Boa tarde a todos, sou obsessivo por performance e eficiencia, acho que proveniente da faculdade de Jogos Digitais, neste processo de uso do scriptcase tenho testado muito em vários ambientes principalmente com meu principal foco (administração de servidores e criação de software web para isto), e venho aqui apresentar minha experiência mais recente, um servidor virtual microscópico para testes que fui adiante e parece ter potencial.
Algumas empresas oferecem VPS bem barato, mas barato MESMO, e em uma dessas ofertas descobri um servidor VPS por US$12 por ano, (na epoca R$ 25,00 por ano, o valor mais baixo que já vi). Contratei por curiosidade e por hora estou bem satisfeito com o serviço, mas vamos ao assunto principal, tenho buscado melhorar a cada dia a performance dos meus serviços usando VPS de baixo custo com configurações de software bem executadas, para isto trabalho muito com configurações e aplicativos alternativos que visam baixo consumo de CPU e Memória para otimizar a eficiência do servidor utilizado.
Nestes processos surgiu uma curiosidade, seria possível usar o SC neste servidor em ambiente de produção? Por hora tem atendido todas as minhas necessidades, veja abaixo:
Servidor VPS:
- OpenVZ
- 256MB RAM
- 0MB VSwap
- 15GB HD
- Debian Squeeze 64bits Minimum Setup
Serviços do Linux:
- Servidor Web Lighttpd 1.2.* + mod_ssl + mod_fastcgi + mod_fastcgi_php
- PHP 5.3 com Zend Guard + Suhosin
- Mysql 5.1 localhost + skip-innodb
- Postfix (redirect)
Estatísticas médias:
- Uso de memória para compilação e uso dos sistemas: 78%
- Uso de tráfego médio: 0.1%
- Uso de espaço em disco do SC com 4 projetos complexos (e alguns outros menores): 1.4GB
Até o momento algumas gerações de código apresentam erros no mod_fastcgi (acredito que seja pela pouca memória), mas nada que dois cliques no botão gerar não resolva ;)…
E aí o que acham?