Gostaria de saber se existe uma forma de impedir que o cliente venda o projeto para outras pessoas.
Exemplo:
Estou construindo uma aplicação para imobiliária e a mesma ficará hospedada no provedor do cliente. Se ele quiser vender essa aplicação para outra pessoa hospedar em outro local.
Existe uma forma de impedir?
Fazer uma validação na aplicação de login, para que só possa acessar o sistema, se a URI for o domínio do teu cliente. Se não for desta URI, mostra alguma mensagem de erro de direito e propriedade.
Fazer uma rotina em alguma aplicação específica para te enviar dados de utilização por email ( dados como URI,usuários,etc… )
Assim como, firmar no contrato a não distribuição/venda do teu sistema.
Na pratica o que você falou a unica coisa que tem algum valor seria o contrato, uma validação qualquer dentro de um .php seria detectado facilmente.
para evitar isso eu só trabalho com sistemas que eu faça a hospedagem e vendo como serviço de processamento de dados
Nós também hospedamos os nossos, só vendemos o serviço, agora se me contratarem pra auxiliar um desenvolvimento e for especificado isso, ai cobro pelo ‘auxilio’ e quem for cuidar que fique responsável, mas foi combinado antes que seria assim.
Fora o ‘trabalho’ de configurar parar rodar em outras ‘hospedagens’ genéricas, a nossa foi 101% optimizada pra Scriptcase e banco de dados específico.
E depender ‘da boa vontade’ do pessoal de SUPORTE da hospedagem do cliente, ai qualquer pepino eles não resolvem ‘lavam a mão igual PILATOS’ e adivinha de
quem vai ser a CULPA, que o sistema não roda satisfatoriamente.
Discordo.
Há N maneiras de fazer uma validação para deixar o sistema em determinado domínio/servidor.
Uma delas é confirmar a URI, o ID da máquina que o sistema foi instalado, os usuários que utilizam, a empresa que utiliza.
Obter estes dados , criptografando toda a rotina , torna a segurança do sistema aceitável.
Se desejar mais segurança, e o fonte estar no servidor do cliente, criptografa com o IonCube ou Zend, que aí ninguém poderá alterar os códigos de tua aplicação
E tu vai poder fazer qualquer validação de servidor/domínio, mesmo que simples, já que o código não ficará a mostra.
– Impedir a venda, só por meio de contrato.
– Impedir a execução do sistema, só por meio de código. ( Você inviabiliza a utilização de seu sistema fora do servidor do teu cliente, assim , mesmo se ele vender, o comprador desejará o dinheiro de volta, por que o sistema não funciona fora do servidor do teu cliente ).
Haroldo, a minha dúvida é se vale a pena instalar em um servidor ou vm no próprio cliente mesmo ou em uma hospedagem minha mesmo. A preocupação em instalar em uma hospedagem é quanto a internet pois se a internet cai, o cliente fica sem sistema. Claro que isso não é um problema de quem desenvolveu mas atrapalha o nosso cliente. Ao mesmo tempo, pelo motivo também da criação desse tópico ou de ter algum “fuçador” no cliente e apagar sem querer o sistema, fico um pouco receoso quanto a isso. Por isso queria estar ouvindo as opiniões dos colegas sobre o assunto.
Depende da necessidade do cliente.
Um cliente que é dono de um resort em uma ilha ou praia, dificilmente vai ter uma redudancia de conexão.
Daí entra a questão do sistema offline e online.
Tu podes deixar ele na máquina do cliente, e ter uma cron para sincronizar e realizar backup quando tiver conexão com a internet.