[RESOLVIDO] Troca de temas na V8 causa perda de configurações de campos

Pessoal da NM,

Façam o seguinte teste na V8:

1 - Criem um formulário qualquer e defina alguns campos como SELECT ou CHECKBOX (por exemplo), usando um tema qualquer da V8;
2 - Mudem o tema para um tema qualquer da V7, usando a opção EDIÇÃO EXPRESSA;
3 - Abram novamente o formulário criado e execute, já com o novo tema definido.

O que acontece? Todas as definições de campos como SELECT ou CHECKBOX são PERDIDAS. Tem que reconfigurar todos os campos.

No aguardo,

so para acrescentar,
já conteceu varias vezes comigo, tenho aplicações com formulários “gigantescos” !
Imagia ter que refazer campo por campo … isso é muito grave.

Há um Bug no temas do SC. É simples de descobrir. Vá em “Layout” - > “CSS de Allicações (temas)” e escolha qualquer tema para “Salvar Como” … ou simplesmente pegue um tema e clique em “Salvar como” e veja o “paw” que dar!

OBS: Não é só clicar em “Salvar como” e sim clicar e depois colocar qualquer nome e “Salvar”!

Boa noite,

Discutirei este problema com nossa equipe de bugs.

att,
Bernhard Bernsmann

Bernhard,

Obrigado. Ficamos no aguardo desta solução.

Bernhard,

Só pra informar… o problema persiste.

Bernhard,

Só complementando: Se incluir ou alterar um campo no banco de dados e no dicionário de dados excluir a tabela e adicioná-la novamente, quando for na aplicação formulário e sincronizar tabela, os campos SELECT ou CHECKBOX ou de outros tipos perdem a configuração.

Façam os testes e corrijam por favor.

Bernhard boa noite,

Alguma novidade quanto a este problema?

Kleyber,

Não consegui simular o problema na release 8.00.027. Realizei o seguinte teste:

1 - Criei um formulário com formato registro simples, utilizando um tema da V8.
2 - Alterei para um tema da V7 usando a opção de edição expressa
3 - Executei o formulário, mas as configurações que fiz no campo SELECT se mantiveram.

Você continua enfrentando o problema na 8.00.027?

att,
Bernhard

Sim continuo. veja isto: Se incluir ou alterar um campo no banco de dados e no dicionário de dados excluir a tabela e adicioná-la novamente, quando for na aplicação formulário e sincronizar tabela, os campos SELECT ou CHECKBOX ou de outros tipos perdem a configuração.

Faça o teste aí pra você confirmar.

No aguardo,

Pessoal desculpem o cross-posting,

Depois de ter recebido email do Yuri Esteves (obrigado Yuri), o problema foi finalmente resolvido. Trata-se de uma configuração que eu nunca havia utilizado e por isso não tinha como eu detectar o que era logo de início. O problema foi descrito mais acima neste link, onde informei que quando mudamos a estrutura de uma tabela e vamos atualizá-la no dicionário de dados, os campos dos tipos SELECT, CHECKBOX, etc nos formulários que usam essa tabela, perdiam suas configurações, voltando a ser campos texto, etc.

A solução foi a seguinte, no Dicionário de Dados:

1 - Ao selecionar a opção para sincronizar a aplicação, caso a opção “tipo de dado” esteja marcado o scriptcase irá sobrescrever os valores que foram marcados.

2 - Caso a alteração seja apenas nas langs, deixe marcado apenas a opção de “Label”.

3 - A interface para você verificar os tipos de dado dos campos, logo que a tabela for sincronizada, fica na opção “Editar”.

4 - Nessa tela, a interface exibe todos os tipos de dados recuperados no momento da sincronização da tabela no Dicionário de dados.

Então o problema era esse, eu havia sincronizado a tabela com todos os ítens marcados conforme tela 1, assim os campos foram recuperados com os tipos de dados iniciais, no momento da sincronização da aplicação com a opção “tipo de dado” marcado, o scriptcase apenas sobrescreveu esses valores.

Deixo aqui registrado, pois pode ajudar outras pessoas que passaram pelo mesmo problema.

Kleyber,

Agradecemos seu feedback que certamente ajudará outros usuários que venham a enfrentar o mesmo problema.

att,
Bernhard