Olá, bom dia, sou novo no SC e também novo programador, o problema que estou enfrentando é o seguinte:
desenvolvi um sistema de controle financeiro para meus clientes, como estou iniciando, atualmente tenho 5 clientes, e faço da seguinte maneira, cada cliente com um banco de dados, porém esse processo, apesar de poucos clientes, está me deixado com um trabalho imenso, 1º a cada novo cliente, tenho que copiar e colar o banco de dados no servidor, porque o sistema ainda está em desenvolvimento, 2º toda vez que modifico uma tabela no banco, por exemplo, tenho que modificar em todos os bancos de dados (canseira), se com 5 clientes estou tendo esse trabalho, imagina quando tiver 200 clientes?
Pensei no seguinte, em criar um banco de dados “Unico” e criar uma tabela de clientes, onde cada tabela do banco eu coloco o id do cliente, para que cada cliente acesse as informações apenas referente ao seu controle financeiro, e se quando for adicionar um novo cliente eu apenas adiciono na tabela de clientes e ele já começa a utilizar o sistema do inicio.
A minha dúvida é a seguinte:
Temos que pensar no futuro, e quando esse sistema estiver, por exemplo com 300 clientes? acredito que cada tabela(as mais usadas é claro) terá aproximadamente 100 mil registros, quero saber se não vai ficar muito lento com desse tanto de registros sendo acessado em um mesmo banco de dados por 100 ou 200 pessoas ao mesmo tempo e com as configurações do servidor que está descrita nos dados adicionais? mais uma dúvida, o que dará agilidade no(vai e vem) das informações, digo gravar no banco, consultar, etc. (será o Mysql, banda de internet, processamento ou memoria? ou um conjunto de tudo isso?).
Agradeço a quem possa me dar uma opinião sobre o assunto,
Obrigado,
Dados adicionais
Banco de Dados : Mysql
Aplicação: Scriptcase
atualmente contratei um servidor da uol com o plano do uol cloud de 4mb de velocidade, processamento 2 x 1.4ghz, 1gb de memoria, 50g de espaço em disco