[RESOLVIDO]Recuperar senha

Na verdade gostaria de saber se alguém já conseguiu implementar o link “Recuperar senha” no form de Login gerado automaticamente no módulo de segurança. Não consigo de jeito nenhum! Dei uma olhada no tópico do Kleyber http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,8471.msg41348.html#msg41348 e os outros relacionados ao assunto mas não consegui.
Uso SC8 v013 hospedagem linux, MySql, e o e-mail que configurei no módulo de segurança é o do gmail:
Servidor SMT: smtp@gmail.com
Porta SMTP : 587 (TLS)
Conexão Segura: sim
SMTP Usuário: meulogin@gmail.com
Senha SMTP: (senha do e-mail)
SMTP e-mail: meulogin@gmail.com

A mensagem de erro quado clico no link recuperar senha é: stream_socket_client(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages:error:140770FC:SSL routines:SSL23_GET_SERVER_HELLO:unknown protocol
stream_socket_client(): Failed to enable crypto
stream_socket_client(): unable to connect to ssl://smtp.gmail.com:587 (Unknown error)

Essa mensagem é gerada apenas no modo de desenvolvimento, no de produção a tela fica em branco.

É possível alguma ajuda?

Olá,

Experimente colocar a porta 465 e habilitar a opção SSL.

Exemplo:

Os dados requeridos no módulo de segurança são os mesmos utilizados na macro sc_mail_send

GMAIL
// Email parameters
$mail_smtp_server = ‘smtp.gmail.com’; // SMTP server name or IP address
$mail_smtp_user = ‘me@gmail.com’; // SMTP user name
$mail_smtp_pass = ‘**********’; // SMTP password
$mail_from = ‘me@gmail.com’; // From email
$mail_to = ‘you@gmail.com’; // To email
$mail_message = ‘Message’; // Message body
$mail_subject = ‘Subject’; // Subject
$mail_format = ‘H’; // Message format: (T)ext or (H)tml

// Send email
sc_mail_send(
$mail_smtp_server,
$mail_smtp_user,
$mail_smtp_pass,
$mail_from,
$mail_to,
$mail_subject,
$mail_message,
$mail_format,
‘’,’’, ‘465’, ‘S’);

Oh Jonh, desculpe a ignorância, mas poderia ser mais específico. Terei de refazer o módulo de segurança ou é na configuração do gmail. Não teria um tutorial especificamente para essa demanda. O manual do SC nesse ponto está muito superficial. Isso é um recurso muito interessante da ferramenta e estou precisando muito disso para disparar meus projetos.

Ok John, estou analisando…

Olha, isso vai depender do tipo de módulo de segurança que você criou. De fato, será um pouco trabalhoso.

Vou te dar duas opções e você analisa qual será a mais viável para corrigir o problema.

1- Caso não tenham sido feitas muitas alterações nas aplicações do módulo de segurança e o mesmo tiver sido criado de modo padrão, você pode apagar todas as aplicações que encontram-se na pasta Security, e limpar ou excluir as tabelas com prefixo sec_. (Lembrando que isso é apenas caso você tenha feito tudo a partir do padrão, sem alterações. Pois, caso tenha outras aplicações na pasta Security, ou outras tabelas com o prefixo sec_, é melhor que faça a opção 2.)

Após isso, você poderá criar um novo módulo de segurança com o tipo escolhido, ou até mesmo usar um perfil caso tenha criado antes. Os dados para contas GMAIL devem ser:

O servidor SMTP: smtp.gmail.com
Porta SMTP: 465
Conexão Segura: Habilitado (O Gmail é criptografado, portanto faz uso de conexão SSL)
SMTP Usuário: my@gmail.com
Senha SMTP: *************
SMTP e-mail: my@gmail.com

2- Caso você tenha feito muitas alterações nas aplicações e não queira ter o mesmo trabalho novamente, faça uma pesquisa em Projeto -> Pesquisar em Aplicações e pesquise por " sc_mail_send ". Com isso, serão listadas todas as aplicações do seu projeto que utilizam a macro sc_mail_send e assim você poderá encontrar o erro nas aplicações de segurança a partir desta pesquisa.

Isso irá depender do tipo de módulo de segurança que você fez, não irei postar para todos os tipos mas vou colocar para o módulo tipo Grupo que é o mais utilizado.

- app_form_add_users nos métodos PHP send_mail_to_admin e send_mail_to_new_user.
- app_form_edit_users no método PHP send_mail_to_admin.
- app_retrieve_pswd no método PHP send_mail_message.

Então você deve fazer as alterações como foi passado anteriormente.

GMAIL
// Email parameters
$mail_smtp_user = ‘me@gmail.com’; // SMTP user name
$mail_smtp_pass = ‘**********’; // SMTP password
$mail_from = ‘me@gmail.com’; // From email
$mail_to = ‘you@gmail.com’; // To email
$mail_message = ‘Message’; // Message body
$mail_subject = ‘Subject’; // Subject

// Send email
sc_mail_send(
$mail_smtp_server,
$mail_smtp_user,
$mail_smtp_pass,
$mail_from,
$mail_to,
$mail_subject,
$mail_message,
$mail_format,
‘’,’’, ‘465’, ‘S’);

sc_mail_send.png

Depois de muito tentar… Não consegui com o gmail. Estou usando o email do meu host com as configurações sugeridas e tudo ok. consegui até com o do IG,mas o Gmail… No futuro talvez estude melhor esse bendito Google. Por hora, resolvido.

Bom dia, se quiser testar mais um parâmetro, apenas verifica se o mesmo e-mail que autentica está no from (de).
se for igual do exemplo me@gmail… se não for testa assim. O Gmail faz essa verificação e caso não esteja igual, considera como phishing

Foi mal Rodrigo, até havia visto seu post no mesmo dia, mas esqueci de responder! O email que autentica está n from sim, mas não funcionou. Parece que corrigiram na realese 16, vou verificar e ver se está certinho mesmo, senão boto a boca no mundo!

Olá

A correção referente ao problema na recuperação de senha no módulo de segurança, foi para a aplicação enviada por e-mail após o usuário clicar em recuperar senha.
Havia um problema na aplicação, pois mesmo com o usuário informando a nova senha e repetindo-a para confirmação, era exibido um erro em um campo oculto.

“Senha atual exige o mínimo de x caracteres”.

Porém, isso ocorria em uma configuração específica do módulo de segurança.

Para o problema que o senhor está enfrentando referente a configuração de e-mail, acredito que deve ser alguma informação incorreta na configuração. Eu mesmo utilizo o Gmail com os parâmetros que citei acima e não encontrei problemas.
Peço que o senhor verifique novamente, ou se desejar, posso fazer um acesso remoto para verificar o problema.

Dear John, acabei de testar com o gmail e nada! O erro 500 que gera é o seguinte:

[20-Nov-2014 13:18:07 America/Recife] PHP Fatal error: Uncaught exception ‘Swift_TransportException’ with message ‘Failed to authenticate on SMTP server with username “xxxxxx” using 2 possible authenticators’ in /home/pjtmyscr/public_html/scriptcase/prod/third/swift/classes/Swift/Transport/Esmtp/AuthHandler.php:176
Stack trace:
#0 /home/pjtmyscr/public_html/scriptcase/prod/third/swift/classes/Swift/Transport/EsmtpTransport.php(307): Swift_Transport_Esmtp_AuthHandler->afterEhlo(Object(Swift_SmtpTransport))
#1 /home/pjtmyscr/public_html/scriptcase/prod/third/swift/classes/Swift/Transport/AbstractSmtpTransport.php(124): Swift_Transport_EsmtpTransport->_doHeloCommand()
#2 /home/pjtmyscr/public_html/scriptcase/prod/third/swift/classes/Swift/Mailer.php(79): Swift_Transport_AbstractSmtpTransport->start()
#3 /home/pjtmyscr/public_html/scriptcase/app/ras2/_retrieve_pswd/_retrieve_pswd_apl.php(2101): Swift_Mailer->send(Object(Swift_Message), Array)
#4 /home/pjtmyscr/public_html/scriptcase/app/ras2/_retrieve_pswd/_retrieve_pswd_apl.php(2032): _retrieve_pswd_apl in /home/pjtmyscr/public_html/scriptcase/prod/third/swift/classes/Swift/Transport/Esmtp/AuthHandler.php on line 176

O código do form retrieve pwsd disparado com o click no link recuperar senha do form login é:
/**

• Send a simple email
    */
    // Email parameters
    $mail_smtp_user = ‘xxxxx’; // SMTP user name
    $mail_smtp_pass = ‘********’; // SMTP password
    $mail_from = ‘xxxxx’; // From email
    $mail_to = ‘yyyyy’; // To email
    $mail_message = $param_message;
    $mail_subject = {lang_subject_mail}; // Message body
    // Send email
    sc_mail_send($mail_smtp_server,
    $mail_smtp_user,
    $mail_smtp_pass,
    $mail_from,
    $mail_to,
    $mail_subject,
    $mail_message,
    $mail_format,
    ‘’,’’, ‘465’, ‘S’);
    if ({sc_mail_ok})
    {
    sc_alert({lang_mail_sended_ok} );
    }
    else
    {
    sc_erro_mensagem({sc_mail_erro});
    }

Um detalhe é que logo após chega em minha caixa uma msg do google:

Recentemente, bloqueamos uma tentativa de login na sua Conta do Google [moraisjsm@gmail.com].
Detalhes da tentativa de login
Data e hora: Quinta-feira, 20 de Novembro de 2014 16H18m UTC
Local: desconhecido

Se não foi você
Revise sua página “Atividade da Conta”, em https://security.google.com/settings/security/activity, para verificar se há alguma atividade suspeita. Quem quer que tenha tentado fazer login na sua conta sabe sua senha. Recomendamos que você a troque imediatamente.

Se foi você
Mude para um aplicativo do Google, por exemplo, o Gmail, para acessar sua conta (recomendado) ou altere suas configurações, em https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps, para que sua conta não seja mais protegida por padrões modernos de segurança.
Saiba mais em https://support.google.com/accounts/answer/6010255.
Atenciosamente,
equipe das Contas do Google

Caso não consiga desvendar vamos agendar uma liberação ao servidor.

SC8 v018 shared host linux; MariaDB; testado GC cache zerados.

Moraisjsm,

Poderíamos agendar um acesso remoto para amanhã, 21/11, às 09:30 (Horário de Recife)?

Aguardo o retorno.

Sem problemas. 09:30h ai acredito que seja 10:30h pra mim aqui no RJ. De qualquer modo vou estar ligado desde cedo até o fim do webinar de amanhã. Mandei uma MP com os dados para acesso.

Não sei se é a mesma situação. Mas ao tentar recuperar a senha dá o seguinte erro:

Fatal error: Uncaught exception ‘Swift_RfcComplianceException’ with message ‘Address in mailbox given [] does not comply with RFC 2822, 3.6.2.’ in /home/xxxx/public_html/xxxx/_lib/prod/third/swift/classes/Swift/Mime/Headers/MailboxHeader.php:308 Stack trace: #0 /home/xxxx/public_html/xxxx/_lib/prod/third/swift/classes/Swift/Mime/Headers/MailboxHeader.php(238): Swift_Mime_Headers_MailboxHeader->_assertValidAddress(’’) #1 /home/xxxx/public_html/xxxx/_lib/prod/third/swift/classes/Swift/Mime/Headers/MailboxHeader.php(96): Swift_Mime_Headers_MailboxHeader->normalizeMailboxes(Array) #2 /home/xxxx/public_html/xxxx/_lib/prod/third/swift/classes/Swift/Mime/Headers/MailboxHeader.php(60): Swift_Mime_Headers_MailboxHeader->setNameAddresses(Array) #3 /home/xxxx/public_html/xxxx/_lib/prod/third/swift/classes/Swift/Mime/SimpleMimeEntity.php(581): Swift_Mime_Headers_MailboxHeader->setFieldBodyModel(Array) #4 /home/xxxx/public_html/xxxx/_lib/prod/third/swift/classes/Swift/Mime/SimpleMessage.php(20 in /home/xxxx/public_html/xxxx/_lib/prod/third/swift/classes/Swift/Mime/Headers/MailboxHeader.php on line 308

Não fiz configuração alguma no módulo de segurança estou utilizando ele como default gerado pelo SC V8.

Olá Moraisjsm, boa tarde.

Agradeço o envio das informações de acesso ao Cpanel. Porém, antes de mais nada, estamos precisando de acesso remoto ao Scriptcase que está configurado o envio de emails.

Peço que me confirme se é possível, para assim podermos agendá-lo.

Sem problemas Caio. Enviei outra mp com os dados.

Mensagem enviada pelo Google

Recentemente, bloqueamos uma tentativa de login na sua Conta do Google [me@gmail.com].

Detalhes da tentativa de login
Data e hora: Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014 13H36m UTC
Local: Brasil

Se não foi você
Revise sua página “Atividade da Conta”, em https://security.google.com/settings/security/activity, para verificar se há alguma atividade suspeita. Quem quer que tenha tentado fazer login na sua conta sabe sua senha. Recomendamos que você a troque imediatamente.

Se foi você
Mude para um aplicativo do Google, por exemplo, o Gmail, para acessar sua conta (recomendado) ou altere suas configurações, em https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps, para que sua conta não seja mais protegida por padrões modernos de segurança.

Saiba mais em https://support.google.com/accounts/answer/6010255.

Atenciosamente,
equipe das Contas do Google

[b]Prezado Sr. Jonilton,

Com os dados enviados para o Caio, ativei a opção para o uso de aplicativos menos seguros no e-mail que você estava utilizando no módulo de segurança através do link abaixo.

https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps

Com isso, os e-mail estão sendo enviados normalmente, com a configuração inicial do Gmail que eu havia informado anteriormente.

Porta 465 e uso de SSL (Conexão Segura)
[/b]

Peço que altere a senha do e-mail juntamente com os dados de acesso ao Scriptcase que foram enviados.