[RESOLVIDO] Pegar ocorrência do do campo em um formulário Grid Editável

Eu precisando pegar a ocorrência do campo em um formulário grid editável para executar a gravação automática do registro que está sendo digitado.
Minha ideia é executar o procedimento “do_ajax_form_itens_montagem_add_new_line(X)” quando o usuário sair do ultimo campo, fazendo com que o formulário grave aquele registro “X” e abra um novo item na grade.
Para isso preciso saber qual o valor desse “X” que é a ocorrência do registro no grid.
Estava tentando com o getElementsByTagName mas não deu muito certo até agora.

Outra dúvida minha é com relação à passagem de parâmetros para uma função Ajax. Quando crio uma função Ajax, como onClick em um campo, por exemplo. Tem um espaço na parte de baixo onde pode-se passar campos como parâmetros para a função. Mas não vi nenhum exemplo, nem documentação sobre isso.
Alguém sabe como isso funciona?

Antes que alguém me mande pesquisar na internet, pode ter certeza que já fiz um monte disso antes de recorrer ao fórum. Podem ter certeza que o fórum é meu último recurso para encontrar as soluções. Não deveria, mas acaba sendo.

Nesse tipo de GRID Editável View, o próprio usuário que depois que digitar os campos que tem que clicar no Ícone ‘v’ para inserir o registro, você pode
usar os Eventos Ajax só para pegar valores e preencher os outros campos e mostrar alguma mensagem de erro, e o OnValidate para validar
os campos para que o usuário grave os dados desejados corretamente, esse e o padrão do uso para este Grid.

Agora usar manualmente ‘getElementsByTagName’ já seria mexer na caixa de ‘pandora’ isso faz parte do desenvolvimento interno do software ScriptCase,
não é uma função normal que estaria em manual disponível para os usuários que desejam trabalhar com ele normalmente.

Obrigado Jailton.
Realmente eu tenho trabalhado há algum tempo com o scriptcase, usando os forms da forma padrão como ele gera e não tenho tido problemas.
Porém, nessa aplicação em específico, o usuário tem uma necessidade de uma digitação mais rápida.
Ele já usa outra aplicação, onde ele faz uma digitação rápida. Ele digita um código (do produto), a quantidade e um campo de referência. Depois disso, na aplicação atual, o campo já é posicional em um próximo registro, sem ele ter que tirar a mão do teclado pra pegar no mouse.

Os usuários que já trabalham assim há algum tempo se sentem incomodados de ter que tirar a mão do teclado pra usar o mouse.
Então eu pensei em criar um javascript no onBlur do último campo, pra pegar a ocorrência onde ele está posicionado na grid e chamar aquela função que salva e abre um novo registro.
Se eu conseguisse fazer isso a aplicação ficaria muito mais prática para o usuário.
Se alguém tiver alguma outra sugestão, agradeço.

Sim isso é uma das coisas do ‘Mestre Detalhe’ que clientes que usavam aplicações Desktops reclamam no SC.

Nesta tela será que você não pode tentar usar esta opção múltiplos-registros? ai talvez daria certo para este seu cliente,
normalmente eu uso esta opção, quando os clientes precisam digitar os itens mais rápido no detalhe.

http://www.scriptcase.com.br/tutoriais/formulario-multiplos-registros/

Usei essa opção de formulário Multiplos Registros.
A única coisa que não ficou muito legal foi aquele check-box que sempre aparece como primeiro campo.
Quando é uma atualização ou exclusão de registro, fica legal. Porque o usuário clica ali pra selecionar os registros que quer excluir ou atualizar.
Já na inclusão aquele check-box fica meio sem sentido.

Mas resolveu. Pelo menos esse formato disponibiliza uma digitação mais rápida pro usuário.
Obrigado Jailton.

Ola

Nunca usei , mas vi que na barra de ferramentas-> Configurações dos botões tem a opção de colocar atalho para os botoes.
Talvez isso tambem seria uma opção, pois em versão Desktop isso tambem se usa muito.