SC Windows + PHP 8.1 + SQL Server não conecta

Prezado(a)s

Gostaria de relatar um BUG.
Instalei o novo SC com PHP 8.1 na mesma maquina que já tenho trabalhando o SC antigo.
Infelizmente não consigo faze-lo conectar a base de dados SQL Server.
Consigo conectar o antigo normalmente, conecto via Visual Data Studio e no SC php8.1 sempre obtenho o erro.

Connection Error

Connection attempt failed: SQLSTATE[08001]: [Microsoft][ODBC Driver 18 for SQL Server]SSL Provider: A cadeia de certificado foi emitida por uma autoridade não fidedigna.

PS: Validando a situação, um colaborar do suporte SC tbm não conseguiu se conectar no seu próprio DB SQL.

Se souberem de algo que possa ajudar, por favor me digam.

Abs.

1 Curtida

aqui não tenho problemas:

Ocorreu esse erro comigo em 2 instalações, uma foi corrigida com o link a baixo, a outra eu não estava acompanhando, então não sei como foi resolvido, mas se quiser dar uma olhada.

Ola João,

Então, no meu Pessoal não possui certificados como pode observar no screenshot.
Estranho que me conecto a base de dados de qualquer PC, com 4 softwares diferentes e nenhum reclama desse certificado. Até mesmo o SC conecta. Só o 8.1 da esse erro.

CleanShot 2022-10-20 at 12.22.34

1 Curtida

Ola Haroldo,

Fez algum processo diferente na instalação ou alguma modificação no php.ini ou no SQL Server?
Como eu disse anteriormente meu SC antigo esta na mesma maquina e não tenho problemas.

Conferi aqui e ocorreu em uma outra maquina também, como vc descreveu. Estou entrando em contato com a NM, teve algum retorno deles?

Instalação padrão SC.

1 Curtida

O suporte que fez acesso remoto a minha máquina disse que iria reportar o erro também.
Mas informou que o erro era na minha máquina, mas também não conseguiu se conectar a seu banco.

1 Curtida

Novamente esse erro, na isntalação em um cliente @Rafael_Herculano @yuri_esteves
image

image

Win Server 2012 Standard

Então equipe SC ?

Algum posicionamento?
Estão investigando?
Precisam de acesso a maquina com problema para investigar?

@yuri_esteves @Rafael_Herculano Tive de instalar a versão com php 7.3 pois não funcionou a nova. Só de usar a antiga já funciona normalmente.

Se conseguiste solucionar o problema é optimo, mas te digo, as imagem mostradas indicam erro com os driver ODBC de conexão com MSSQL. Acredito não é problema com SC.
Na altura eu tive problemas não ao mudar de versão de PHP mas sim ao mudar de versão de Postgres da 9.5 para 13 e teve problema de conexão e resolvi fazendo download dos driver adequado para esta versão de Postgres, desintalei os mesmo e voltei a instalar. Pois poderia ser que com a atualização da nova versão de SC se alteraram os driver ODBC por defeito ou não sejam compatível com novas versões de PHP e requeiram de atualização.
Esta configuração no caso de Postgres está na pasta:

c:\Program Files\NetMake\v9-php73\components\php
c:\Program Files\NetMake\v9-php73\components\php\ext\

imagino que no MSSQL também este lá…

Olá, estou tentando simular o problema, porém sem sucesso. Poderia enviar imagens do seu diagnosis.php para verificarmos algumas informações?