Screenshot de Aplicações

Olá Pessoal,

Não encontrei nenhuma divisão adequada do fórum para postar sobre o assunto, então, coloquei por aqui mesmo…

Já vi em outros tópicos alguém comentando sobre o visual dos aplicativos do Scriptcase, os temas, e realmente, acho que eles não fazem jus a ferramenta. Acredito que a NM poderia conseguir muito mais clientes, se caprichasse um pouco mais nos temas, e no próprio ambiente de programação, na IDE. Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade em trabalhar com uma ferramenta, com um software, que não seja agradável visualmente. Por isso mesmo, estou tentando ao máximo, criar um padrão que eu considere no mínimo adequado.

Gostaria de pedir a opinião de vocês a este respeito. Sei que podemos criar nossos próprios temas, a partir dos existentes, e é isso que venho fazendo. Mas estou com o Scriptcase a cerca de 15 dias apenas, então, gostaria de saber se é possível por exemplo, tornar alguns detalhes padronizados, de modo que não precisemos alterar a cada vez que criamos uma consulta ou formulário. Como exemplo, cito dois pontos que são um verdadeiro martírio, na hora de construir muitas telas:

• A largura do QuickSearch, que vem sempre em 10, e eu aumento para 30;
  • A medida da margem da altura das consultas e formulários, que vem vazia, e eu mudo para 50;

Outro ponto, é que consegui padronizar o tema dos gráficos, tanto quanto possível no Scriptcase. Quando gero o gráfico, de forma individual, ficou até aceitável o visual, mas quando ele faz parte de uma consulta, um resumo, a barra de ferramentas, e alguns outros detalhes, não ficam iguais a opção completa;

Finalizando, estou criando um software multitenant, para funcionar no modelo SAAS. Existe alguém que já usa o Scriptcase para casos semelhantes, no mesmo modelo ? Em caso positivo, alguma dica, algum ponto de atenção que possa me causar problemas no futuro ?

Abaixo, algumas telas de como está ficando o bichinho… Se puderem postar alguma coisa, agradeço. Inspiração sempre é bom.

Tela de Login:

Cadastro de Empresas:

Exemplo de Gráfico:

Na minha opinião a mudança da IDE para facilitar a vida dos novatos… Somente complicou o acesso ao que queremos. Temos que clicar mais para selecionar menos.

Bom, quanto a isso, já não posso opinar, pois não conheço as versões anteriores. Só acho que o que é configurável de forma individual, também poderia constar na opção de valores padronizados do projeto, para evitar a repetição e correção em todas as etapas, de consultas e formulários. Isso atrapalha muito a produtividade.

Eu também tenho “problemas” com a aparência e usabilidade das aplicações geradas pelo ScriptCase. Além das aplicações terem muitas barras de rolagem e algumas coisas serem pouco intuitivas, elas são feias. No SC8 melhorou um pouco, mas ainda tem muito a melhorar…

Se pelo menos tivesse como customizar completamente os temas e exportá-los para que outras pessoas ou projetos pudessem utilizá-los, assim como é feito em alguns CMS como WordPress e Joomla, com certeza teríamos opções muuuito melhores e mais profissionais. Quem sabe até um “mercado” de temas, como os que os CMS tem, em que o usuário pode vender seus temas…

Sim, ideia interessante.

Concordo plenamente. Atualmente, passo muito mais tempo do que gostaria alterando o design, até que me dê um resultado minimamente satisfatório. Uma ferramenta dedicada a isso, seria realmente excelente. Sem falar que aplicativos bonitos, bem feitos e atrativos, chamam muito mais a atenção e fazem com que o desenvolvedor ou mesmo usuários finais queiram experimentar a ferramenta de desenvolvimento. Isso é um fato, que não pode mais ser ignorado.