SC9.1 Campo Select com Lookup automático de tabela com milhares de registros

O uso do Tipo Select com Lookup Manual/Automático é realmente necessário e muito bom para uma infinidade de casos, entretanto, quando usamos lookup automático com o select retornando milhares de registros tornamos a aplicação demasiadamente lenta e ruim de ser utilizada, pois, localizar o registro desejado no lookup ou mesmo no drop down com checkbox é desgastantes. Nesse sentido, gostaria de saber que recursos utilizam para contornar esses inconvenientes ou que solução/alternativa melhor se adapta.

Obrigado.

Campo do tipo Select vc informa quantas linhas devem ser retornadas, então não há por que ter performance reduzida. (Agora não acho ser bom usar campo do tipo select em tabelas com muitos registros)

Campo Autocomplete, o mesmo.

Olá Haroldo, obrigado pela resposta.
Mas referente a limitar a quantidade de registros não é uma boa porque não sei exatamente qual o “registro” o usuário deseja selecionar… se por causa dessa limitação deixar de apresentar o registro desejado pelo usuário deixo a aplicação inconsistentes…
Realmente não é uma boa usar o tipo select qdo o retorno for muitos registros… mas na tabela do formulário eu tenho o campo CÓDIGO, o usuário está acostumado a encontrar o registro pela DESCRIÇÃO, então uso o select… como faria o autocomplete nesse caso??

Entendi… Mudar o tipo para TEXTO AUTO-COMPLETE… Vou testar… Obrigado.

O AutoComplete monta a lista de opções conforme o que se digita no campo.

Para campos ligados a tabelas com muitos registros sugiro uma ligação de captura em cima de uma app de consulta.

Ou trabalhar na unha como já demonstrei aqui.

https://v9.infinitusweb.com.br/forum_sc/CampoSelectLookup_Control

sempre tem alternativa… rsrsrs

veja na imagem usando bootstrap no select multiplo com lookup automático.
com campo de pesquisa de opções e ainda podes selecionar mais de um.
ficam separados com virgula.

Olá Haroldo, obrigado pelo retorno,
Mudar o tipo para Texto-AutoComplete não é uma boa… fica pior até…
Mas essa opção conforme demonstrado no link que enviou é a solução… isso que preciso… Você conseguiria passar orientações para chegar nesse resultado? Obrigado.

Obrigado pela resposta Clarck… realmente sempre temos alternativas… que bom né. rsrs…
Você conseguiria orientar para conseguirmos chegar nesse resultado? Valeu…

Claro, aqui vai a dica:

Carrega a biblioteca do bootstrap e a bootstrap select na sua aplicação.
Com jquery vc trasnforma o select nativo do scriptcase, naquele que vc viu na imagem.
Siga o tutorial das bibliotecas q citei acima.

Grande abraço e bom trabalho.

Obrigado :slight_smile: .

Poderias utilizar o recurso número autocomplete.
Para mim resolve quando há necessidade de seleção de tabelas extensas.

Faustino.