[RESOLVIDO] Quebra Estática com Campo virtual como fazer?

Boa tarde,

No SC9, criei em uma Consulta e um campo virtual do tipo numero que é alimentado através do evento onRecord. No menu Quebras–>Quebra Estática–>Nova Quebra eu nao consigo arrastar o campo criado para as Quebras.

É possível fazer este tipo de quebra?

Obrigado

Você cria um campo virtual e o alimenta na onrecord. Como o Sc vai saber como criar uma quebra com esse campo se ele não se encontra no Select da consulta?

Em vez de você criar um sub select no evento onrecord para alimentar um campo virtual, insira essa select ou expressão no Select principal da consulta e informe um alias para essa sub-query que será o nome do campo.

Grande Mestre Haroldo,

Ia sugerir exatamente isso. Que é como faço.
Mas, você é ainda o gatilho mais rápido do SC.

hehehe

Heroldo,

Obrigado pelo retorno. Pesquisei esse tipo de subconsulta e não encontrei. Eu sou iniciante e ainda estou me familiarizando com os comandos, será que você consegue me dar uma exemplo de como popular um campo virtual com uma subconsulta e alias pelo SQL da consulta?

Eu estava usando um campo virtual e um IF no onRecord para identificar neste campo quais clientes compraram nos últimos 30 dias, quais compraram nos últimos 180 dias e quais compraram acima disso.

Obrigado.

Ssusin,

Supondo que a tua tabela seja o seguinte:
TABELA: arquivo
CAMPOS: codigo (int), nome (varchar 50), senha (varchar 30)

e você quer criar um campo virtual para quebra, chamado “situacao”

tu podes fazer o seguinte, na janela onde informa a instrução sql:

select
codigo,
nome,
senha,

'S' as situacao

from
arquivo

order by
nome

Dai vc tem o campo situacao disponivel para a quebra, filtros, etc

Funcionando 100%. Obrigado pela força.

abraço