Aldair Natan, bom dia.
Trabalho a bastante tempo com o SC utilizando Oracle e posso garantir que o problema é com o ScriptCase, caso tenha duvida faça uma conexão pura utilizando diretamente o PHP e constatará que o problema é na forma que o SC trabalha.
Fiz testes acompanhado de um DBA e percebemos que todas as vezes que o SC tenta acessar a conexão Oracle, faz um: “SELECT *
FROM USER_TABLES” para selecionar uma tabela, o que não é recomendável por questão de segurança, pois, deveria somente verificar as tabelas relativas ao esquema informado, gerando lentidão no desenvolvimento.
E dependendo o que você está fazendo o SC executa um SQL: select * from nome_tabela limit 0,1 (para verficar se a tabela está correta), coisa que deveria poder ser desligada para facilitar o desenvolvimento.
Uma outra coisa que pode-se fazer para menos piorar a performance SC x Oracle é utilizar um usuário limitado no Oracle, onde este usuário somente tem direitos restrito ao esquema, mas, este procedimento também ajuda pouco.
Infelizmente SC e Oracle da forma que está estruturado não funciona nada bem, o que tenho feito é replicar (quando possível) as tabelas do Oracle para o MySQL e trabalhar nele.
Espero que ajudado,
Flávio