[RESOLVIDO]ScriptCase - ORACLE - performance

Olá Pessoal, Gostaria de Saber de vocês qual a experiência do uso do SC com o ORACLE…
Pois Tenho alguns problemas de performance, quando utilizo qualquer coisa relacionada ao banco ele demora para abrir.

Ex.: um campo do formulário, ao clicar para abrir suas propriedades, demora cerca de 5 min ou mais para abrir…

O problema é com o Banco ou com o SC?

Valeu!

Aldair da uma olhada nese topico

http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,8933.msg43695.html#msg43695

Esta é uma das soluções, mas acredito que este tipo de erro não possa acontecer, pois em todos os bancos funciona normalmente, por que só com o ORACLE? será que só tem esta solução? desativando a conexão no SQL?

Obrigado pela Ajuda!

Aldair Natan, bom dia.

Trabalho a bastante tempo com o SC utilizando Oracle e posso garantir que o problema é com o ScriptCase, caso tenha duvida faça uma conexão pura utilizando diretamente o PHP e constatará que o problema é na forma que o SC trabalha.

Fiz testes acompanhado de um DBA e percebemos que todas as vezes que o SC tenta acessar a conexão Oracle, faz um: “SELECT *
FROM USER_TABLES” para selecionar uma tabela, o que não é recomendável por questão de segurança, pois, deveria somente verificar as tabelas relativas ao esquema informado, gerando lentidão no desenvolvimento.

E dependendo o que você está fazendo o SC executa um SQL: select * from nome_tabela limit 0,1 (para verficar se a tabela está correta), coisa que deveria poder ser desligada para facilitar o desenvolvimento.

Uma outra coisa que pode-se fazer para menos piorar a performance SC x Oracle é utilizar um usuário limitado no Oracle, onde este usuário somente tem direitos restrito ao esquema, mas, este procedimento também ajuda pouco.

Infelizmente SC e Oracle da forma que está estruturado não funciona nada bem, o que tenho feito é replicar (quando possível) as tabelas do Oracle para o MySQL e trabalhar nele.

Espero que ajudado,

Flávio

Olá Highnik

Entendi, então o problema é com o SC mesmo, mais ajudou sim, espero que eles arrumem isso na proxima versão do SC.

Obrigado pela ajuda…

Abraço!

Será que há melhora na performance com o SC e Banco instalado no Linux?

Reforçando.

A sugestão dada com a resposta inicial, ajuda na questão de ao clicar nos campos não haver a espera desses 5 minutos. Mas para gerar a aplicação se faz necessário devolver a conexão o que continua inviabilizando o SC com Oracle.

Nós sugerimos também usar com MySql onde as estruturas seriam iguais as do Oracle, somente para o desenvolvimento, mas não teria a produtividade desejada tendo que manter dois bancos com estruturas sempre iguais para poder desenvolver.

Em execução roda perfeito.

A Empresa do Aldair investiu pesado em treinamento e tem a intenção de adquirir 10 licenças do SC x ORACLE, mas com essa questão pendente não acredito que devam continuar os investimentos.

Mas parece ter uma opção que o Aldair vai postar aqui.

Era o que eu ia falar… tem como filtrar as tabelas na config da conexão.
Eu nunca usei Oracle com SC, mas o SC trabalha com cache de conexão, acredito que a maneira como o Oracle lida com a parte de segurança cause essa lentidão obrigando o SC a ler todo o schema a cada alteração nas aplicações.

Solução:

Editar conexão->escolha sua conexao -> filtrar ->

em proprietário coloca-se o SCHEMA e em exibir marque deixe como SIM

foi a forma que conseguimos, qualquer dúvida estou a disposição!

Abraço!!!

Aldair Natan, boa tarde.

Obrigado pela contribuição, funcionou aqui.

Tanto selecionando somente o SCHEMA quanto com SCHEMA e nome da tabela, mas, precisei colocar tudo em maiúsculas as letras.

Faz tempo que tinha esse problema e nunca tinha nem visto esta opção de filtro na conexão :frowning:

att.
Flávio

Opa, que bom que ajudei!

Obrigado pelo FeedBack…

Abraço!