** RESOLVIDO ** Problemas com campos imagem no banco

Gostaria de saber se alguém está tendo problema com campos imagem no banco.
Só estava conseguindo abrir imagens png e gif.
Quando escolhia jpg ou bmp, as imagens não apareciam na tela e o flash do ajax (carregando) não termina nunca.
Agora já não consigo abrir imagem nenhuma.

Alguém com o mesmo problema?

Grato.

Rodrigo Araújo

Boa Tarde,

1 - Qual o SGBD que estas utilizando?

2 - Qual o Tipo de Dado deste campo em seu banco de dados?

Atenciosamente,
Yuri Esteves

Olá Yuri,

Utilizo mysql em servidor linux. O campo é longblob.
Obrigado.

Rodrigo

Pelo que pesquisei até agora, o problema não é do scriptcase e sim da configuração do php em meu servidor.
Me parece que falta configurar a GD para trabalhar com JPEG e BMP. Ela só está configurada pra trabalhar com GIF e PNG.
Parece que tem que recompilar o php habilitando a GD corretamente, mas ainda não achei como se faz isso em detalhes. Tem um monte de sites de “experts” em php que dizem o que tem que fazer, mas não dizem “como” fazer.

Meu php.ini está com esses parâmetros

Em Configure Command
‘./configure’ ‘–with-mysql=/usr/include/mysql’ ‘–with-apxs2=/usr/bin/apxs2’ ‘–with-gd’ ‘–with-zlib’ ‘–enable-sockets’ ‘–with-config-file-path=/etc/php5/apache2’ ‘–enable-magic-quotes’ ‘–enable-zend-multibyte’ ‘–enable-zip’ ‘–enable-mbstring’ ‘–with-openssl’

Em GD
GD Support enabled
GD Version bundled (2.0.34 compatible)
GIF Read Support enabled
GIF Create Support enabled
PNG Support enabled
WBMP Support enabled
XBM Support enabled

[size=8pt]Editando…
Estou com uma rotina pronta, que após o upload, já redimensiona a imagem para um tamanho configurável, renomeia (colocando um nome padronizado) e atualiza o banco com o nome novo. Funcionando perfeitamente com GIF. Assim que eu conseguir habilitar o JPG faço as modificações e posto aqui.[/size]

Alguém poderia me dar um help com isso?

Rodrigo Araújo

Caso a sua distribuição for baseada em Debian.

Instale o pacote atraves do comando: apt-get install php5-gd

Abra a sa Diagnosis e verifique se o GD esta OK.

Atenciosamente,
Yuri Esteves

Sim Yuri, é o Ubuntu 8.04 (padrão dos cloud servers da locaweb).
A questão é que o apt desta versão instala o php 5.2.6, não apropriado para o uso do SC5.
Por isso, o php teve que ser reinstalado e compilado, e agora só preciso adicionar o suporte a jpeg, mas to encontrando alguns problemas…
To quase no final, daqui a pouco posto os resultados.
Valeu.

Realmente o problema com imagens era configuração do php.
Agradeço ao amigo Robson, que configurou meu servidor, deixando totalmente pronto.
Em outro tópico, na seção de programação, estou postando uma rotina para tratamento das imagens inseridas através de campos “imagem (nome de arquivo)”.
Esta rotina:

  1. Filtra o tipo de imagem (ainda pela extensão, não pelo mime-type) no onValidate;
  2. Redimensiona as imagens gravadas para uma largura configurável e altura proporcional, para não haver distorção;
  3. Renomeia as imagens inseridas, aplicando uma padronização;
  4. Atualiza a tabela com os novos nomes de arquivo padronizados.

Obrigado a todos.
Rodrigo Araújo