****RESOLVIDO***** Salvar Unico Campo Formulário Mestre/Detalhe

criei um formulario mestre/detalhe aonde no detalhe eu tenho apenas um campo que é de valor aonde se é digitado, para esse campo criei uma chamada ajax, que executa uma função em php que faz um insert em uma tabela que não é nem uma das duas nem a mestre nem a detalhe é outra. Porem o insert não é realizado, o evento não é executado, coloqueo o ajax no evento OnChante, OnBlur e nada ocorre, tentei colocar uma sc_alert e ele tambem nao me aparece na tela. Alguem teria alguma dica de como resolver isto?

Grato

vc tentou colocar no evento “onBeforeInsert” ou no “onAfterInsert” desse formulário detalhe tipo:
sc_exec_sql("INSERT INTO…
?

Não tentei, vou fazer isso e posto o resultado, obrigado pelo retorno.

Ele nao passa evento, coloquei um sc_alert nele e nada ocorre, aparece até a imagem do ajax, mas nada é executado.

se vc colocar o sc_alert no evento “onAfterInsert” não vai aparecer mesmo o Alerta.

O certo seria você usar o sc_exec_sql("insert Into… no evento “OnBeforeInsert”.

ex:
sc_exec_sql(“INSERT INTO nomedatabela (campo1,campo2)
VALUES({campodesseformulario1}, {campodesseformulario2})”);

Não funcionou?

Não funcionou, vou tentar ser radical, ou seja, excluir e fazer do zero para ver.

Nada, simplesmente não da erro, não faz o insert, coloquei em modo debug a aplicação e mesmo assim não aparece nada.

coloque o codigo aki pra gente ver!!

O codigo abaixo esta no evento BEFOREINSERT

$obs = "Pgto efetuado através do cheque numero " + [numero_cheque];
sc_exec_sql(“INSERT INTO movimentotitulo (tipo_lancamento, titulo, cheque, data_movimento, valor, observacao, debito_credito)
VALUES ([1, [v_tit],[cheque], ‘[data_movto]’, ‘[v_valor]’,$obs, ‘D’)”);

O mais estranho de tudo é que não da erro nenhum, nem debugando, nem olhando no log do banco de dados, nada, ele simplesmente não executa, ja mudei para Grid Editavel, voltei para Grid Editavel(View) e nada. coloquei isto tambem no evento OnChange(Ajax) do campo que é digitado, chega até a ser mostrado o processamento do ajax, mas na realidade, nao ta fazendo nada.

To no desespero ja… 3 dias em cima disto e nada.

Algumas observações:
1º:
[numero_cheque] é uma variável global?
caso esse seja o campo que você está tentando pegar direto do formulário o correto seria:
$obs = "Pgto efetuado através do cheque numero " + {numero_cheque};

2º:
na parte: VALUES ([1, [v_tit],[cheque], ‘[data_movto]’, ‘[v_valor]’,$obs, ‘D’)");
porque está “VALUES ([” ?? porque abre esse colchete se não o fecha ?? ele está a mais ai nessa linha!!!
Outra coisa… como a variavel $obs é do tipo texto vc tem que colocá-la entre ‘…’ (aspas simples)
Resumindo:
… VALUES (1, [v_tit],[cheque], ‘[data_movto]’, ‘[v_valor]’,’$obs’, ‘D’)");

acho que é isso… pelo menos os “erros” que achei…

Tentei de novo com as suas dicas e mesmo assim nada ocorreu, não estou sabendo usar direito esse mestre detalhe, o duro é que o sql não é gerado, pelo menos o debug não mostra, e no banco nada é gravado.

Consegui resolver de maneira XUNXEX, mas fazer o que, fica ai a dica para alguem, veja o cenário:

Tenho 3 tabelas:
Titulos (Dados dos Titulos pagar/Receber)
MovimentoTitulo (Dados que alteram o saldo do titulo), pode ser juros/descontos
Cheque(Cheques emitidos pela empresa)

Criei um form Mestre(Cheque), com 1 detalhe(Titulos pagos com este cheque).

Problema Criado:
Não podia gravar na tabela titulos, a gravação tem que ser na tabela de MovimentoTitulo referenciando o pgto efetuado pelo cheque, esse pagamento pode ser total ou parcial. Tentei via ajax, não deu certo, tentei colocar o codigo SQL no evento before insert, tambem não deu certo.

Solução XUNXEX:
Criei uma view que lista os titulos vencidos até a presente data, o form detalhe passou a pegar desta view os dados(Form Grid Editavel).
Usei procedure para gravar os dados UPDATE que seriam da view, e na procedure no banco de dados eu recebo os dados e faço a gravação na tabela MovimentoTitulo e atualizo o saldo do titulo pendente ou zero cfe o caso.

Pelo menos enquanto não vejo uma solução mais profissional, ficou assim mesmo…infelizmente.

Agostinho…
esse codigo era pra ter resolvido.

Só uma coisa que não perguntei:
no evento onbeforeInsert de qual formulário vc tah colocando esse codigo?? Tem que ser no formulário de Detalhe.

Sim, eu estava colocando ele no form detalhe mesmo, mas mesmo assim ele não executava, dai publiquei pensando ser problema na area de desenvolvimento e mesmo assim naõ houve nada. Tambem fiquei sem entender, mas como o prazo ja ta estourando, tive que improvisar.

Obrigado pela ajuda.