[Resolvido] Pequeno desabafo....

Gurizada Medonha…
(Pra quem não sabe essa é uma expressão aqui do RS e não é ofensiva. hehehe)

Tenho visto muitas solicitações aqui no fórum onde a resposta é simples demais: dá uma olhada no help.

Então quero dizer, sem parecer muito chato, vamos dar uma pesquisada nos recursos da ferramenta antes de fazer questionamentos ingênuos.

Essa questão de dizer que é iniciante, dai precisa de ajuda, não cola mais.
Todos somos iniciantes, de uma forma ou outra. Com exceção de 4 ou 5, como o Haroldo, o Jailton e o Jovito (que representam os demais) que são dinossauros na ferramenta.

Todos estão dispostos a ajudar, inclusive eu (com meus parcos conhecimentos). Mas tem coisa que uma pequena lida no help, encontra solução, sem contar que aquilo que a gente pesquisa não esquece mais.

Como diz nosso parceiro Alexandre Buhler: “Vamos ensinar a pescar e não a dar o peixe.”

Temos tantos problemas para resolver, principalmente com relação a Bugs, que perguntas ingênuas tiram a concentração, pois todos queremos ajudar.
Eu, particularmente, quando vejo uma dúvida extremamente simples, que é só dar uma olhada nas opções disponíveis para encontrar a solução, penso: “Porque o cara não pesquisa antes de perguntar isso?”.
Também fui iniciante, tanto na ferramenta quando na programação para web. Aprendi muito com o fórum, mas também não deixei de pesquisar “extra forum”.

Que a polêmica se instale…

Um abraço a todos…

Concordo…
Eu por exemplo assisti a todos os vídeos disponibilizados pela NM durante os 20 dias de teste da ferramenta… tem vídeo que revejo até hoje após 2 anos de uso da ferramenta.

Consulto o help constantemente…
Fuço o forum todo atrás de respostas antigas…

e só depois faço perguntas…

foi assim que aprendí…

comprei cursos também… estudo no youtube…etc…

Concordo plenamente.

Apoio…

Concordo, mas não ensine a pescar, …, pois, …, depois que aprende, …, além de ficar o dia inteiro pescando não larga mais da cerveja também! rs
O uso de qualquer ferramenta / linguagem de programação / etc / …, depende de explorar, pesquisar, ler, …, e assim por diante.

Att,

Jocimar

Não me incomodo em ajudar, mostrar o caminho das pedras, eu até entrego as pedras na mão.

Me lembro em 2006, o desespero que eu tinha em tentar resolver algo, que até então para mim hoje é simples. E não tinha o fórum, e o suporte da NM não supria minhas necessidades.

Eu tento responder, de onde eu estiver, geralmente pelo celular, as vezes sai tudo escrito errado, e com calmo depois corrijo o português.

O que me chateia, é que perdemos tempo em ler, tempo em responder e as vezes passo horas pesquisando um assunto para só para ajudar concretamente alguém. E depois que você dá a resposta, a pessoa não retorna, simplesmente desaparece. Nem responde se a solução ajudou ou não. O que me chateia, são aqueles que pendem ajuda, mas não tem humildade, senso de limite. Recebo 30, 40 mensagens privadas, skype, email e até telefonemas por dia, procuro não deixar de responder, mas algumas nem se quer a pessoa tentou postar a duvida no fórum, não se apresenta, e já chega pedindo para eu ajudar no código dela e com urgência, e depois que você ajuda, nem se quer um obrigado. Eu peço para a pessoa postar no fórum a duvida e a solução, mas nem isso.

Tem alguns, que não são programadores, que compraram a licença do SC por achar que o software é magico e faz tudo sozinho. Aí a pessoa me pede para ajudar a desenvolver o projeto dela. Se eu sugiro ele contratar um profissional para desenvolver o sistema, eu estou sendo grosseiro por achar que estou tentando vender meus serviços.

Só esse ano mais de 20 pessoas me ligam solicitando meu aval para comprar a ferramenta e compraram. Eu digo como sempre: Faço tudo que eu preciso. Aí a pessoa/empresa não consegue evoluir na ferramenta, e eu sou o culpado, e ainda sou obrigado a ouvir desaforos. Sem saber PHP, JavaScript, HTML e SQL vai ser difícil ter bons resultados.

São tantas coisas que me chateiam, que as vezes penso se vale a pena continuar aqui. Eu gosto de ensinar, sou apaixonado pela área. E não parei de vez com o forum porque conheci pessoas, que se tornaram amigos, os quais me motivam sempre a continuar.

1 Curtida

Haroldo,

Foi o motivo que brinquei em dizer, não ensine a pescar, pois assim a pessoa vai pegar a cerveja, e aí esqueça, é só pedir mesmo.
Iniciei em 1987, e na época sem internet, cursos ou faculdade na minha região, tive que me virar, estudando livros e mais livros, apostilas de faculdade da federal de Curitiba, e muitos outros.

Então, entendo o fórum e/ou lista de discussão, como o próprio nome diz, debater conhecimento, e não usar para cursos gratuitos.
Só pela mensagem já se conhece o grau de conhecimento, não do SC, mas da área de desenvolvimento de sistemas e afins. Aí é só filtrar!

Att,

Jocimar

Talento ≠ habilidade e ≠ conhecimento

Vamos separar o que é talento do conhecimento e habilidades.
Habilidades e conhecimento podem ser desenvolvidos e adquiridos, enquanto que o talento não.

Habilidade é o modo como se desempenha algo e pode ser transferidas de uma pessoa para outra. Exemplo: para os contadores existe habilidade com matemática e se um contador iniciante não tiver essa habilidade, pode-se ensinar.
Conhecimento é aquilo que você tem consciência. Pode ser conhecimento factual e conhecimentos que você adquiriu pela experiência.
Vamos aos exemplos:
Para um vendedor, o conhecimento factual são as características e benefícios do seu produto e o conhecimento pela experiência é aquele onde o vendedor sabe os padrões de compras dos seus clientes. Os dois podem ser transferidos para outras pessoas, até mesmo a experiência pode ser ensinada através de treinamentos.
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/voce-e-insubstituivel-qual-o-teu-talento/81338/

É colegas. Muitas e muitas vezes fui e ainda sou ajudado nesse fórum. Sem ele o Sc não seria o que é hoje. Esse ele pode-se interpretar no plural onde tem pessoas como vocês que se doam em ensinar.
Realmente tem muitos que não reconhecem o trabalho de vocês.
Não desistam por favor, façam um bom combate e completem sua carreira brilhantemente.
Agradeço a Deus por todos vocês.

Haroldo,

Posto aqui novamente o meu agradecimento, em especial a vc, nao desmerecendo os demais colegas que me ajudaram.

O que vc escreveu no post é nitido no seu comportamento ( o desejo de ajudar)

Mas uma vez deixo aqui a proposta de vc elaborar um livro de dicas com estes pontos que nem o manual nem os exemplos do
SC abordam ou a abordagem é extremamente superficial.

Como o uso de jquery, adicionar plugins externos, o uso do container …

Por favor nao nos abandone.

Concordo
e agradeço por todos post aqui no forum.

muito obrigado a todos.

Boa Noite a todos,

Eu utilizo a ferramenta desde 2008 e sou novato aqui, mas ja tenho uma certa experiencia, fiz um treinamento junto com Haroldo na Line Brasil, realmente todos aqui no forum tem um objetivo em comum, utilizar o scriptcase.

Entao também concordo com o Haroldo, temos que nos ajudar uns aos outros, e acho tambem que voce Haroldo como outros aqui tem bagagem suficiente para desenvolver um livro (e-book) e vender, com certeza vai vender.

Agradeco a todos que contribuiram e contribui com minhas duvidas, senao teria desistido dessa ferramenta, pois o suporte da Netmake e muito ruim.

Ilton

Ailton, voce está certo. Tomos que ajudar uns aos outros.
Mas o que o Jeorge quis dizer e talvez alguns não entenderam é que os novatos fazem perguntas sem nem mesmo ler o help, ou ver os vídeos e ainda procurar algo no forum… simplesmente perguntam:

“Como faço uma select para retornar o nome do fulano pela id?” // AÍ FORÇA A BARRA…

no mais estamos a disposição…

O Jean resumiu o que eu quis dizer.

Não me nego a ajudar a ninguém, mas vamos nos esforçar o mínimo para que possamos ao menos saber o que estamos fazendo.

Eu conheço quase nada da ferramenta e de PHP, mas pesquiso e em último caso recorro a ajuda.
Mas cada um tem uma forma de ser. Ainda bem, senão seriamos um monte de macaquinhos repetindo as mesmas coisas.
hehehehehehe

Agradeço ao meu amigo Jorge que me iniciou nos segredos do SC.
Valeu Jorge.