manter o sistema atualizado para não ser explorada nenhuma brecha.
Ainda tenho de ficar de olho nos usuários que por desconhecimento mantém seus diretórios com 777 no joomla, xoops e companhia ltda sem aplicar patchs de correção do joomla e etc. E por vezes vem chorar que alguém fez um deface e desfigurou seu site ou um cracker apagou seu site porque ele descobriu seus fenomenais usuários e senhas (admin - 12345, admin - admin, root - root).
E sim, acreditem, já vi pessoas configurando o PROD do SC com usuário admin e senha admin para todo mundo da internet poder acessar.
Entenda eu preciso me preocupar querendo ou não, mas não posso deixar quem usa SC IDE no meu serivdor na mão com as atualizações de segurança que faço.
-
Quanto ao: “se notar no changelog vão ver que a 5.2.15 saiu logo após a 5.3.3”. Sempre foi assim. Eles mantém dois releases.
A última do php 5.2.17 foi em 06-Jan-2011 quando pararam as subreleases do php 5.2, e entrou PHP 5.4 em 01-Mar-2012.
“a) Eles fazem isto para que os programadores tenham tempo de adaptar seu código com as novas mudanças, ou não haveria:
http://php.net/manual/pt_BR/migration53.php
http://php.net/manual/pt_BR/migration54.php
Quem não lembra quando usávamos variáveis globais em tudo e de repende a diretiva globals veio desabilitada por padrão?
Foi muito trabalho mudar os códigos.
E quando algumas coisas do php 4 ficaram deprecated e tivemos que mais uma vez refazer códigos.
Exemplo o magic_quotes foi deprecated. Quem usava sabe o que foi ter que adptar os códigos.
Ou funções como a is_a() foram undeprecated. Somem e depois voltam. hehehehhe.
b) Também fazem isto para que os bugs da recém php 5.4 possam ser encontrados pelos usuários cobaias e corrigidos pelos desenvolvedores do php enquanto a maioria fica seguro na 5.3”
Agora por exemplo temos a dupla php 5.3 e php 5.4.
So que eles vão parar de lançar correções para 5.3 em março e ficaremos em breve com a dupla 5.4 e 5.5.
Logo, se você tem algum bug na 5.3 depois de março que precisa ser corrigido terá que migrar para 5.4.
Eu sempre atualizo o php, mysql e etc que vem nas distros. A exemplo atualizei o php 5.3.3 que vem no Debian Squeeze por padrão ou quem usa Firebird não iria conseguir acessar o banco corretamente. Havia diversos bugs com relação ao firebird. Se deixasse somente as correções (updates) que vem na distro tava ferrado. Neste caso não iria adiantar culpar o Scriptcase era coisa da subrelease do php mesmo.
Se fosse para corrigir migrando para próxima distro Wheezy eu ficaria com o php 5.4 e todos os SC Frameworks parados aqui?
Solução update no php 5.3.
Vocês devem se lembrar no início do SC 6 as reclamações do pessoal que usa Firebird e ficou parado até a correção php_interbase.dll no sc 6.00.0007.
Isto mesmo a correção foi atualizar o php.
Agora me diga usando o SC 6 Framework eu poderia voltar todo o servidor com todos os usuários para o php 5.2? Os SC 6 framework funcionária?
Segundo o texto:
“Uma coisa eu sei, a preocupação exagerada com isso é sem fundamento, nenhum desenvolvedor que leva a sério o seu trabalho faz upgrade de versão e estrututra logo nos primeiros meses de lançamento, a 5.3 é uma prova de que uma versão do PHP amadurece em ciclos de 12 a 15 meses e mesmo sendo assim temos atualizações em versões anteriores, se notar no changelog vão ver que a 5.2.15 saiu logo após a 5.3.3, então eu não me preocuparia com isso.”
Neste caso eu poderia voltar ao php 5.2.15? Meus usuários que entraram direto no SC 6 e que usam Firebird ficariam como?
Sei que podia fazer uma gambiarra para ter o php5.2 e php 5.3, mas convenhamos gambiarra é uma (*)&¨$#@¨¨(.
SC não é somente um Framework, lembrem-se que ele também é compilado, sem o compilador o seu código não faz nada. Sem o banco de dados ele não é nada. Então garanta que seu compilador e banco de dados estejam perto de 100%.