** RESOLVIDO ** Upload de imagens

Alguem sabe como em upload de imagem associar o nome da imagem ao registro?

Grato,

George Carvalho

Você quer salvar o nome do aquivo no bd?

Olá George, boa noite!

Não sei se entendi muito bem a pergunta, mas quando você usa um campo tipo imagem (nome do arquivo) o nome dele é salvo automaticamente no bd… Se estiver salvando a imagem diretamente no banco, não sei como fazer isso :slight_smile:

Att.
Robson

Aproveitando o tópico, ao utilizar o tipo SC Imagem (nome de arquivo) retorna o erro na compilação:

Parse error: syntax error, unexpected T_IF in C:\Arquivos de programas\netmake\v5\wwwroot\scriptcase\app\PnB_Online\frm_publicidade\frm_publicidade_apl.php on line 1306

Testei depois do update mas ainda não consertaram.

Cleyton Euler

Quanto ao erro o suporte reportou que já foi corrido e na próxima atualização estará solucionado.

Robson Silva

Minha aplicação será utilizada por mais de um usuário e pretendo gravar as imagens em um diretório para não ficar pesado o registro. O problema é que se outro usuário fizer upload com o nome de uma imagem que já exista a mesma será subscrita, se fosse possível na hora do upload renomear o nome da imagem no meu caso seria a solução ideal.

Olá George,

Você pode gravar estas imagens em subdiretórios, configurando o campo para criar o subdir com o nome ou id do usuário por exemplo… assim não terá problemas com imagens de nomes duplicados!

Pra modificar o nome não sei como fazer não…

Att.
Robson

Robson,

Não sabia que era possivel gerar um subdiretório com o id do usuário (por exemplo), vou testar.

Muito obrigado

George,

Ali no subdiretório, vc pode colocar uma variavel de sessão ou um campo como subdiretório…
ex:

/cadastros/[glo_login]

ou

/imagens/{usuario}

Att.
Robson

Obrigado amigo, sua ajuda foi valiosa.

Boa Tarde,

Pelo que vi já foi resolvido o problema, eu fiz uma vez este procedimento mas não tenho mais o código pronto, a idéia seria a seguinte (caso ainda queira renomear o arquivo).

No evento onAfterInsert, por exemplo, usar a função rename do PHP e a macro sc_exec_sql. Onde a primeira função, irá renomear o nome atual do arquivo para o desejado e a segunda função irá atualizar a base de dados para o novo nome do arquivo.

O procedimento é simples, seria basicamente isto.

Lembrando que a solução de diretório também, interessante, pois cada usuário ficaria com suas imagens separadas, mas em compensação em alguns registros não aparecerão imagem, porque não é do usuário logado. (caso esteja utilizando a criação do diretório com o nome do usuário ou código).

Espero ter ajudado.

Rodrigo Lins.
Rodrigo Lins.

Rodrigo,

Obrigado pelas dicas, estou testando para ver qual a melhor solução no meu caso.

George Carvalho

Reabrindo o tópico …
Estava funcionando mas a partir da versao 5.02.0012 não funciona upload de nenhum tipo de arquivo em nenhum tipo de form.
Tem um bom tempo que ja reporto isso para bugs@netmake, até tem no changelog do site que a ultima 0016 saiu com a correção mas vejam:
http://www.screencast-o-matic.com/watch/cXhl6JbGb

Estou tendo o mesmo tipo de problemas, arquivo txt com até 8 linhas eu consigo importar, mais do que isso ele não da erro e não processo, e no PHP.ini ta liberado até 50MB, esses que tento importar não chegar a dar 1 MB

O erro no campo documento (nome do arquivo) já se encontra corrigido na versão 5.02.0018.

Recomendo realizar uma atualização manual.

Grato pelo retorno, irei atualizar hoje mesmo…

Acabei de efetuar a atualização, depois exclui o campo e criei de novo, agora ele mostra um gif do ajax, creio eu, e fica nisto, não sai do lugar… Fiz a atualição automatica porque não sei fazer a manual, tem alguma diferença nisto?

Pessoal,

Estive observando em outros tópicos, mas não vi ninguém comentando o assunto, então vou aproveitar a thread de vocês.

Bom, tenho uma aplicação que faz upload de imagens, mas estou tendo problemas: assim que o usuário seleciona o arquivo, o campo de adição do arquivo exibe o nome da imagem apenas por alguns segundos e logo volta a exibir “Nenhum arquivo selecionado”. Mesmo assim, é possível realizar o upload da imagem, porém, quando o upload termina, o link da imagem não é exibido até que eu saia e retorne à aplicação. Detalhe: estou utilizando a opção de exibir apenas o link da imagem.

Alguém já passou por isso?

Não tenho uma solução para você, apenas um esclarecimento.

Ainda não usei muito esse modo de UPLOAD do SC, mas o mesmo confunde agente, porque?
Por que quando se seleciona a imagem o que todos tendem é trata-lá no onValidade, mas ao selecionar a IMG o SC já envia a mesma para o servidor,
então no onValidade vamos tratar a imagem já inserida no servidor.
Usando o atributo $this->Ini->path_doc, temos acesso a pasta que o scriptcase armazena a imagem, então concatenamos a pasta mais o nome da imagem e se tem o diretório completo da imagem, então só assim já podemos começar a tratar a imagem, move-la para uma pasta escolhida, mudar seu nome e talz.

Fui fazer um form de upload e percebi que o SC 7.1.003 está com bug nos Uploads, não sei se foi corrigido na v 7.1.004.

Se eu estiver errado me corrijam.

Almeida, sendo assim, a mensagem de “Nenhum arquivo selecionado” certamente se dá porque o arquivo já foi subido ao servidor. Correto?

Agora, o problema fica em retornar o link da imagem ao campo após a inserção. Sei como tratar o caminho e tal, mas não sei se vou conseguir criar um link igual ao que o SC cria por padrão, já que é um link com chamada JS que chama uma lightbox para exibir a imagem.

Não vou poder te ajudar sobre esse UPLOAD do SC, pois ainda não o fiz. Mas assim que eu fizer e nenhum dos nossos amigos tiver resolvido seu problema ou você mesmo. Publico oque consegui.