[RESOLVIDO] Só permite acesso ao drive DBLIB em publicação Linux

Até a 9.4 mesmo em publicação linux eu tinha a opção de drive para MSSQL nativo ou DBLIB. O problema do DBLIB é que ele trunca campos varchar maiores. Se faço select no banco mostra mais informacoes do que o componente texto ou texto multiplas linhas.
Estou com impacto grande por conta desse erro.phpinfo

2 Curtidas

@PedroLucas @yuri_esteves @marcia.scriptcase @HenriqueB @yuri.castro
Netmake alguma novidade sobre este assunto?

1 Curtida

Ola

Enviei email ao bugs e feedback para tentar uma solução.

Refrente ao post no forum : So permite acesso ao drive DBLIB em publicação Linux

post de 29/07/2022 de jrjairo sem resposta pela Netmake e acontecendo o mesmo em minhas aplicações

Não consigo colocar em produção aplicações onde a conexão Sqlserver não seja DBLIB.

Antes em versões anteriores funcionava normalmente e as extensões estão instaladas

Versão scriptcase no ubuntu 98.006

1 Curtida

PedroLucas @yuri_esteves @marcia.scriptcase @HenriqueB @yuri.castro
Netmake alguma novidade sobre este assunto? Antes realmente funcionava com o cliente nativo instalado no Linux. Agora parou.

1 Curtida

@yuri_esteves @marcia.scriptcase @HenriqueB @yuri.castro
Bom dia,
Alguma novidade.

@yuri_esteves @marcia.scriptcase @HenriqueB @yuri.castro
Vamos fechar o ano sem resposta?

1 Curtida

Estou com o mesmo problema.
Estou testando com o ubuntu 22.04 com o mssql 2016.
Procurei em vários fóruns sobre o assunto mas nada que encontrei resolveu o problema.
Essa semana o Marcos Aurélio Bumussi e o Alexandre Buhlerax me prestaram um socorro mas também não encontraram uma solução.
Peço gentilmente que a Netmake posso olhar com carinho sobre esse assunto pois existem mais usuários com o mesmo problema.
Att,
Elen de Souza Moreira

1 Curtida

Prezados, @ElenMoreira, @jrjairo, @buhlerax, @Moacir.Oliveira

Os ajustes realizados na interface de conexões no ambiente de produção, foram para deixar igual a interface de desenvolvimento. Mediante a esse questionamento, estaremos na próxima release listando as conexões como era na versão 9.4 nos ambiente Linux.

Agradecemos a colaboração de todos.

1 Curtida

@yuri_esteves, Obrigado pelo retorno.
O DBLIB ainda tem alguns problemas.
O uso do driver nativo no Linux é a solução.

Obrigado pelo retorno e espero que logo seja resolvido.
Att,
Elen de Souza Moreira

E qual seria esse drive nativo ?

Estes aqui
MSSQL SERVER NATIVE SRV PDO
MSSQL SERVER NATIVE SRV

Há sim… Atualmente só existe para windows.

Mas na 9.4 existia no Linux desde que o driver estivesse instalado.
Veja o print no ínicio do post.

Scriptcase 9.9.003

• Corrigido as visualizações das conexões Mssql Server “Native Srv” e “Native SRV PDO” nos ambientes Linux e Mac em desenvolvimento. As conexões só serão visualizadas quando as extensões estiverem habilitadas no ambiente.
  • Corrigido a visualização das conexões Mssql Server no ambiente de produção. Será necessário atualizar o ambiente de produção.
  • Corrigido problema de conexão com driver MSSQL Server Native SRV PDO no ambiente de produção.
    Vamos testar?
    Obrigado netmake @yuri_esteves @marcia.scriptcase @HenriqueB @yuri.castro

Prezados,
@buhlerax, @jrjairo, @Moacir.Oliveira, @ElenMoreira

Corrigido e ajustado na release 9.9.003.
Versão disponível para download ou atualização.

1 Curtida

Boa tarde.

Fazendo testes na 9.9.004 nas aplicações controle ainda com esse erro. O problema de trucar usando DBLIB solucionou com a correção para usarmos em ambiente linux o driver nativo da Microsoft.

Entretanto como mencionei ainda temos o erro abaixo ja reportado a Netmake.

Fatal error: Uncaught TypeError: sqlsrv_close(): Argument #1 ($conn) must be of type resource, bool given in ZZZDIRETORIOZZZ/third/adodb/drivers/adodb-mssqlnative.inc.php:489 Stack trace: #0 ZZZDIRETORIOZZZ/third/adodb/drivers/adodb-mssqlnative.inc.php(489): sqlsrv_close() #1 ZZZDIRETORIOZZZ/third/adodb/adodb.inc.php(2294): ADODB_mssqlnative->_close() #2 /ZZZDIRETORIOZZZ/app/aws_apoio/zqg_generico04/zqg_generico04_apl.php(1416): ADOConnection->Close() #3 /ZZZDIRETORIOZZZ/app/aws_apoio/zqg_generico04/zqg_generico04_apl.php(1203): zqg_generico04_apl->NM_close_db() #4 /ZZZDIRETORIOZZZ/app/aws_apoio/zqg_generico04/index.php(2314): zqg_generico04_apl->controle() #5 {main} thrown in ZZZDIRETORIOZZZ/third/adodb/drivers/adodb-mssqlnative.inc.php on line 489

1 Curtida

Olá, @jrjairo.

O problema foi corrigido. A correção estará disponível na próxima release. Release 9.9.005