[RESOLVIDO] TRIM remove apenas um espaço em branco

Estou utilizando a função trim/ltrim do php porém percebi que esta está removendo apenas um espaço em branco.
Exemplo: um determinado campo texto, no onValidate eu utilizo a função ltrim para remover espaços em branco do começo do texto, bem como para validar caso seja apenas digitado espaços em branco. O problema é que a função está removendo apenas se for um espaço em branco. Se eu digitar vários espaços no campo, ele vai ser considerado válido quando não deveria acontecer.

https://www.php.net/manual/pt_BR/function.trim.php

Obrigado, Haroldo.
Li e reli a documentação e fiz testes no phptester.net e funcionaram perfeitamente já no SC não obtive êxito com o mesmo código.

Não acredito que isso seja do SC.

Pode copiar o seu código aqui e em que evento está utilizando?

Qual a versão do PHP no seu SC?

Estou usando no onValidate de um formulário único registro.
{pergunta} = ltrim({pergunta}, ’ ');
{pergunta} = trim({pergunta}); //tentei desta forma também e de ambas as maneiras remove apenas um espaço e não todos.

o segundo parâmetro por padrão é o espaço então não precisa informar.
Tente jogar o valor em uma variável php e depois movê-la para o campo.

$pergunta = {pergunta};
{pergunta} = trim($pergunta);

Testei da forma como você sugeriu e ele segue com o mesmo comportamento. Acusa o erro quando inserido apenas um espaço em branco mas quando colocado mais que um ele salva no banco ao invés de acusar o erro também.

Boa tarde! Pelo que sei sobre as duas funções trim e ltrim. Trim, retira o espaço no início e no fim de uma string. Já a ltrim, retira espaços em branco no início da string e o rtrim, no fim da string. Tenta usar o str_replace.
https://www.php.net/manual/pt_BR/function.str-replace.php

Boa tarde, Thyago.
Obrigado por sua ajuda.
Tentei com str_replace e tbm não consegui.
Tentei também fazendo um explode e um implode removendo os espaços e mesmo assim sem êxito.

Não sei se a informação ajuda em algo mas o campo é do tipo Editor HTML.

Testei em um campo do tipo texto e funcionou normalmente, parece ser algo apenas com o campo do tipo Editor HTML.

Esta explicado porque não funciona.
Espaços não são representativos em html…
Terá que varrer caracter a caracter para remover os espaços iniciais e finais.
ler do 1 ao último caracter via for e passar a salvar em uma string a parte.
ler do último ao primeiro desconsiderando espaços e salvar em string a parte.
Depois devolver essa string ao campo.

Mas o espaço não afeta o resultado html reinderizado, não entendo porque essa necessidade?

Trata-se de um campo obrigatório por isso não pode aceitar simplesmente espaços vazios.
Obrigado pelo seu retorno, vou ver como fazer essa validação.