Pessoal desculpem o cross-posting,
Depois de ter recebido email do Yuri Esteves (obrigado Yuri), o problema foi finalmente resolvido. Trata-se de uma configuração que eu nunca havia utilizado e por isso não tinha como eu detectar o que era logo de início. O problema foi descrito mais acima neste link, onde informei que quando mudamos a estrutura de uma tabela e vamos atualizá-la no dicionário de dados, os campos dos tipos SELECT, CHECKBOX, etc nos formulários que usam essa tabela, perdiam suas configurações, voltando a ser campos texto, etc.
A solução foi a seguinte, no Dicionário de Dados:
1 - Ao selecionar a opção para sincronizar a aplicação, caso a opção “tipo de dado” esteja marcado o scriptcase irá sobrescrever os valores que foram marcados.

2 - Caso a alteração seja apenas nas langs, deixe marcado apenas a opção de “Label”.

3 - A interface para você verificar os tipos de dado dos campos, logo que a tabela for sincronizada, fica na opção “Editar”.

4 - Nessa tela, a interface exibe todos os tipos de dados recuperados no momento da sincronização da tabela no Dicionário de dados.

Então o problema era esse, eu havia sincronizado a tabela com todos os ítens marcados conforme tela 1, assim os campos foram recuperados com os tipos de dados iniciais, no momento da sincronização da aplicação com a opção “tipo de dado” marcado, o scriptcase apenas sobrescreveu esses valores.
Deixo aqui registrado, pois pode ajudar outras pessoas que passaram pelo mesmo problema.