Sc_select x sc_lookup

Qual a diferença da macro sc_select para sc_lookup, vi que para muitos dados deve ser usado sc_select… mas é só isso? … vi tambem que a macro sc_select não manipula o dataset, mas acho que o sc_lookup tambem não manipula

Execute um select com as duas macros e de um var_dump no resultset deles.

O se_select a navegação é por registros e requer o MoveNext() para ir passando pelos rfegistros. O resultset é muito mais carregado de informações.

O sc_lookup retorna todos os registros num array em linhas por colunas, retorna apenas os dados, sem informações adicionais.

quando for utilizar poucas colunas e poucos ou um registro sugiro sc_lookup.

Quando forem muitos registros a retornar sugiro sc_select.

3 Curtidas

Muito obrigado por resonder

O Haroldo já disse tudo.
Somente quero destacar alguns pontos que ficarão em negrito abaixo. Extraido do próprio manual e do https://support.scriptcase.net.

sc_select(dataset, “Comando SQL”, “Conexão”)

Esta macro permite que o usuário execute comandos SQL e tenha acesso ao “dataset” proveniente do comando.
Diferente da macro sc_lookup, esta macro não manipula o dataset, deixando-o em sua forma original, cabendo ao usuário toda a manipulação.

Caso ocorra erro na execução do comando sql, a variável atribuida ao dataset retornará como “false” e a mensagem de erro estará disponível na variável “dataset_erro”.

Do https://support.scriptcase.net
"com essa macro podemos resgatar registros do banco de dados executando um SELECT em qualquer tabela do banco de dados.

Nessa macro passamos 2 parâmetros, no primeiro informamos um dataset para resgatar os valores. damos qualquer nome para esse dataset, no exemplo iremos nomea-lo de cliente. O segundo parâmetro informamos uma String com o comando sql SELECT para resgatar os valores.

Esse dataset é uma matriz PHP onde temos duas posições entre colchetes. No primeiro colchete informamos a linha da matriz, no segundo informamos a coluna."

Observação : Em qualquer circunstancia, o comando tem que ser encerrado com ponto e vírgula “;”.

sc_lookup(Dataset, “Comando SQL”, “Conexão”)

Esta macro permite que o usuário execute comandos SQL e tenha acesso ao “dataset” proveniente do comando. O “dataset” fica disponível, em forma de array (linha/coluna).

Caso ocorra erro na execução do comando sql, a variável atribuida ao dataset retornará como “false” e a mensagem de erro estará disponível na variável " dataset_erro ".
É importante, também, verificar se o select retornou dados , para evitar o acesso a variáveis inexistentes, uma vez que o array de saída só será criado se o comando select retornar dados .

Obs : Em qualquer circunstância, o comando tem que ser encerrado com ponto e vírgula “;”.

Obs2: Não recomendamos o uso da macro sc_lookup com retornos muito grandes, para esse tipo de ocasião recomendamos o uso da macro sc_select

2 Curtidas