sc_confirm no evento onValidate

Olá, estou com o seguinte problema;

Tenho um formulário que antes de adicionar uma ocorrência no banco, precisa realizar uma verificação se existe outra ocorrência com o código igual, se existir, deve ser mostrado um sc_confirm para que o usuário decida se quer ou não adicionar esta outra ocorrência. Estou tentando fazer isso no evento onValidate. Mas pelo que eu vi, este evento não suporta a macro sc_confirm. Alguém pode me ajudar?

sc_confirm só funciona no botão do tipo run.

Então como eu poderia solucionar esse problema? Por exemplo: Em uma aplicação de agenda, se o usuário deseja adicionar um novo contato, o sistema faria a verificação se já existe um contato com o mesmo nome e mostraria uma mensagem “Já existe um contato com o mesmo nome. Deseja adicionar mesmo assim?”. E se o usuário clica-se em Sim, adicionaria o contato, se clica-se em não, voltaria para a tela de cadastro.

troque o botão que aciona o submit do formulário por um botão que acione um evento ajax, e nesse evento ajax vc tem mensagens ajax que vai fazer o que deseja.

Você poderia me explicar mais claramente?

Em tópicos anteriores já falei sobre isso. Requer sair um pouco do que o SC oferece, requer conhecimento a respeito de ajax, jquery, e como o sc trabalha com isso.

http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=5142.msg23405#msg23405