[Resolvido] - Tela altera de tamanho ao navegar nos registros

Bom dia pessoal.

Tenho a seguinte tela mestre detalhe:

Ao navegar nos registros a mesma diminui de tamanho:

E ao clicar no botão novo fica ruim para inserir o registro:

Embora seu tamanho esteja especificado no mestre detalhe:

Eu resolveria da seguinte forma:

Criaria uma Grid simples, não usaria uma Grid editável! Nessa grid simples eu criaria ums botões do tipo RUM (Ex: “Novo” e “Editar”), para cada botão eu colocaria um sc_redir chamando um form de forma Modal (Um para inclusão e outro para edição). Eu geralmente sempre faço isso e olhando para “ergonomia e usabilidade” fica mais “convicente” o trabalho que da.

Apenas uma opinião!

Outra coisa interessante que nunca testei, apenas veio a cabeça agora, é você controlar o tamanho de cada campo dessa grid na inclusão, usando CSS!

Fred Boa tarde.
Vou ver se consigo fazer conforme sua dica.

De qualquer forma muito obrigado.

Boa Fred

Tentando seguir seu conselho me esbarrei com a seguinte situação.
As aplicações executadas isoladamente funciona perfeitamente:

Mas ao executar como mestre detalhe os botões Editar e Novo somem:

Está configurado assim:

Quando você clicar em NOVO por exemplo tem que se chamar um FORMULÁRIO em forma MODAL com modo INCLUSÃO, e quando clicar em EDITAR você marca o que quer editar e clica no botão, chamará OUTRO form do mesmo jeito a diferença que será em forma de EDIÇÃO. Esquece o mestre detalhe nessa caso, pois essa dica foi justamente pra você se livrar dele. Agora se queres usar Mestre-Detalhe, usa IFRAME. Pois por padrão os botões vão sumir mesmo se for o MD do SC. Com IFRAME você resolve isso!

Boa noite,

Reportei este problema para nossa equipe de bugs.

att,
Bernhard Bernsmann

Fred Bom dia.
Não abusando de sua boa vontade em ajudar.
Poderia me esclarecer algo.
Fiz a grid que chama o formulário que isoladamente está funcionando 100%.
Porem não sei encaixar no projeto para que eu possa chamar a grid.
Essa grid recebe como parâmetro um idlancamentos_despesa.
Teria como você me esclarecer um pouco mais sobre isso.

Acredito que queres chamar o “Formulário” através dos botões criado correto?
Se for isso, é bem simples.

Nos botões do tipo RUM há dois eventos (onRecord e onFinish).

Supondo que estais a chamar um form com o parâmetro que seria a sua ID (Ex:idlancamentos_despesa)
No evento onRecord do botão, crie uma variável global e passe o valor do parâmetro para ela.

Ex: [idlancamentos_despesa] = {idlancamentos_despesa};

No evento onFinish, use o sc_redir para pegar o valor da variável, para que a aplicação chame o form de acordo com o valor dessa variável apontada no evento anterior.

Ex: sc_redir(seu_form, idlancamentos_despesa = [idlancamentos_despesa]);

Esse seria o principio, terás que usar a imaginação daqui por diante!

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Fred
Não aparece o botão tipo Run.

Você esta usando Grid View Editável. Se vai usar o botão justamente para editar em um form, por que usar uma grid view editável? Use apenas uma consulta (Grid simples).

Fred.

A situação é a seguinte:

Tenho um formulário de único registro e queria criar um botão tipo Run conforme sua sugestão.
Esse botão irá chamar uma Grid “simples”, dentro dela está tudo pronto para fazer o que preciso.

A figura acima que ilustra a impossibilidade da criação desse botão tipo Run é um Fomulário de único registro.

Espero que tenha entendido.

Eu também já tinha identificado este erro/problema/bug (não sei como é classificado).
A NetMake não consegue corrigir isso?

Botão Run é só em grid (consulta) formulário não tem esse tipo de botão!!

Apenas esclarecendo meu comentário anterior, ele se refere ao problema original do tópico, a NetMake deveria investigar e corrigir este comportamento que atrapalha bastante na hora de inserir os registros

O que motivou os desenvolvedores do SC a desabilitar o botão Run do Formulário Único Registro?

Eu acho que nunca existiu a opção “RUM” em formulários! Corrija-me os mais antigos se eu estiver errado.

No formulário teria que criar um Botão de ligação chamando sua grid simples, isso resolveria.

Sr. Bernhard
Boa tarde.

Gostaria de saber o andamento dessa correção já que está causando um grandes transtornos para mim e para o meu cliente.

No aguardo.

Prezados,

O botão RUN é um recurso exclusivo das aplicações de Consulta.

Até ai nós já sabiamos.
A minha pergunta se refere a alteração do tamanho da tela se alterar conforme figura mostrada anteriormente.
Quando a NetMake irá arrumar isso.

Resolvido pelo Sr. Yuri - Suporte NetMake.

Obrigado a todos.